As brincadeiras infantis são fundamentais não apenas para a diversão dos pequenos, mas também no desenvolvimento deles, além de proporcionarem ótimas lembranças dessa fase tão gostosa.
As possibilidades de brincadeiras infantis são diversas e você pode adaptá-las de acordo com o local e quantidade de crianças, para que elas fiquem entretidas e longe das telas por muito tempo.
Conheça mais sobre as brincadeiras infantis, seus benefícios e algumas opções para fazer.
Atividades
O que são brincadeiras infantis?
As brincadeiras infantis são atividades que tem como principais objetivos a distração e diversão das crianças.
Porém, também podem ser utilizadas de maneira educativa, auxiliando no desenvolvimento dos pequenos.
Quais são as brincadeiras infantis mais populares?
Existem diversos tipos de brincadeiras infantis com os mais diversos objetivos. Conheça a seguir as mais populares:
- Casinha: Nessa brincadeira, a criança estimula a imaginação e replica atividades realizadas em seu lar, como cozinhar, organizar e lidar com o convívio em família;
- Circuito: Para estimular o físico dos pequenos, monte um pequeno circuito com diversos desafios. Assim, as crianças precisarão vencê-los o mais rápido possível;
- Mímica: Um verdadeiro clássico das brincadeiras infantis. Combine um tema e sem usar palavras, as crianças precisam realizar gestos para que os outros descubram o que é;
- Jogo da memória: Uma ótima atividade para estimular a memória das crianças, nesse jogo é preciso encontrar o par das peças sem saber onde estão;
- Fantoches: O teatro de fantoches trabalha o lúdico e a imaginação das crianças. Essa atividade pode ser ainda mais divertida quando os pequenos criam os próprios fantoches.
Essas são apenas algumas das brincadeiras infantis, porém existem muitas outras que você pode fazer ou até mesmo criar para entreter os pequenos.
Qual a idade ideal para essas brincadeiras?
Não existe uma idade mínima para as brincadeiras infantis, elas podem ser adaptadas conforme a faixa etária das crianças. Normalmente, a partir dos 2 anos, as crianças já começam a brincar de forma intuitiva e aprendem rapidamente as regras de cada jogo.
Quais são os benefícios das brincadeiras infantis?
O ato de brincar ajuda a proporcionar diversos benefícios para as crianças, como, por exemplo:
Estimula a criatividade
As brincadeiras infantis ajudam a estimular a criatividade dos pequenos, fazendo com que eles imaginem e criem em cima da atividade. Independente do tipo de brincadeira, a criatividade e as noções básicas são estimuladas, proporcionando benefícios a longo prazo para as crianças.
Respeito às regras
Alguns jogos e brincadeiras exigem que as crianças sigam algumas regras para que a atividade funcione como deve. Por isso, desde cedo eles entendem a importância de seguir e respeitar as regras, levando esses benefícios para a vida adulta.
Ensina a se expressar
Durante algumas brincadeiras, as crianças precisam se expressar e se comunicar com os outros jogadores. Com isso, elas aprendem as melhores formas de se expressar, e evitam frustrações por não conseguir se comunicar e expressar sentimentos como gostaria.
Melhora a atenção e concentração
Com a abundância de estímulos que as crianças recebem todos os dias, é comum que elas tenham problemas em se concentrar. E esse é um dos benefícios das brincadeiras, em que as crianças precisam se concentrar e ter atenção para atingir o objetivo daquela atividade.
Além de extremamente divertidas, não há dúvidas de que as brincadeiras infantis são fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos em diversos aspectos. Na escola, as crianças são constantemente estimuladas com brincadeiras e quando incluímos na rotina em casa, os benefícios são potencializados.