A Brincadeira Ação solidária é uma boa ideia para aprender sobre cidadania. Não é de hoje que as brincadeiras são usadas também como uma forma de promover o ensinamento de determinados assuntos para as crianças, além dos jovens.
Brincar permite às pessoas se conectarem aos objetivos de uma brincadeira e até refletirem sobre aquilo que fora ensinado, sendo uma das melhores formas de conectar os pequenos com assuntos que possuem uma grande importância no mundo atual e precisam ser de seu conhecimento. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Ação solidária e outras brincadeiras para aprender sobre cidadania.
Atividades
Ação solidária
A cidadania pode ser descrita como a contribuição dos indivíduos, como seres políticos, civis e sociais, a fim de formar uma sociedade mais justa e equilibrada. Algumas atitudes, como participar das eleições políticas, cuidar do meio ambiente, cumprir as leis, proteger o patrimônio público e tratar com respeito todas as pessoas, são consideradas exercícios de cidadania.
Brincadeiras para aprender sobre cidadania
Aos educadores ou professores é possível afirmar que a cidadania pode ser um assunto bem complexo para passar aos pequenos, mas não impossível. A ideia é permitir criar brincadeiras que estimulem o aprendizado e façam entender o que representa a cidadania nos dias atuais e o porque a mesma é importante. Além de ser divertido, brincar também pode ser uma boa tática de ensinamento. Confira as brincadeiras para aprender sobre cidadania.
Brincadeira Ação solidária – Brincadeiras para aprender sobre cidadania
- Público alvo: Atividade destinada a alunos maiores de 10 anos de idade.
- Idade: Crianças a partir de 10 anos de idade e até os mais velhos, que geralmente estão cursando a primeira parte do ensino fundamental.
- Recursos: O recurso utilizado nessa ação é apenas a informação previa em sala de aula.
- Objetivo: O objetivo da Brincadeira Ação solidária é compartilhar com a comunidade fora da escola o direito de brincar e compartilhar experiências enriquecedoras para todos os envolvidos.
Passo a passo da brincadeira sobre a Brincadeira Ação solidária:
- O professor em sala de aula deve explicar aos alunos sobre o direito de brincar previsto no estatuto da criança e do adolescente.
- Em seguida, o professor deve indagar os alunos sobre questões sociais de crianças que não tem tempo para brincar, já que devem ser responsáveis pelos ingressos familiares.
- O professor sugere aos alunos uma campanha pelo bairro onde cada criança deve brincar com as que encontra em se caminho de atirei o pau no gato.
- Toda a ação deve ser autorizada pelos pais.
Fim da Brincadeira Ação solidária
Se você gostou da Brincadeira Ação solidária, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.
Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista de brincadeiras, e quer mais, temos diversas outras brincadeiras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!