O Origami é uma brincadeira tradicional japonesa, muito incentivadas não apenas para crianças, como para todas as idades. E não é para menos: com uma variedade impressionante de técnicas, os animais de papel são um parte curiosa e incrível da cultura japonesa, atribuindo criatividade e uma simplicidade únicas.
E você pode utilizá-la facilmente na matemática, para dar um pouco mais de incentivo e desafio aos seus alunos. Veja como fazer um bom uso dos Origamis como ferramenta de estudo.
Atividades
Como Utilizar o Origami no estudo de Matemática?
Para aplicar os origamis nos estudos de matemática, é preciso praticar um pouco o modelo usado para tabuadas, para que possa ensinar os alunos da mesma maneira. Faça o download modelo disponível abaixo, tanto para referências como o modelo para impressão, para que consiga usar em sala de aula. Se for adequado, imprima várias cópias para os seus alunos.
- Público alvo: pode ser feita com crianças e adolescentes que estejam cursando o ensino fundamental.
- Idade: crianças à partir dos 7 anos de idade que estejam no ensino fundamental.
- Recursos: papel para fazer origami.
- Objetivo: aprender a tabuada através de uma atividade divertida e criativa. Os origamis é uma ótima maneira de trabalhar a motricidade também.
Passo a passo:
- O professor reparte as folhas em brancas para todos os alunos.
- Faz o passo a passo de como montar o origami na frente da turma.
- Cada dobradura deve conter uma conta
- Depois de pronto, os alunos devem brincar entre si, e calcular os resultados.
É possível separar uma aula inteira para a aplicação dos origamis nas tabuadas. Desta forma, eles não estarão aprendendo apenas os estudos de matemática, mas praticando a criatividade com as figuras de papel. Aplique em sala de aula, e consiga novas formas de aprendizado!