Siga nossas redes sociais:
Search
Search
Close this search box.
Como funciona as brincadeiras de perguntas e respostas

Como funciona as brincadeiras de perguntas e respostas? Saiba como divertir as crianças na escola ou em casa!

Ao longo de várias atividades do dia a dia, é possível pensar em brincadeira de perguntas e respostas que se encaixam em situações visando uma maior interação entre os participantes daquela determinada atividade, seja em um contexto familiar, quanto social, pessoal ou até mesmo trabalhista.

Essas brincadeiras além de proporcionar diversão, podem aumentar a comunicação, como também causar uma maior interação de forma saudável aos envolvidos. Tendo isso em mente, separamos através desse texto algumas brincadeiras de perguntas e respostas que você pode usar agora mesmo de onde estiver!. Vamos lá?

O que são as brincadeira de perguntas e respostas?

Primeiramente, na brincadeira de perguntas e respostas são um jogo lúdico que uma pessoa faz X questionamento e a outra precisa apresentar uma resposta. Neste caso, os participantes podem tornar a brincadeira ainda mais desafiadoras a fim de deixar a atividade engraçada.

Afinal, quem nunca passou por uma situação onde não sabia como puxar um assunto com uma paquera? Ou até mesmo, em um trabalho novo, onde nos perguntamos como podemos nos enturmar mais com nossos colegas? Até mesmo com nossos sobrinhos e filhos, como visto abaixo:

É exatamente por isso que pensar e ponderar sobre brincadeiras de perguntas e respostas é um fator tão importante em nosso cotidiano. Pois além de proporcionar um momento maravilhoso, pode ser o pontapé inicial para muito mais do que se pode imaginar!

Como as brincadeiras de perguntas e respostas funcionam?

A brincadeira de perguntas e respostas consistem em criar um roteiro de perguntas e respostas para que o outro se integre mais em relação a elas. Todas as questões podem ter um grau de dificuldade ou ser mais fácil, dependendo da idade daqueles que devem participar do jogo.

brincadeiras de perguntas e respostas
Como funciona as brincadeiras de perguntas e respostas? Saiba como divertir as crianças na escola ou em casa! 2

Por exemplo, para puxar assunto, as perguntas podem ter um teor mais pessoal. Bem como, se as brincadeiras forem mais formais, no sentido trabalhista, ser sincero e ouvir o próximo, farão com que colaboradores de um determinado serviço tenham uma visão melhor uns sobre os outros bem como se tornam mais companheiros.

As brincadeiras de cunho pessoal/social consistem em perguntas sobre o outro, e podem ser feitas principalmente de forma online, onde ela acaba se tornando mais lúdica e misteriosa, com o uso de emojis. Por exemplo, seguem algumas dessas brincadeiras:

Escolha uma pimenta

Nessa brincadeira, com a ajuda do emoji da pimenta, você pode enumerar uma lista com perguntas e deixá-las salvo, mandando apenas as quantidades de perguntas para a pessoa e pedindo para que escolha um. Quando ela escolher, você revela a pergunta, e segue com a conversa.

Escolha um emoji

Com a mesma base do anterior, essa brincadeira tem mais um tom de desafio. Pois quando a pessoa escolher o emoji indicado, você revelará o desafio a ser realizado. Lembrando que como é feito de forma virtual, pode acarretar em várias coisas como fazer um pedido, tirar print de músicas ou contatos, bem como revelações mais íntimas.

Deixe seu amigo responder para você

Essa é ótima para realizar com os amigos mais próximos e saber o quanto eles conhecem sobre você. Você faz a lista com as perguntas da sua preferência e espera o resultado! Nessa, quanto mais você acertar, melhor!

Pontinhos

Essa é ideal para quem é fã de charadas e pegadinhas divertidas para se pensar um pouco. Apesar de antigas, as charadas de pontinhos fazem sucesso até hoje e são engraçadíssimas para se tentar com os seus amigos. Elabore uma lista com as melhores. Um exemplo dela é: “O que é O que é um pontinho marrom no Brasil em 1500?” e a resposta seria “Pedro Alvares Cabrown” e deixa a galera tentar adivinhar para cair na gargalhada!

