Siga nossas redes sociais:
Search
Search
Close this search box.
Como as brincadeiras com bexiga funcionam?

Como as brincadeiras com bexiga funcionam?

As brincadeiras com bexiga são uma maneira simples e divertida de interagir e movimentar-se junto às crianças em momentos de lazer. Há um vasto número de brincadeiras que podem ser criadas utilizando apenas algumas bexigas e a criatividade.

Essas brincadeiras funcionam utilizando pouquíssimos materiais, materiais esses que na grande maioria das vezes temos em nossa própria casa. É por essa razão que resolvemos fazer esse texto, para que sirva de inspiração, e que você possa apostar nessas atividades para passar mais tempo junto à sua família.

O que são as brincadeiras com bexiga?

As brincadeiras com bexiga são uma ótima atividade para se fazer junto aos pequenos sem gastar muito. Além disso, esses balõezinhos coloridos, que muitas vezes sobram ao final de festas de aniversário, também podem auxiliar no desenvolvimento das crianças.

Embora simples, as brincadeiras com bexigas são versáteis, pois funcionam como atividades que auxiliam as crianças a se movimentarem, a trabalharem a percepção, a atenção, a coordenação motora, as noções de localização e espaço, o equilíbrio, entre muitos outros aspectos.

Como as brincadeiras com bexiga funcionam?

As brincadeiras com bexiga funcionam de diferentes modos, a depender do tipo de atividade ou brinquedo criado com os balões ou outros elementos empregados. O principal intuito é se divertir, fazer as crianças se movimentarem e oferecer a elas estímulos saudáveis.

brincadeiras com bexiga
Como as brincadeiras com bexiga funcionam? 2

Inúmeras brincadeiras com bexigas podem ser criadas utilizando a imaginação e o espírito inventivo. Mas se está em busca de brincadeiras interessantes já existentes, trouxemos algumas para você:

Tênis de bexiga:

Para essa brincadeira você vai precisar de bexigas, pratos descartáveis, palitos de picolé e fita adesiva. Encha as bexigas e cole os palitos de picolé atrás dos pratinhos imitando uma raquete. O intuito da brincadeira é tocar nos balões com as raquetes, não deixando que estes caiam;

Pegar balões por cores:

Nessa brincadeira com bexigas você só precisará das bexigas. Alguém fica encarregado de dizer as cores dos balões que a criança precisará pegar. Brincadeira interessante para estímulo do raciocínio lógico e da cognição de crianças que estão aprendendo sobre as cores;

Passa bexiga:

Para essa brincadeira com bexigas você precisará de 3 ou mais participantes e balões cheios de ar. Em fila os participantes terão que passar o balão um para o outro bem rápido por cima da cabeça e por debaixo das pernas sem deixá-lo cair no chão;

Guerra de bexiga: uma ótima opção para os dias quentes é encher várias bexigas com água e correr para acertar uns aos outros;

Batata quente ou passa passa:

Para essa brincadeira com bexigas você também só precisará enchê-las com água. Alguém irá cantar a seguinte música “batata que passa passa, batata que já passou, quem ficar com a batata coitadinha se queimou”, e os participantes, em círculo, precisarão passar a bexiga uns para os outros rapidamente antes que a música pare na palavra “queimou”.

Massinha de bexiga:

Nessa brincadeira você precisará da bexiga e de farinha, seja ela de trigo ou de mesa. O intuito é preencher o balão com essa farinha e dar um nó. Isso deixa o balão com uma textura agradável para amassar e brincar.

Essas são algumas das muitas ideias criativas de brincadeiras com bexigas que você pode encontrar disponíveis na web e apostar para diversão de suas crianças.

Como brincar?

Não existe uma única maneira para se brincar com bexigas, haja vista a imensidão de atividades que podem ser criadas utilizando somente o material, ou mais alguns itens. Enquanto algumas dessas atividades exigem o movimento do corpo por completo, ou requerem o uso das mãos e dos pés, desenvolvendo noções de espaço e equilíbrio, outras promovem mais estímulos sensoriais, lógicos e cognitivos.

Chegamos ao final deste texto. E aí, você gostou? Vai tentar alguma brincadeira com bexiga para fazer junto aos seus filhos e/ou familiares? Esperamos que sim, e que se divirta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ATIVIDADES RELACIONADAS

As dinâmicas são ferramentas valiosas para o desenvolvimento integral das...

O papel da dinâmicas para catequese são para aumentar o...
As dinâmicas para célula tem a função de unir pessoas...

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

As dinâmicas são ferramentas valiosas para o desenvolvimento integral das...

O papel da dinâmicas para catequese são para aumentar o...
As dinâmicas para célula tem a função de unir pessoas...

Mas afinal como se forma uma tempestade Quando se trata...

Diferentes fontes de energia são utilizadas diariamente cada tipo de...

O trânsito caótico das grandes cidades não o convida a...