A place where you need to follow for what happening in world cup

Brinquedos Educativos: Uma Rica Opção De Presente Para O Dia Das Crianças

0 44

“Lápis, caderno, chiclete, pião. Sol, bicicleta, skate, calção. Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão”. Esse trecho da música Criança Não Trabalha, da dupla Palavra Cantada, nos remete a uma infância saudável, cheia de brincadeiras e travessuras.

Brinquedos Educativos Uma Rica Opção De Presente Para O Dia Das Crianças
Fonte/Reprodução: original

Brincar é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos. Ao brincar, as crianças fantasiam um novo mundo, colocam em prática e aprimoram suas habilidades e capacidades intelectual, emocional, social e motora. O brinquedo é, portanto, uma ponte, um convite para esse mundo de fantasia, no qual as habilidades citadas serão exercitadas e desenvolvidas.

Os brinquedos pedagógicos e educativos são grandes aliados na vida e no desenvolvimento das crianças. Vamos falar um pouquinho de como eles podem mudar a forma de brincar aí na sua casa?

A importância de dar brinquedos educativos para as crianças

Nas mãos das crianças, qualquer objeto pode se tornar um brinquedo. Dessa maneira, garrafas, pedras, pedaços de panos e quaisquer outros objetos podem sim cumprir o papel de transportá-las para um mundo de fantasia.

Agora, você já pensou em como conduzir uma brincadeira para que a criança vá além? O brinquedo educativo permite isso. Dar a criança uma opção que foge do comum e que não está nas grandes mídias, permite que ela descubra o novo e que encontre diferentes formas de brincar. O Dia das Crianças pode ser uma excelente oportunidade para começar a mudar esse perfil de brinquedos e brincadeiras que há em sua casa.

Um dos principais benefícios desses brinquedos é a aquisição de conhecimento e a assimilação de informações de forma lúdica e divertida. Ou seja, o brinquedo educativo é um recurso didático que desperta e prende a atenção das crianças para aprendizados específicos.

Como os brinquedos educativos estimulam o desenvolvimento infantil

Ah! Que delícia é passar uma tarde sentada no chão e se divertir com os filhos. Ver o desenvolvimento deles, sentir aquela energia pura e poder conduzi-los ao aprendizado. Você pode morar em casa ou apartamento. Seja onde for, sempre haverá um cantinho para trocar experiência com seu filho.

O legal é pensar que, com os brinquedos educativos, nós podemos incentivar o desenvolvimento da criatividade, da competitividade e de habilidades cognitivas, sociais, intelectuais, de memorização, raciocínio lógico e a capacidade de concentração; além da coordenação motora.

Quando introduzir os brinquedos educativos?

Desde sempre, aqui em casa, começamos a apresentar esses brinquedos para as crianças quando ele era ainda bebê. Hoje ele tem cinco anos e fica alucinado para montar um carrinho com blocos, finalizar um quebra cabeça, montar palavras com o alfabeto móvel, nos desafiar no dominó e no jogo da memória.

Não há uma idade específica. Os pais conseguem perceber a maturidade das crianças para manusear os produtos, daí podem começar a introduzi-los. Uma boa estratégia é substituir parte do tempo ocioso que as crianças gastam ao assistir televisão ou em jogos de computador por esses jogos, nesses momentos, tente interagir e brincar com seus filhos. Assim, a criança pode associar o brinquedo ao momento de afeto compartilhado.

Como escolher os brinquedos educativos

Quando a gente começa a pesquisar, percebe a infinidade de opções de brinquedos educativos. Para o Dia das Crianças, você pode usar essas dicas para se nortear:

  • Escolha brinquedos de acordo com a faixa etária dos seus filhos;

  • Escolha brinquedos alinhados com o conteúdo que seu filho está a absorver na escola;

  • Leve em consideração os interesses que seu filho demonstra (jogos de tabuleiro, músicas, brincadeiras ao ar livre).

Essas considerações podem evitar que você invista em jogos que acabarão deixados de lado e abandonados no fundo do armário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.