Brincadeiras para educação infantil: confira alguns!

0
5/5 - (1 vote)

As brincadeiras para educação infantil são muito importantes de serem feitas, pois proporcionarão às crianças o desenvolvimento pleno de seus corpos, ajudará a melhorar as suas habilidades e ter maior facilidade na comunicação entre os colegas. 

Baixe nossas atividades em alta qualidade!

A socialização está inserida nesse tipo de brincadeira, pois faz com que os pequenos tenham de dialogar regularmente para trocar ideias com os colegas e chegarem a um consenso dentro deste momento de divertido aprendizado. 

Quais são as brincadeiras mais populares para educação infantil?

Dentre as brincadeiras para educação infantil mais famosas, temos o pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, queimada, pega-bandeira, pular corda e adivinhações. Claro, há a possibilidade de brincar com bonecos e bichos de pelúcia, porém estes são usados, normalmente, quando a criança está apenas com mais um colega por perto.

quais sao as brincadeiras mais populares para educacao infantil
Crianças brincando – Fonte/Reprodução: original.

As brincadeiras que mencionamos acima apresentam facilmente uma variedade de atividades a serem feitas no pátio da escola ou na quadra da educação física, a fim de fazer com que os pequenos se movimentem e trabalhem mais com a coordenação motora grossa. Por este motivo, é muito comum você ouvir por alguns locais que a brincadeira ativa é muito importante dentro da primeira infância.

Qual é a idade certa para introduzir as brincadeiras para educação infantil?

A partir dos 4 a 5 anos em diante você pode iniciar com as brincadeiras para educação infantil, principalmente as que demandem de uma movimentação mais intensa como a corrida. Crianças de 3 anos para baixo não tem um controle tão preciso das pernas e dos pés, e podem cair no chão e se machucarem.

Claro, nada as impede de brincarem de amarelinha, por exemplo, ou pique-esconde, que são duas brincadeiras que não demandem tanto esforço na hora de se locomover pelo pátio. No entanto, é recomendável deixá-las ficarem um pouco mais velhas a fim de ajudá-las a treinarem melhor a região muscular das pernas para torná-la mais forte.

Quais os benefícios das brincadeiras para educação infantil?

Entre os principais benefícios das brincadeiras para educação infantil, temos o controle maior do próprio corpo e do movimento, melhora da visão espacial, compreensão de regras e autonomia para se mover como desejar. Isto fará com que a criança melhore as suas próprias habilidades em questão de poucos dias, e quando ela perceber, verá que consegue fazer uma variedade de movimentos mais rápidos.

O corpo da criança, durante as brincadeiras para educação infantil, se desenvolverá plenamente, junto dos músculos que precisam ser trabalhados regularmente. Você fará com que este aluno adquira resistência ao correr, que saiba controlar melhor a própria respiração e não terá dificuldades em fazer absolutamente nenhum tipo de movimentação.

Como as brincadeiras podem ser usadas para ensinar educação infantil?

Estas brincadeiras para educação infantil, podem ser usadas para ensinar as crianças a contarem números, como no caso da amarelinha, ou simplesmente fazê-las trabalharem com a percepção e observação durante o esconde-esconde. Esta última brincadeira, inclusive, os ajudará a pensar rapidamente na hora de escolher um bom esconderijo e terá mais facilidade ao encontrar os colegas.

O pega-bandeira, uma das brincadeiras para educação infantil mais clássicas, fará com que a criança escute as regras com atenção para poder brincar, caso contrário, será mais complicado de sair vitorioso do jogo. É justamente nesta brincadeira que o aluno entenderá a importância de seguir regras e saber respeitá-las em qualquer lugar em que frequente.

O importante é que o brincar seja incluído na rotina da escola, visto que sua potência para o desenvolvimento cognitivo, social e motor deve ser aproveitado ao máximo.

Deixe um comentário