Na imagem abaixo, temos um exercício clássico de preencher as lacunas para ensinar aos pequenos alunos como criar sentenças coerentes através dos estudos de classes gramaticais. E embora seja eficiente, ele não chega a ser um exercício intuitivo para quem possui dificuldades de aprendizado. Além disso, ele acaba não servindo como um exercício de fixação para o conteúdo, já que ele não oferece ferramentas para o que o aluno desenvolva sua percepção sobre o assunto.
Para incentivar os conhecimentos dos alunos de uma maneira mais divertida, e que os ajude a realmente afixar os conteúdos gramaticais, vamos propor uma variação um pouquinho diferente deste exercício para preencher as lacunas.
Atividades
Brincadeira para Preencher as Lacunas
Público alvo: pode ser adaptada para todo o ensino fundamental e ensino médio.
Idade: A brincadeira apresentada aqui, é destinada a alunos de 4° série.
Recursos: copias de textos onde falta uma parte.
Objetivo: Trabalhar de forma dinâmica os pronomes, advérbios, adjetivos, substantivos e qualquer classe gramatical com o aluno.
Passo a passo
- Escreva várias palavras para cada uma das classes em pequenos pedaços de papel ou cartolina e empilhe-os no meio da mesa.
- Escreva uma frase com várias palavras faltando.
- Peça a cada criança para escolher uma tira do monte e tentar encaixar a palavra na frase.
- Se isso acontecer, explique qual é a classe e como ela funciona na sentença.
- Se não se encaixar na frase, é a vez da próxima pessoa.
- Quando a sentença estiver completa, coloque todos as tiras de volta na pilha e inicie uma nova frase.
Este exercício pode ser feito tanto em grupos de alunos, como individualmente. Em grupos, a brincadeira se torna mais interessante por incentivar o aprendizado através da competição. Como professor, você também deve fazer o mesmo por seus alunos, buscando formas de criativas para sair do ensinamento didático padrão. No fim, todos saem ganhando.