Uma das características muito exaltadas pelos brasileiros quando se fala dos japoneses é sua capacidade incrível de raciocínio e reflexos rápidos. E isto, ao que parece, é muito bem incentivado desde a infância tanto pelos estudos bem elaborados, como pelas brincadeiras, cujo propósito é bem mais profundo do que apenas divertir.
Na brincadeira oriental de hoje, vamos aprender a Otedama, que pode ser aplicada para crianças pequenas.
Atividades
Como preparar a Otedama?
A Otedama é uma brincadeira simples, porém não muito familiar a cultura daqui, diferente da já mencionada Beigoma. Por isso, no início pode causar estranhamento, mas conforme ela for praticada, vai ficando mais fácil sua compreensão, e mais divertida pelo nível de desafio.
- Público alvo: meninas e meninos pequenos, mas pode ser adaptada para pré adolescentes, sem problemas.
- Idade: à partir dos 6 anos.
- Recursos: pegue pedaços de pano para compor pequenos sacos e coloque feijão ou outros itens para dar peso, costure-os ou então os feche com barbantes e linhas criando uns pequenos saquinhos.
- Objetivo: fazer uma vasta quantidade de movimentos enquanto um dos saquinhos está no ar. Ao jogar é necessário pegar os outros sacos e fazer os movimentos distintos.
Passo a passo
- A brincadeira precisa ser realizada em duplas, e a mesma terá um conjunto de saquinhos na sua mão.
- O otedama pode ser feito de maneiras distintas, mas a brincadeira típica é jogar um dos seus saquinhos para cima.
- Enquanto ele está sendo lançado deverá fazer um monte de movimentos com os outros saquinhos que ficaram embaixo. Os jogadores que fizeram mais movimentos enquanto o seu outro saquinho estiver no alto poderá ser determinado como o ganhador daquele jogo.
Gostaram da brincadeira? Existe uma série de brincadeiras orientais que podem ser facilmente aplicadas para crianças nos intervalos ou mesmo durante as aulas. Confira!
- TAGS
- Brincadeiras Orientais
- educacao
- Lista de Brincadeiras