Logo grande
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Brincadeiras folclóricas para educação infantil

Brincadeiras folclóricas para educação infantil: o que é e como funciona? Saiba quais são para divertir as crianças!

Cabra-cega, pula corda, amarelinha, cabo de guerra, batata quente, essas são algumas das muitas brincadeiras folclóricas para educação infantil que você já deve ter praticado durante a infância, seja em casa, ou na escola, com seus amigos.

As brincadeiras folclóricas sobrevivem e ainda são bem populares em nosso país, pois fazem parte da cultura tradicional brasileira, que passa de gerações em gerações. Embora, ao longo do tempo, essas tradições tenham perdido espaço em uma época marcada pela industrialização e informatização.

Todavia, é importante lembrar que o valor cultural dessas brincadeiras não foi apagado, ele permanece, e é por isso que separamos esse texto para você, para relembrarmos juntos o que são as brincadeiras folclóricas e seus principais tipos.

O que são as Brincadeiras folclóricas para educação infantil?

Brincadeiras folclóricas para educação infantil são atividades ou recreações que fazem parte da cultura popular do Brasil. Ou seja, são parte integrante do folclore popular brasileiro, um conjunto de crenças, manifestações culturais, tradições, costumes que simbolizam a identidade social de um povo e são transmitidos pelas gerações.

Brincadeiras folclóricas para educação infantil
Brincadeiras folclóricas para educação infantil: o que é e como funciona? Saiba quais são para divertir as crianças! 2

Estas são atividades que podem ser feitas anualmente em agosto, pois se trata de um conteúdo comemorado que tem a finalidade de ensinar mais sobre a cultura do país. O Brasil tem histórias e brincadeiras fantásticas e que podem ser trabalhadas com maior frequência com os pequenos.

Como funcionam as brincadeiras folclóricas?

As Brincadeiras folclóricas para educação infantil existem em diferentes regiões do país, por essa razão, o saber brincar, dinâmicas e seu funcionamento são transmitidas de diferentes maneiras, a depender da localidade. Em cada estado, as lendas e brincadeiras passam por modificações e o indicado é realizar um pouco de cada com elas.

Suas nomenclaturas e regras também podem vir a sofrer variações. A amarelinha, por exemplo, uma das mais populares, em certas regiões é conhecida como avião, macaca, maré, recebendo também distintos modos de brincar.

Quais são as Brincadeiras folclóricas para educação infantil?

Trouxemos abaixo algumas das principais e mais conhecidas Brincadeiras folclóricas para educação infantil que proporcionam momentos de diversão e entretenimento. Este é um conteúdo desenvolvido exclusivamente para se trabalhar em sala de aula com as crianças e incluem:

Batata quente

Uma brincadeira folclórica que consiste em formar um círculo com um número considerável de participantes, onde um objeto é passado de mão em mão. Uma pessoa escolhida fica do lado de fora da roda e será a responsável por cantar a música “batata que passa passa, batata que já passou, quem ficar com a batata coitadinho se queimou”. Ao dizer a palavra “queimou”, a criança que estiver segurando o objeto sai da brincadeira, até que reste um único ganhador.

Dança das cadeiras

Brincadeiras folclóricas para educação infantil onde se faz um círculo de cadeiras viradas para fora com uma quantidade de participantes maior que o número de assentos. Toca-se uma música aleatória e todos ficam circulando pelo espaço, os jogadores devem ficar atentos para quando a música parar conseguirem sentar. O participante que ficar em pé é o eliminado. Ao final de cada rodada uma cadeira é retirada para dificultar mais o jogo.

Amarelinha

É desenhado no chão vários quadrados em sequência, que geralmente são numerados de 1 a 10. O intuito é que a criança jogue uma pedrinha nos quadrados à frente e salte-os com um pé e dois pés, de maneira alternada, e sem pisar fora das marcações, até que chegue ao céu, a quadra final.

Cabra-cega

Em mais uma das brincadeiras folclóricas para educação infantil um jogador é vendado e girado em torno de si para que perca um pouco da noção espacial. Este jogador precisa sair em busca dos demais participantes, e ao encontrar algum, precisará acertar quem é para torná-lo o próximo cabra-cega do jogo.

Elefantinho colorido

Uma pessoa fica responsável por comandar o jogo e determinar a cor do elefantinho colorido, então, assim que o mestre determinar e gritar a cor, as crianças precisarão correr e encostar em algum objeto com a cor determinada para ficar imune antes que o mestre as capture.

Como trabalhar com brincadeiras folclóricas para educação infantil?

Não há uma única e exclusiva maneira de brincar as brincadeiras folclóricas para educação infantil, haja vista que estas são variadas e existem em diversas regiões do país com modos de jogar e divertir-se distintos. Enquanto umas requerem que os participantes corram, pulem, se escondam, e em linha gerais, movimentem o corpo. Outras trabalham a agilidade do raciocínio, a percepção, e a atenção de maneira mais aguçada.

FAQ

O que são as brincadeiras folclóricas para educação infantil?

As brincadeiras são jogos que surgiram de costumes populares, como o famoso passa-anel ou três marias que são clássicas e divertiram muitas crianças.

Benefícios das brincadeiras folclóricas para educação infantil?

Estas brincadeiras folclóricas para educação infantil ajudam na criatividade, coordenação motora fina e grossa, socialização e imaginação.

Todos podem participar das brincadeiras folclóricas para educação infantil?

Todas as pessoas podem participar das brincadeiras folclóricas para educação infantil a fim de se divertir e conhecer um pouco mais dessa rica cultura.

Brincadeiras fazem da infância um momento mais divertido e feliz, principalmente se as crianças estiverem perto de amigos e familiares que são parte de seus círculos afetivos. Estes são jogos lúdicos que ajudam no desenvolvimento cognitivo e motor dos pequenos, possibilitando que o aprendizado seja ainda mais divertido e agradável.

Assim, é possível perceber também que o universo das brincadeiras folclóricas para educação infantil é dotado de elementos positivos para essa fase tão importante da vida e você encontra também atividades para colorir em nossa loja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ATIVIDADES RELACIONADAS

Não há no mundo quem não goste de brinquedos musicais,...

Trabalhe com as atividades para montar um mural de feliz...

Temos as melhores atividades sobre colagem de palitos para você...

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

Não há no mundo quem não goste de brinquedos musicais,...

Trabalhe com as atividades para montar um mural de feliz...

Temos as melhores atividades sobre colagem de palitos para você...

O Minhas Atividades desenvolveu um conteúdo temático para meninos e...

As atividades com números decimais para o 5° ano, devem...

Investir em atividades em sala de aula é uma das...