O que é e como são as brincadeiras de amarelinha?

0
5/5 - (1 vote)

As brincadeiras de amarelinha apresentam diversas combinações para todos os gostos. Algumas são mais fáceis e outras bem mais complicadas. Entretanto, temos certeza que você ver um risco de giz na calçada a vontade de brincar é quase que imediata.

Baixe nossas atividades em alta qualidade!

Quem nunca ouviu a frase: “Pisou na linha, volte para o começo”. Além disso, precisa jogar a pedra em uma das casas para começar a brincadeira, que é ideal para as crianças.

Entretanto, alguns adultos também podem voltar a infância para manter o corpo à disposição, logo fugindo do sedentarismo.

O que são as brincadeiras de amarelinha?

As brincadeiras de amarelinha têm em comum sair de um ponto de partida, pular nos quadrados a partir de uma combinação estabelecida pelos jogadores até chegar na área final, também conhecida como céu. O importante é não pisar na linha, sinal de que vai recomeçar a jogatina desde o começo, caso prefira jogar com um grupo de amigos.

o que sao as brincadeiras de amarelinha
Amarelinha sendo riscada no chão com giz – Fonte/Reprodução: original.

E não pense que pode se brincar apenas na escola, é ideal para fazer durante as atividades de lazer em condomínios, na calçada da rua ou até mesmo em casa.

Tem gente que dificulta mais as ações como pular de uma casa mais distante da outra depois de atingir o céu pela primeira vez. A seguir vamos começar a contar com mais detalhes a seguir.

Como funciona as brincadeiras de amarelinha?

O mais básico consiste em fazer um trajeto com giz em uma calçada, onde vai elaborar quadros numerados de 1 a 9, sendo que o sétimo e o oitavo quadro precisam ficar lado a lado e a décima casa se chama céu.

Quais os tipos de amarelinhas?

Se você não pode brincar riscando o chão, existem outros materiais para criar a amarelinha. São vários tipos de amarelinha e vamos listá-las algumas logo abaixo:

  • Tapete de EVA;
  • Adesivos;
  • Tapete de Tecido;
  • Pintura sob o chão;
  • Piso personalizado;
  • Utilizando barbantes.

Viu como é fácil criar a amarelinha e você vai entender agora o porquê dela servir para todas as idades.

Para qual idade é indicada as brincadeiras de amarelinha?

Não existe uma idade correta para fazer brincadeiras de amarelinha, mas é ideal para as crianças que estão aprendendo números e a desenvolver a coordenação motora. Além disso, ajuda no equilíbrio, pois pular de um pé só exige este tipo de atividade corporal.

Lembrar que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) afirma que um dos direitos dos menores é garantir o lazer e, por conseguinte, a realização de brincadeiras.

E por mais que pareça uma brincadeira inocente, os saltos de um lugar a outro são essenciais no fortalecimento muscular e a intensificar o desenvolvimento da criança.

Para os adultos também pode ser essencial, no qual muitos utilizam a amarelinha para melhorar a resistência muscular em aulas de treinamento funcional.

Benefícios da brincadeira amarelinha

As brincadeiras utilizando a amarelinha pode ajudar a compreender melhor algumas atividades do cotidiano, no qual listamos a seguir:

Geometria

Como vai construir um trajeto, eles são compostos por triângulos, círculos e retângulos. Logo, a criança irá compreender as formas geométricas.

Números

As casas estão enumeradas e isso é uma forma excelente de aprender a contar em ordem crescente e decrescente.

Entendimento Visual

Quando utilizamos esta palavra é quando uma pessoa consegue desenvolver a memória em imagem, também conhecida como memória fotográfica.

Noção de Espaço e distância

Quando você tenta pular de uma casa para outra e sem pisar em um local errado, a criança vai ter noção de espaço e compreender a distância de um ponto a outro. Além disso, mostra entendimento do que se fazer para chegar no objetivo final.

Força

Pular, correr e se equilibrar são exercícios ligados à força. Brincando de amarelinha, o brincante vai ficar mais forte sem sentir que está praticando um exercício físico.

Como brincar de amarelinha?

O primeiro passo para a brincadeira é jogar a pedra em uma das casas e ir até o céu sem pisar em uma linha e muito menos no local onde está a rocha. Ao chegar na última casa, o brincante precisa voltar e pegar a pedra de volta, sem pisar na linha e muito menos no local que estava a estrutura.

Recuperou a pedrinha? Hora de voltar ao início. Além disso, há outras regras que precisam ser seguidas:

  • A pedrinha também não pode cair na linha das casas.
  • Se esquecer de pegar a pedra de volta, perde o jogo.
  • Tem que jogar de um pé só, com exceção de quando está nas casas que estão juntas.

Agora sabe que as brincadeiras de amarelinha são divertidas para se exercitar, compartilhe este texto para mais pessoas.

Deixe um comentário