Brincadeiras folclóricas: veja!

0
Avalie este artigo!

As brincadeiras folclóricas são bastante populares no Brasil. Mesmo atualmente, com a tecnologia e mudanças nos hábitos das crianças, essas brincadeiras ainda são conhecidas e praticadas em diversas regiões do país.

Baixe nossas atividades em alta qualidade!

Essa forma de entretenimento se mantém viva graças às escolas e muitos pais que ainda ensinam as crianças a se divertirem com as brincadeiras tradicionais.

Quais são as brincadeiras folclóricas mais populares?

As brincadeiras folclóricas populares no Brasil são conhecidas há muitos anos e passam de geração para geração. A maioria dessas brincadeiras foram criadas para entreter e divertir crianças de todas as idades. Por serem muito antigas, não se sabe ao certo onde e quando foram desenvolvidas e quais os autores responsáveis pela criação.

No Brasil, é possível encontrar a mesma brincadeira com diversos nomes e regras. As mudanças variam de região para região, mas ainda assim oferecem o mesmo intuito e fazem a diversão de quem as conhece. As brincadeiras folclóricas mais populares são pula-corda, cobra-cega, elefante colorido, Remadinha mandou dizer (ou seu rei mandou dizer), entre outras.

Qual é a origem das brincadeiras folclóricas?

Não é possível saber qual a origem exata das brincadeiras folclóricas. A maioria delas existem há séculos e são conhecidas por todas as regiões do Brasil e passam por modificações. Por conta disso, é difícil dizer o lugar que foram criadas e quais os responsáveis por sua elaboração.

Existem diversas brincadeiras folclóricas conhecidas no Brasil. Grande parte delas foram criadas para partidas em grupo, mas também é possível encontrar versões que podem ser jogadas de maneira individual. 

A grande responsável pela disseminação dessas brincadeiras entre as crianças são as escolas. Elas são trabalhadas nas salas de aula porque, além da diversão, também conseguem fazer com que as crianças desenvolvam habilidades motoras, sociais e emocionais.

Como fazer as brincadeiras folclóricas?

Um ponto positivo das brincadeiras folclóricas é que todas são realizadas facilmente. Não é necessário comprar ou buscar objetos complexos. A maioria dessas brincadeiras só precisam de utensílios facilmente encontrados dentro de casa, como bolas, cordas e giz.

O essencial para realizar alguma das brincadeiras folclóricas é o espaço. Para propor uma atividade é preciso pensar em lugares ao ar livre e se há a quantidade adequada de crianças para a brincadeira. 

A seguir, conheça 3 brincadeiras folclóricas fáceis de desempenhar com crianças de todas as idades:

Cobra-Cega

A cobra-cega, também conhecida como cabra-cega em algumas regiões, é uma das brincadeiras folclóricas mais populares. Nessa brincadeira, é necessário vendar um dos participantes com um pedaço de tecido. O intuito dessa pessoa vendada é procurar os outros participantes após ser girado algumas vezes. Além de divertido, a brincadeira trabalha os sentidos da criança.

Cabo de Guerra

Se o objetivo é desenvolver o senso de trabalho em equipe, o cabo de guerra é uma das brincadeiras folclóricas ideais. Para realizar essa atividade, é necessário uma grande corda e dois grupos com quantidades iguais de crianças. É preciso também desenhar uma linha no chão para determinar o limite. 

O objetivo do Cabo de Guerra é ganhar do grupo adversário com a utilização da força. As duas equipes puxam a corda simultaneamente. Ganha quem conseguir trazer o grupo adversário para frente do risco de limite.

Elefantinho Colorido

Elefantinho Colorido é uma das brincadeiras folclóricas mais conhecidas entre as crianças. Para sua realização não é necessário nenhum utensílio, apenas um grande número de crianças.

Nesse jogo, uma pessoa fica diante dos demais e fala em voz alta: “Elefantinho colorido!”. Após o grito, todos os participantes devem responder: “Que cor?”. Assim, a pessoa deve escolher uma cor e todos os outros correm para encontrar um objeto da cor que foi escolhida.

Nesse tempo, a participante líder tenta pegar uma das crianças antes que ela encontre algo da cor mencionada. Quem for pego, será o líder na próxima rodada.

Idade ideal para as brincadeiras folclóricas

Não existe idade ideal para as brincadeiras folclóricas. Elas podem ser realizadas com crianças de todas as idades, pois são fáceis e divertidas. É necessário apenas que as crianças tenham bastante idade para entender o propósito de cada brincadeira. 

Todas essas brincadeiras oferecem diversos benefícios para as crianças, trabalham habilidades motoras, e ajudam no desenvolvimento da memória, percepção e raciocínio. Por isso, além de diversão, as crianças também se desenvolvem e mantém a tradição viva com brincadeiras folclóricas. 

Deixe um comentário