Brincadeiras de roda: quais são e como brincar?

0
Avalie este artigo!

As brincadeiras de roda são práticas muito ligadas à educação infantil e ao entretenimento dos pequenos, mas também têm fortes ligações com o folclore de cada lugar. Isso faz com que elas sejam, além de educativas, importantes para a conservação da cultura local dos diferentes povos.

Baixe nossas atividades em alta qualidade!

Também chamadas de cantigas de roda, as brincadeiras de roda são comumente usadas no processo de educação das crianças, pois promovem o desenvolvimento cerebral delas, além da coordenação motora e da noção de socialização (uma vez que são realizadas coletivamente).

Acompanhe este artigo até o fim e saiba mais sobre as brincadeiras de roda, sobre suas possíveis origens e veja alguns exemplos. Boa leitura!

O que são as brincadeiras de roda?

As brincadeiras de roda são atividades de lazer e educação em que as crianças participantes, juntas, realizam ações coordenadas ao passo que cantam alguma canção de fácil memorização.

brincadeiras de roda quais sao e como brincar 1
Ciranda cirandinha – Fonte/Reprodução: original.

Em outras palavras, nessas brincadeiras, os integrantes reúnem-se, formam um círculo, de mãos dados ou não, se movimentam e cantam todos juntos.

As músicas utilizadas nesse processo são bem acessíveis, com ritmo simples, melodias fáceis de grudar na cabeça e letras descomplicadas, o que torna essa prática ainda mais interessante para as crianças.

A ideia é que essa atividade desenvolva os aspectos cognitivos e sociais dos pequenos, ao mesmo tempo em que promova divertimento para todos os envolvidos neste passatempo.

Quando surgiu as brincadeiras de roda?

Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta, ou seja, não sabe-se ao certo quando as brincadeiras de roda surgiram. O que dá para afirmar com certeza, no entanto, é que elas são muito antigas.

Algumas pessoas acreditam que essas brincadeiras possuem derivação das cantigas de ninar, aquelas músicas cantadas para que as crianças adormeçam. Se isso for verdade, então pode ser que elas existam há séculos.

Esse processo de determinação do marco temporal da origem das brincadeiras de roda, entretanto, é muito complexo, já que as músicas que embalam essa prática possuem autoria desconhecida e também são continuamente modificadas com o passar do tempo.

O que dá para afirmar com precisão é que faz muito tempo que as crianças, de diferentes lugares, se divertem em grupo cantando e dançando embaladas por variadas músicas folclóricas.

Qual a idade ideal para brincadeiras de roda?

A resposta dessa pergunta é variável, mas, no geral, crianças acima de dois anos já podem curtir as brincadeiras de roda e tirar proveito de todos os seus benefícios. O ideal é que elas sejam capazes de entender as regras do jogo e consigam executar os movimentos necessários.

Isso não quer dizer, no entanto, que antes dos dois anos não seja possível realizar atividades lúdicas junto com os pais. Na verdade, é recomendado que desde cedo o bebê seja introduzido ao mundo da música para que seu desenvolvimento neurológico seja o melhor possível.

Nesse contexto, os pais podem usar as cantigas popularmente utilizadas nas brincadeiras de roda para fazer os filhos terem contato com a musicalidade desde pequenos.

Quais são as brincadeiras de rodas?

Por existirem há muito tempo, muitas brincadeiras de roda são praticadas em várias partes do mundo. No Brasil, não é diferente, e por aqui também há opções diversas. Veja, abaixo, uma lista com algumas das mais praticadas e conhecidas pelos brasileiros:

  • Ciranda, cirandinha;
  • A canoa virou;
  • Peixe vivo;
  • Batata quente;
  • Corre cutia;
  • Escravos de Jó;
  • Fui no Tororó;
  • Terezinha de Jesus;
  • Carneirinho, carneirão;
  • Pai Francisco.

Além das supracitadas, ainda existe uma infinidade de opções. Uma rápida pesquisa na internet pode revelar muitas canções que podem ser usadas para brincar de roda, o que também garante a diversificação dos jogos.

Como brincar?

Cada uma das brincadeiras de roda possui sua própria dinâmica de funcionamento, que é baseada na letra, no ritmo e no propósito do passatempo.

Mesmo assim, algumas características são comuns a quase todas: necessidade de brincar em grupo, dançar ou cantar, se movimentar bastante, seguir instruções bem definidas, etc.

Cada uma das canções de roda possui suas regras específicas, mas costumam ser executadas formando-se círculos com os participantes. Com as mãos dadas, ou não, eles se movimentam enquanto cantam a letra da música escolhida; eventualmente também devem se dirigir ao centro da roda para realizar alguma ação dentro da brincadeira.

No geral, essas são as regras mais usadas. O mais importante de tudo é, na verdade, promover a diversão de quem brinca, além de seu desenvolvimento cognitivo e social. Numa época de hiperconectividade, as brincadeiras de roda ainda são muito bem-vindas.

Deixe um comentário