As brincadeiras em inglês consistem na mesma premissa das brincadeiras infantis em português, porém, com nomes diferentes e, na maioria dos casos, algumas regras a mais também. Mesmo assim, vale a pena entender como são as brincadeiras
Atividades
Quais são os benefícios das brincadeiras em inglês?
De acordo com estudos da Massachusetts Institute of Technology (MIT), a melhor época de introduzir a língua inglesa para um indivíduo é desde antes dos dez anos. As brincadeiras em inglês são uma ótima forma de aprendizado lúdico, além de também ajudarem no seu desenvolvimento cognitivo.
As brincadeiras em inglês também ajudam a despertar o interesse infantil para outras culturas, pois os apresentam em primeira mão as diferenças que as brincadeiras apresentam por serem de outro país, e desenvolvem uma curiosidade para aprender mais sobre elas.
Como aplicar brincadeiras em inglês para os alunos?
A organização de um ambiente calmo e agradável é bastante necessária para o entendimento das brincadeiras em inglês, visto que os participantes precisam de certo foco para entender as palavras de outra língua. Além disso, a utilização de dicionários também é vista como algo positivo, pois gera autonomia na pesquisa do significado e o dá confiança.
As regras devem ser explicadas com antecedência para que o jogo seja entendido de forma clara e possa ser exercido sem dúvidas por parte dos alunos. Explicar o jogo nas duas línguas, em português e em inglês, é uma boa forma para ensinar como funciona.
Quais são as brincadeiras?
Aqui estão algumas brincadeiras em inglês bem divertidas para o aprendizado:
Nursery Rhymes: jogo musical.
A brincadeira conhecida como “cantiga de roda”, em português, é denominada como “nursery rhymes” em inglês. As crianças dão as mãos numa roda e cantam cantigas folclóricas em inglês. Nursery Rhymes é uma ótima brincadeira para ensinar a pronúncia de novas palavras para os alunos.
Tag: jogo de corrida.
O famoso “Tag” é um jogo baseado em corrida, onde um dos jogadores é denominado como “It” e precisa caçar outro, para poder se livrar de ser o caçador. “Tag” é igual ao “pique-pega”, tendo a mesma essência, mas com nomes diferentes para o pegador e para o jogo.
Hangman: jogo de adivinhação.
O “Hangman” é ótimo, dentre as brincadeiras em inglês, para aprendizado e aumento do vocabulário. Ele consiste nas mesmas regras do “jogo da forca”, onde os jogadores devem acertar uma palavra proposta apenas com a dica de quantas letras tem.
Adivinhando letra por letra, com um número limitado de letras para adivinhar, os jogadores devem acertar a palavra, ou completam o desenho do homem enforcado e perdem.
Hide And Seek: jogo de procura.
Consistindo na mesma essência do “pique-esconde”, o “Hide And Seek” é um jogo onde um dos jogadores é denominado o “Seeker” e deve achar os outros colegas que se esconderão após um certo tempo de contagem, depois, farão uma disputa até onde o “Seeker” fez a contagem para decidir se foram pegos ou se ganharam.
“Chinese Whispers” ou” to play The Telephone Game”: jogo para exercer habilidades auditivas.
Dentre as brincadeiras em inglês, essa também possui uma versão em português, sendo o “telefone sem fio”. Os participantes devem fazer uma roda e decidir quem vai escolher a palavra que começará o jogo, depois devem cochichar a palavra no ouvido do colega ao lado até que retorne a quem começou o jogo, depois comparam a palavra inicial com qual se tornou.
Chinese Whispersm é um bom jogo para treinar a pronúncia e para treinar o listening dos alunos.
As brincadeiras em inglês são uma forma de ensinar a criança através do que ela gosta e sem estressá-la. Todas as faixa-etárias possuem sua forma de aprender, e o lúdico é a melhor forma de despertar o interesse de uma criança.