A place where you need to follow for what happening in world cup

Graphogame: Veja Como Usar Esse App Gratuito

Compre a atividade completa em alta qualidade agora!

0 752

O Graphogame é um aplicativo bastante usado em vários países para auxiliar na alfabetização de crianças. No Brasil, ele começou a ser divulgado em 2020, pelo Ministério da Educação, em conjunto com o Instituto do Cérebro (InsCer).

Conheça um pouco mais sobre o Graphogame e como utilizá-lo gratuitamente com os seus alunos.

O que é o Graphogame?

O Graphogame é um aplicativo que simula um ambiente educacional através de um jogo, cujo objetivo é servir como apoio para crianças que estão em um processo de aprendizagem da leitura e escrita. O aplicativo serve de apoio para professores com atividades remotas e famílias.

O que é o Graphogame?
Para que serve o Graphogame. Fonte/Reprodução: original.

Com o Graphogame, é possível obter atividades para expandir habilidades fonológicas e aprender a ler suas primeiras letras, palavras e sílabas. O próprio App é responsável por emitir sons e orientações das atividades em português, sem anúncios e com dinâmicas reconhecidas por evidências científicas.

Quem foi o criador?

O aplicativo Graphogame foi pensado e criado por uma empresa finlandesa como Grapholearn. Inicialmente, o app era voltado apenas para crianças com dificuldades de leitura, mas hoje, o Graphogame é considerado um aplicativo essencial para todos os estudantes da pré-escola e início do ensino fundamental.

Compre a atividade completa em alta qualidade agora!

O Graphogame está presente atualmente em mais de 30 países, por causa das evidências científicas que demonstraram um efeito positivo na alfabetização de crianças. No Brasil, o aplicativo recebe apoio do MEC, que disponibiliza aos educadores e pais um manual que orienta e explica como utilizar e configurar o Graphogame.

Como usar o aplicativo Graphogame?

Para começar a utilizar o Graphogame, é preciso baixá-lo através da Microsoft, Google Play ou App Store. Quando instalado, a primeira tela do App será a de login, onde o adulto fica responsável em criar uma conta e um avatar para a criança.

Como usar o aplicativo Graphogame?
Como o app funciona. Fonte/Reprodução: original.

Depois desse processo, as configurações podem ser feitas conforme o nível de ensino que a criança se encontra. Assim, o responsável poderá visualizar os jogos indicados e dar acesso ao pequeno conforme a necessidade. Em caso de dúvidas sobre seu funcionamento, é possível acessar a apostila criada pelo MEC. Esse ambiente foi criado para demonstrar de forma ilustrada o funcionamento de todas as mecânicas do aplicativo Graphogame.

Para que serve o Graphogame?

O Graphogame tem o intuito de alfabetizar crianças de 4 a 9 anos através de pequenos jogos e novas fases. As lições desenvolvidas pelo Graphogame abordam o som das palavras, separação de sílabas, leitura e também ortografia.

É importante lembrar que o App serve apenas como apoio na aprendizagem, pois ainda demanda da ajuda de professores e familiares, e a criança deve ter acesso controlado a ele e com supervisão, mesmo que não esteja online.

Apenas no Brasil, o aplicativo conquistou 755 mil downloads, o que faz do país o mais ativo no aplicativo.

Quantas missões tem o Graphogame?

Para melhor auxiliar no desempenho da criança, o jogo contém o número de 47 missões. Todos já estão inclusos no aplicativo desde o início, com exercícios de acordo com a necessidade de cada fase de aprendizado.

Todo aplicativo é construído com base em uma dinâmica reconhecida por evidências científicas da área, e décadas de pesquisas realizadas por diversos países. Hoje, o Graphogame oferece um conteúdo totalmente voltado para língua portuguesa, que foi adaptado pelo InsCer e pela PUC do Rio Grande do Sul.

Se tem interesse no auxílio do Graphogame, basta procurar pelo título na loja virtual de aplicativos de seu celular ou computador. O App pode ser obtido gratuitamente e não oferece riscos a crianças.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.