Biografia: filmes e séries

Já essa brincadeira, é ideal para quando você está conhecendo uma pessoa nova, onde consiste em você realizar uma lista de perguntas sobre filmes e séries, tanto os preferidos da pessoa, como o que mais a tocou, o que ela viu pela última vez, como ela gosta de assistir. Assim, rapidamente você consegue conquistar a atenção e interesse da outra pessoa!

Para qual idade é indicada as brincadeiras de perguntas e respostas?

Não existe idade para a brincadeira de perguntas e respostas, o que importa é apenas o contexto, que é o que dá base a estruturação das perguntas. Todos podem participar do jogo para se divertir, testar o conhecimento e também aprender em conjunto com os demais participantes.

Se o contexto for familiar, perguntas relacionadas ao mundo externo são mais bem-vindas, bem como jogos que tenham a ver com a cultura pop no geral, como filmes, séries, cantores, dentre outros. Já se for relacionada a um contexto mais “adulto” ou trabalhista, perguntas com um teor mais pessoal é que são ideais, fazendo com que você conheça melhor os colegas de trabalho.

Como brincar?

Para começar as brincadeiras de perguntas e respostas, é necessário entender o contexto se você é a pessoa que elabora as perguntas. Caso não seja, é só responder de forma sincera para que possa se divertir e aprender ainda mais com ela!

FAQ

O que é a brincadeira de perguntas e respostas?

A brincadeira de perguntas e respostas é um jogo lúdico que consiste no desenvolvimento de questões sobre um tema específico, como livros, filmes, games, novelas ou músicas.

Para que serve a brincadeira de perguntas e respostas?

Esta brincadeira de perguntas e respostas serve para testar o conhecimento e também desenvolver o aprendizado de crianças, adolescentes e adultos.

A brincadeira de perguntas e respostas é para todas as idades?

A brincadeira é direcionada para todas as idades e é recomendada para trabalhar também em sala de aula, mas principalmente em casa com a família.

Existe benefício da brincadeira de perguntas e respostas?

Este tipo de brincadeira é benéfico para trabalhar o aprendizado e o conhecimento de todos os que participam da atividade proposta.

Como trabalhar com a brincadeira de perguntas e respostas?

Para trabalhar, é necessário reunir 20 perguntas e respostas corretas sobre um tema X ou vários conteúdos. O ideal é que o material seja direcionado a idade das crianças e seus níveis de conhecimento.

A socialização é trabalhada na brincadeira de perguntas e respostas?

Todos os participantes trabalham automaticamente com a socialização, fator este indispensável para crianças entre 5 a 10 anos que estão no processo de desenvolvimento.

Dessa maneira, conseguimos te ajudar a entender o funcionamento de todas essas brincadeiras de perguntas e respostas e esperamos que ao longo da sua elaboração você consiga se divertir e interagir com as melhores pessoas possíveis ao longo desse processo!

No Minhas Atividades, você encontra este e muitos outros conteúdos como os para trabalhar em sala de aula, na quadra esportiva ou na classe de artes. Temos tudo o que pais e professores precisam para ensinar os pequenos de forma lúdica e, ainda, contamos com produtos exclusivos em nossa loja para você adquirir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ATIVIDADES RELACIONADAS

As dinâmicas são ferramentas valiosas para o desenvolvimento integral das...

O papel da dinâmicas para catequese são para aumentar o...
As dinâmicas para célula tem a função de unir pessoas...

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

As dinâmicas são ferramentas valiosas para o desenvolvimento integral das...

O papel da dinâmicas para catequese são para aumentar o...
As dinâmicas para célula tem a função de unir pessoas...

Mas afinal como se forma uma tempestade Quando se trata...

Diferentes fontes de energia são utilizadas diariamente cada tipo de...

O trânsito caótico das grandes cidades não o convida a...