Para quem ama cantar e se divertir simultaneamente, as brincadeiras cantadas são o entretenimento perfeito para reunir diversão e boas músicas!
As brincadeiras cantadas surgiram como um ótimo meio de misturar diversão e desenvolvimento, pois reúnem habilidades e expressões corporais.
Se você nunca ouviu falar em brincadeiras cantadas e bateu aquela curiosidade, continue lendo até o final para entender tudo sobre esse universo!
Atividades
O que são brincadeiras cantadas?
Muitas pessoas não conhecem, mas as brincadeiras cantadas estão se tornando cada vez mais populares, principalmente no universo infantil. Isso porque elas desenvolvem a criança desde cedo, no corpo, movimento, ritmo, liberdade de expressão, além de trabalhar a importância da socialização, já que elas costumam ocorrer em grupo.
Logo, são brincadeiras que envolvem canto e ritmo, despertam o desenvolvimento da sensibilidade artística e musical da criança ou adulto que desejar conhecer melhor esse tipo de brincadeira. Nas brincadeiras cantadas, a liberdade e a criatividade andam juntas!
Como fazer as brincadeiras cantadas?
As brincadeiras são muito simples de fazer, basta reunir um grupo e ensinar a canção repetidamente (é preciso ter bastante paciência e mostrar que o objetivo do ambiente é promover a liberdade de expressão musical e corporal). A partir disso, a canção é aprendida, cantada e também dançada entre as pessoas do grupo.
É muito importante frisar que a brincadeira vai além do canto, mas também envolve movimentos rítmicos e dinâmicas em grupo. Deixe a criatividade e alegria sobressaírem e as brincadeiras cantadas serão um sucesso!
Quais as brincadeiras cantadas mais populares?
Quando falamos sobre as brincadeiras cantadas, logo pensamos nas mais populares. Certamente você deve conhecer algumas e não parou para pensar que, de fato, impactaram positivamente no seu desenvolvimento e crescimento quando criança.
As brincadeiras cantadas mais tradicionais e que não faltam na rotina da criançada são:
- Escravos de Jó;
- Caranguejo não é peixe;
- Capelinha de melão;
- Peixe-vivo;
- Dez indiozinhos;
- Fui ao mercado;
- Cinco patinhos;
- Ciranda, cirandinha.
Sem dúvidas, algumas dessas brincadeiras lembraram a sua infância e trouxeram boas memórias afetivas, como cantando com seus familiares, não é mesmo?
Além disso, atualmente, com o avanço do uso de smartphones e televisões por crianças, as brincadeiras cantadas estão cada vez mais em suas rotinas, principalmente devido aos canais de YouTube, como “Mundo Bita” e “Giramille”, que expõem vídeos muitas vezes educativos e que colaboram para a aprendizagem dos pequenos.
Benefícios das brincadeiras cantadas
A dança e a música sempre foram os principais meios de demonstrar felicidade, afinal, estão ligadas à demonstração de celebração e euforia. Por isso, é comum pensar nos benefícios quando falamos das brincadeiras cantadas.
Os principais benefícios que esse tipo de brincadeira envolve são:
- Promoção do bem-estar;
- Traz satisfação emocional;
- Combate o sedentarismo e o isolamento social;
- Ajuda na expressão dos sentimentos;
- Aumenta o condicionamento físico;
- Eleva a autoestima e autoconfiança;
- Aprimora as habilidades com o ritmo e canto;
- Auxilia na coordenação motora;
- Amplia o repertório musical.
Além disso, brincar com as crianças, favorece um crescimento mais saudável e feliz, e impacta positivamente no futuro, como diversos estudos do campo da educação já mostram.
Aproveita e já separa um grupo e algumas canções para se divertirem com as brincadeiras cantadas. Não se esqueça de compartilhar também este mini artigo com uma pessoa que ama brincadeiras dinâmicas e repletas de aprendizado!