A place where you need to follow for what happening in world cup

MEC divulgou o calendário de inscrição para o Sisu, ProUni e Fies. Confira!

Veja aqui todos os calendários!

0 40

O Ministério da Educação (MEC) fez a divulgação do calendário com todos os prazos para as inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) nesta segunda-feira (03/05).

Sisu,Prouni,Fies
Prédio do Ministério da Educação

Antes de tudo, todos estes programas ajudam a aumentar as chances das pessoas ingressarem no ensino superior.

Sisu

O Sisu se trata de um sistema informatizado que tem sua negociação por meio do MEC e faz a seleção de candidatos para vagas em diversos cursos de graduação, nos quais são ofertados por instituições públicas de ensino superior.

Calendário do Sisu 

Antes de tudo, o período de inscrição irá ocorrer entre os dias 3 a 6 de agosto e o resultado da chamada será divulgado no dia 10 do mesmo mês. A matrícula das pessoas selecionadas na chamada única será do dia 11 a 16 de agosto.

O Sisu dará o prazo de 10 a 16 de agosto para que os interessados em fazer parte da lista de espera possam se manifestar e, em 18 de agosto, a lista será disponibilizada para as instituições participantes.

Por fim, o dia 19 do mesmo mês será o começa das convocações dos selecionados nas listas de espera de cada uma das instituições de ensino.

ProUni

O ProUni oferece bolsas de estudos, tanto parciais de 50% quanto integrais, nos mais diversos cursos de graduação e nos sequenciais de formação específicos, para os estudantes brasileiros que ainda não são graduados e desejam entrar em uma instituição privada de ensino superior.

Calendário do ProUni

As inscrições irão ocorrer do dia 13 a 16 de julho e o resultado da primeira chamada será liberado no dia 20 do mesmo mês.  De 20 a 28 de julho será feita a comprovação das informações fornecidas pelos pré-selecionados na primeira chamada e, no momento que houver, também terá o processo seletivo das IES.

No dia 3 de agosto será liberado o resultado da segunda chamada e, até o dia 11 do mesmo mês, haverá novamente a comprovação das informações dos pré-selecionados na segunda chamada e o próprio processo seletivo de todas as instituições de ensino superior.

Nos dias 17 e 18 de agosto será o prazo para que as pessoas manifestem interesse em fazer parte da lista de espera e, no dia 20, terá a divulgação da lista para as IES.

Por fim, do dia 23 a 27 de agosto vai ser realizada a comprovação de todas as informações na inscrição dos pré-selecionados através da lista de espera.

Fies

O Fies se trata de uma política educacional que fornece um financiamento para os estudantes de curso superior pago e que possuem avaliações positivas dentro do Sinaes.

Calendário do Fies

Dos dias 27 a 30 de julho ocorrerá o período de inscrições e o resultado de todos os pré-selecionados na chamada única será divulgado em 3 de agosto. Nos dias 4 a 6 de agosto tem a abertura do prazo para que realizem a complementação da inscrição dos pré-selecionados da chamada única.

De 4 até 31 de agosto deve ocorrer a convocação de todos os pré-selecionados através da lista de espera.

Já nas vagas remanescentes, o primeiro período das inscrições para candidatos matriculados e não matriculados acontecerá do dia 8 a 10 de setembro. Por fim, de 27 a 29 de outubro terá o segundo período das inscrições, no entanto, apenas para os candidatos já matriculados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More