Brincadeiras indígenas: confira!

0
Avalie este artigo!

Você conhece as brincadeiras indígenas? Elas são muito divertidas e nos ajudam a conhecer de uma maneira mais descontraída a cultura desse povo tão belo.

Baixe nossas atividades em alta qualidade!

Nesse artigo, iremos conhecer algumas brincadeiras indígenas muito divertidas que podem ser facilmente reproduzidas no nosso dia a dia. Confira:

O que são brincadeiras indígenas?

A cultura indígena é muito rica e isso é refletido em várias áreas, como comida, vestimenta e até mesmo brincadeiras. As brincadeiras indígenas são muito divertidas e possuem vários traços herdados da cultura dos povos indígenas antigos. 

Muitas brincadeiras indígenas eram apenas rituais e costumes, mas foram aperfeiçoados com o passar dos anos e se transformaram em brincadeiras. 

Essas brincadeiras geralmente precisam de pouco ou quase nenhum material para funcionar. Mas, em sua maioria, as próprias crianças indígenas confeccionam seus brinquedos ou materiais utilizados nas brincadeiras.

A cultura brasileira possui uma extensa variedade de influências culturais e uma delas é a indígena. Inclusive, muitas brincadeiras indígenas já estão presentes na cultura brasileira e nem sequer sabemos sua origem.

Como fazer as brincadeiras indígenas?

A cultura indígena é muito rica em brincadeiras. Muitas dessas brincadeiras se tornaram tão populares que os não-indígenas passaram a praticá-las, como a peteca e perna de pau.

As brincadeiras indígenas funcionam de todas as formas, algumas delas são praticadas apenas por crianças, outras apenas por adultos. Também existem tipos de brincadeiras que só meninos participam e outras que só meninas participam.

Existem algumas brincadeiras indígenas que necessitam de brinquedos para funcionar. Por isso, é necessário que as crianças procurem na mata os materiais para poder fabricá-los

De onde surgiram as brincadeiras indígenas?

Em sua maioria, as brincadeiras indígenas surgiram da própria cultura. Algumas delas foram influenciadas por antigos mitos culturais, que eram reproduzidos pelas crianças através de brinquedos ou brincadeiras. Muitos adultos também criaram algumas brincadeiras indígenas para preservarem a sua cultura entre as crianças mais novas e perpetuar seus costumes entre as próximas gerações. 

Quais são as brincadeiras indígenas mais populares?

As brincadeiras indígenas são muito populares entre os povos que compartilham dessa cultura. Entre as brincadeiras mais populares deles, podemos citar:

Peteca

Neste jogo, o principal objetivo é não deixar a peteca cair. Caso deixe cair, o jogador é eliminado e ganha quem conseguir finalizar o jogo sem deixar cair durante toda a partida.

Cabo de guerra

Essa é uma das brincadeiras indígenas mais populares entre os povos indígenas que também fazem parte do repertório de quem não vive em aldeias. Para a brincadeira funcionar, é necessário formar dois grupos divididos em um número igual de membros.

cabo de guerra 1
Cabo de guerra entre crianças. Fonte/Reprodução: original.

O objetivo principal do jogo é conseguir puxar a equipe rival até cruzar a risca do meio. A equipe que conseguir realizar tal feito vence. 

Arco e flecha

Essa não é só uma das brincadeiras indígenas mais populares, mas também uma das atividades mais importantes de todas na cultura indígena, já que os povos indígenas utilizam a caça como ferramenta principal para a obtenção de alimentos.

Mas na brincadeira, o principal objetivo do arco e flecha é conseguir acertar o alvo o máximo de vezes possível. Ganha aquele que conseguir acertar o alvo mais vezes. 

Jogo da onça

O jogo da onça é uma das brincadeiras indígenas mais divertidas. Para jogar, é necessário ter um tabuleiro, que pode ser confeccionado ou comprado. Esse tabuleiro é dividido em 16 partes iguais e possui um triângulo ligado a ele. O objetivo principal do jogo é conseguir encurralar a onça (cachorros) e atacar 5 cachorros (onça).

Corrida do Saci

Nessa brincadeira, não é necessário nenhum tipo de material. A brincadeira pode ser feita com no mínimo dois participantes. A corrida do Saci consiste em conseguir ganhar uma corrida pulando com apenas um pé. Ganha aquele que conseguir chegar primeiro na linha de chegada.

O que achou dessas brincadeiras? Elas são bem divertidas. Se você quer conhecer mais sobre essa cultura maravilhosa, essas brincadeiras são ótimas portas de entrada e você sempre pode buscar mais atividades inspiradas nessa cultura tão rica.

Deixe um comentário