Logo grande
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
brincadeiras antigas confira!

Brincadeiras antigas: confira!

Quem aqui nunca se divertiu com brincadeiras antigas? É muito bom relembrar do passado e como éramos capazes de nos divertir com tão pouco.

Para relembrar um pouco aquela boa nostalgia do passado, hoje falaremos um pouco sobre algumas das melhores brincadeiras antigas. Boa leitura!

O que são Brincadeiras antigas?

Brincadeiras antigas são aquelas que muitos de nós brincávamos quando pequenos. Hoje em dia, devido aos avanços da tecnologia, as crianças se tornam cada vez mais sedentárias e essas brincadeiras estão caindo cada vez mais no esquecimento. 

o que sao brincadeiras antigas
Bolinha de gude – Fonte/Reprodução: Wikipédia.

As brincadeiras antigas eram muito mais saudáveis e divertidas. Envolviam muito raciocínio e imaginação por parte da criança, além de uma boa condição física. Além disso, era comum que as crianças de uma vizinhança brincassem juntas, o que reforçava laços afetivos importantes para seu desenvolvimento social. 

Essas brincadeiras faziam as crianças se desenvolverem melhor e garantiam uma boa saúde física e mental.

Quais são as brincadeiras antigas?

Criatividade era o que não faltava antigamente e isso se refletia nas brincadeiras. Algumas brincadeiras antigas muito divertidas eram:

Pula corda

Essa talvez seja uma das brincadeiras antigas mais conhecidas. Para brincar, você precisava apenas de uma corda e bons amigos.

A brincadeira consistia em ter duas pessoas girando a corda para uma terceira – ou mais – pular no centro. A ação era feita enquanto elas cantavam, ou contavam quantos pulos a que estava no centro conseguiu alcançar. Depois as posições eram alternadas, para que todas pudessem pular.

Amarelinha

Outra brincadeira antiga muito conhecida é a amarelinha. Para brincar de amarelinha, primeiro é preciso desenhar no chão, 10 casas numeradas, essas casas se alternam até a décima para serem puladas com um pé ou dois. O jogador alcança o final do jogo quando chega ao céu e o jogador que pisar na linha perde.

Pião

O pião foi um verdadeiro sucesso nos tempos antigos. Ele era um brinquedo de madeira em que se enrolava um cordão e depois puxava. Com o movimento, o pião começava a girar. Com o pião, é possível criar vários tipos de brincadeiras, como disputar qual pião gira por mais tempo. Ou então uma batalha de piões, onde eles se chocam e quem terminar girando ganha.

Queimada

Para ficar mais divertida, a queimada necessita de muitas pessoas, então, quanto mais amigos participando, mais divertida a brincadeira se torna.

queimada
Queimada entre os jovens – Fonte/Reprodução: original.

Na queimada, são formados dois times que arremessam a bola um no outro, com o objetivo de acertar os membros do time rival. Quando uma pessoa é acertada pela bola e a deixa cair no chão, ela vai para “prisão”. Caso a pessoa consiga agarrar a bola arremessada pelo time adversário, não será penalizada. O time vencedor é aquele que prende todos os integrantes do time rival. 

Pega-pega

Pega-pega é uma das brincadeiras antigas mais divertidas e saudáveis. Ela é muito popular e as crianças se divertem muito com ela.

A brincadeira é bem simples: escolhe-se uma pessoa que irá contar até 10 de olhos fechados, os demais amigos precisam encontrar um local seguro para se esconder. Após a contagem, o jogador escolhido tentará tocar nos demais, para que eles sejam presos. 

Bola de gude

Jogar bola de gude é muito divertido! Existem várias versões desta brincadeira e seus participantes podem criar várias regras sobre o jogo. Mas o objetivo principal dessa brincadeira é acertar a bola do rival e ganhá-las.

Existem muitas outras brincadeiras divertidas como estas. Mas se fossemos citar todas elas aqui, faltaria tempo e palavras.

Como fazer as brincadeiras antigas?

Praticar brincadeiras antigas é muito fácil. Basta escolher a sua preferida, reunir um grupo de amigos e brincar. A maioria dessas brincadeiras antigas necessitam de pouco, ou quase nenhum material para funcionar.

Materiais para fazer as brincadeiras

Como dito, a maioria das brincadeiras antigas não necessitam de muitos materiais para funcionar, como é o exemplo do Pega-pega. Mas, as que precisam de materiais costumam ser bem simples e necessitam de poucas coisas, como: bolas, pedras, madeiras, linhas, cordas, chinelos etc.

Gostou de relembrar as melhores brincadeiras antigas? Com certeza isso te trouxe muitas lembranças boas, não é? O que acha de brincar mais uma vez? Reúna seus amigos e divirta-se novamente com estas brincadeiras nostálgicas ou ensina para seus filhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ATIVIDADES RELACIONADAS

Entre as dúvidas de muitas mães e pais é: “o...

Em junção de disciplinas como ciência, química e física, as...

A capinha de caderno para imprimir é um material personalizado...

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

Entre as dúvidas de muitas mães e pais é: “o...

Em junção de disciplinas como ciência, química e física, as...

A capinha de caderno para imprimir é um material personalizado...

As capas de trabalho escolar são materiais personalizados em PDF...

Incentivar os números para auxiliar no aprendizado das crianças pode...

Cuidar da saúde é essencial, principalmente ensinar maneiras eficazes de...