Logo grande
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
o que são as brincadeiras cantadas

O que são as brincadeiras cantadas?

Você já deve ter ouvido falar das brincadeiras cantadas, se não com essa nomenclatura, quando criança, na escola, com certeza já participou das famosas cantigas de roda junto aos seus colegas, amigos e professores.

As brincadeiras cantadas, também chamadas de brincadeiras de roda, ou de ciranda são uma das mais populares e antigas brincadeiras infantis que fazem parte da cultura folclórica popular brasileira e são passadas de geração em geração. E nesse sentido, as escolas de ensino infantil ficam sendo as principais fontes de preservação dessa tradição.

Ficou curioso para saber mais sobre essas brincadeiras cantadas e como funcionam? Vem conosco.

O que são e como funcionam as brincadeiras cantadas?

As brincadeiras cantadas são atividades/ passatempos infantis que na grande maioria das vezes são realizadas formando-se uma roda, seja com as crianças sentadas no chão, ou em pés, de mãos dadas, onde os integrantes cantam, dançam, batem palmas, repassam objetos.

o que sao e como funcionam as brincadeiras cantadas
Professora cantando e brincando com alunos – Fonte/Reprodução: original.

Essas brincadeiras infantis apresentam musicalidade, e letras de fácil aprendizado. São muito empregadas na fase da infância, mais propriamente nas escolas para a educação infantil, pois as letras e rimas estimulam as habilidades cognitivas como a memória, o raciocínio, a concentração. A criança ao ouvir, cantar e apreciar uma música também vai ganhando vocabulário.

Além disso, por serem realizadas em conjunto com outras crianças, ela estimula as relações de convívio e comunicação mais harmoniosas, além de estimular o senso de trabalho em equipe.

Quem pode brincar das brincadeiras cantadas?

Qualquer pessoa pode brincar e se divertir com as brincadeiras cantadas. Todavia, esta é uma atividade mais empregada junto às crianças, pois trabalha a repetição de palavras por meio das rimas, explorando a musicalidade. Acredita-se que as brincadeiras cantadas podem ser utilizadas com crianças a partir de 3 anos de idade.

Essas atividades por serem repletas de ludicidade, possuem um grande valor pedagógico para auxiliar no desenvolvimento das crianças, seja corporal, expressivo, de suas percepções visuais, auditivas, de organização espacial e temporal. Precisa-se levar em consideração também, que essas atividades devem ser empregadas de acordo com a maturidade da criança e o grau de desenvolvimento dos pequenos.

Quais são as brincadeiras cantadas?

É possível elencar uma vasta lista de brincadeiras cantadas. Trouxemos para você algumas das principais.

CIRANDA, CIRANDINHA:

Brincadeira em que as crianças formam uma roda, e em pé e de mãos dadas giram a partir dos comandos da música. “ Ciranda, cirandinha (todos da roda rodam para a direita), vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta (rodando para a esquerda), volta e meia vamos dar […]” (todos rodam para a direita novamente)

FUI NO TORORÓ:

Nessa brincadeira todas as crianças cantam a melodia, escolhendo um participante de cada vez para entrar na roda e ter seu nome incluído na música.

“Fui no Tororó beber água não achei, achei linda morena, que no Tororó deixei. Aproveita minha gente, que uma noite não é nada. Se não dormir agora, dormirá de madrugada. Oh, dona Maria, oh mariazinha ( nesse momento substituem este nome pelo nome de quem está no meio da roda), entra nesta roda, ou ficarás sozinha […]”

TEREZINHA DE JESUS:

Nessa brincadeira cantada as crianças também formam uma roda e cada participante, por vez, é escolhido para ficar no centro e puxar a melodia. “Terezinha de Jesus de uma queda, foi ao chão, acudiram três cavalheiros, todos de chapéu na mão. O primeiro foi seu pai, o segundo seu irmão, o terceiro foi aquele que a Tereza deu a mão […]”

CAPELINHA DE MELÃO:

Esta é uma brincadeira que estimula a memória mediante repetição de gestos. A seguinte música é cantada: “Capelinha de melão é de São João, é de cravo, é de rosa, é de manjericão, São João está dormindo (nesse momento as crianças fazem gesto de dormir com as mãos), não acorda, não (crianças fazem gesto negativo com o dedo). Acordai, acordai, acordai, João.”

Lembrando que o número destas brincadeiras cantadas não se esgota aqui, na web é possível encontrar muitas outras.

Como brincar?

Embora a maioria das brincadeiras cantadas formem rodas, com as crianças de mãos dadas, ou não, envolvam rimas, gestos e repetições, não há uma única maneira de brincar e divertir-se.

O bom desses tipos de brincadeiras é que elas além de auxiliarem no desenvolvimento das crianças, não ficam restritas à infância, marcam também a nossa vida adulta, pois mesmo depois de grandes, ainda conseguimos nos recordar de muitas dessas letras e dos momentos vivenciados nesta fase.

Chegamos ao final deste texto, e aí, você se recordou de alguma dessas brincadeiras ou dos tempos de escola? Esperamos que a leitura tenha despertado essas lembranças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ATIVIDADES RELACIONADAS

Não há no mundo quem não goste de brinquedos musicais,...

Trabalhe com as atividades para montar um mural de feliz...

Temos as melhores atividades sobre colagem de palitos para você...

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

Não há no mundo quem não goste de brinquedos musicais,...

Trabalhe com as atividades para montar um mural de feliz...

Temos as melhores atividades sobre colagem de palitos para você...

O Minhas Atividades desenvolveu um conteúdo temático para meninos e...

As atividades com números decimais para o 5° ano, devem...

Investir em atividades em sala de aula é uma das...