Quais são as brincadeiras do folclore e para quem é indicado?

0
Avalie este artigo!

Baixe nossas atividades em alta qualidade!

As brincadeiras folclóricas constroem parte da identidade cultural de um povo, ajudando a manutenção do saber popular e apresentando às crianças uma forma saudável de se divertirem enquanto praticam a tradição de seu povo.

Como surgiram as brincadeiras de folclore?

Por ser uma tradição passada de maneira oral, as brincadeiras folclóricas não possuem uma data exata de seu início ou o modo em como começou.

como surgiu as brincadeiras de folclore
Brincadeira de pião – Fonte/Reprodução: original.

Passado de geração para geração, muitas modificações – devidas ao contexto histórico e sociológico – foram exercidas sobre as brincadeiras, enriquecendo um pouco mais seu histórico cultural.

Para qual idade é indicada as brincadeiras do folclore?

Não há regra que delimita a faixa etária exata para qual as brincadeiras folclóricas são direcionadas, porém, por serem atividades de cunho lúdico e, muitas vezes, coletivo, são indicadas a crianças com a finalidade de inseri-las em seu meio cultural de modo saudável e divertido.

Quais são as brincadeiras?

Alguns exemplos de brincadeiras folclóricas são:

  • Jogo da Forca: Jogo de adivinhação de palavras.
  • Amarelinha: Jogo de pular.
  • Pique-pega: Jogo de corrida.
  • Pique-esconde: Jogo de esconder e procurar.
  • Dança da cadeira: Jogo de dança.
  • Pipa: Jogo de planar.
  • Bola de gude: Jogo de atirar bolinhas.
  • Pião: Jogo de giro.

Brincadeiras muito divertidas.

Como brincar?

Cada uma das brincadeiras tem uma forma de brincar, aqui estão suas formas, respectivamente:

O jogo da forca é baseado na adivinhação de palavras, o que o faz ser uma brincadeira folclórica interessante para a alfabetização. É escolhida uma pessoa que pensará numa palavra, depois, riscará em alguma superfície um traço equivalente a cada letra da palavra pensada. O objetivo dos outros jogadores é descobrir qual foi a palavra pensada inicialmente.

Na amarelinha, risca-se pelo chão dez quadros enfileirados. O objetivo principal dessa brincadeira folclórica é ter coordenação motora suficiente para atravessar os dez quadros pulando, alternando os pulos com os dois pés ou um só. Antes de iniciar a brincadeira, uma pedra é jogada pelo participante em um dos números, no qual ele precisará chegar daquele quadro até a décima com apenas um pulo.

Pique-pega é uma das brincadeiras folclóricas coletivas mais famosas entre as crianças, sendo uma das mais simples, também. Um jogador é escolhido para ser o “pegador”, e os outros participantes não podem ser pegos por ele.

O Pique-esconde possui uma premissa parecida com o do pique-pega, onde um dos participantes é denominado o “pegador” e deverá pegar os outros participantes, porém, eles terão um tempo para encontrar esconderijos enquanto o “pegador” conta até, geralmente, um minuto, e só poderão ser pegos se forem achados e perderem uma disputa de corrida até o ponto onde o “pegador” fez a contagem inicial.

A dança da cadeira é muito utilizada em festas infantis ou em competições de eventos escolares, uma vez que se tem um só vencedor no final da brincadeira. Para jogar, precisa-se cantar uma cantiga ou música enquanto se é disponibilizado um número de cadeiras menor que o número de jogadores. Quando, de súbito, a música parar, os jogadores mais atentos sentarão nas cadeiras, eliminando os que não conseguirem.

A Pipa é um instrumento de papel projetado para planar sobre o vento, apenas de ter uma premissa muito simples, de apenas mantê-la no ar, ainda é uma brincadeira folclórica divertida que reúne muitas crianças para brincarem juntas.

O jogo ocorre dentro de um círculo feito no chão onde são colocadas as “bolinhas” dos dois adversários. Ganha aquele que tirar todas as “bolinhas” de seu oponente através de petelecos com outra “bolinha” que fica na parte externa do círculo.

O pião é um brinquedo que gira sobre o solo enquanto se sustenta erguido. Muitas crianças costumam competir para ver qual pião dura mais até que o giro acabe.

Além dos exemplos, existem ainda muitas outras brincadeiras interessantes, retratadas pelos desenhos infantis, pela fala oral dos pais para os filhos, ou passada até mesmo entre as crianças. As brincadeiras folclóricas são um artifício fundamental para que as crianças desenvolvam interesse na cultura de seu povo.

Deixe um comentário