Quem disse que o Bingo é uma brincadeira destinada apenas aos mais velhos? Você pode ajustar este jogo simples como uma forma excelente de ensinar não apenas a tabuada para seus alunos, como os cálculos básicos em geral.
Veja como preparar este jogo divertido para você mesmo e seus alunos.
Atividades
Como Organizar o Bingo da Tabuada?
Você pode imprimir a ficha abaixo como uma base para começar a brincadeira. Mas caso já a pratique há algum tempo, use-a como uma referência para que organize sua próprias contas matemáticas.
- Público alvo: pode ser feita com crianças e adolescentes que estejam cursando o ensino fundamental.
- Idade: crianças à partir dos 7 anos de idade que estejam no ensino fundamental.
- Recursos: para realizar essa atividade, o professor deve confeccionar cartelas com divisões matemáticas e cartelas com resultados.
- Objetivo: o objetivo da brincadeira é aprender a tabuada de forma divertida e completa.
Passo a passo:
- Distribua as cartelas.
- O professor faz sorteios dos resultados
- Depois de falar os resultados, os alunos devem fazer suas contas matemáticas para descobrir se possuem o número sorteado
- Vence quem marcar toda a cartela de forma correta.
Para aumentar a dificuldade da tarefa, o professor pode adicionar outros cálculos, ou ainda equações simples para o caso de turmas mais avançadas. Mas a ideia – aprender através do bingo de forma divertida – deve permanecer. Afinal, o bingo ainda é para eles uma “brincadeira de velho”.
Outra sugestão, caso a turma esteja empenhada na brincadeira, e da mesma forma com que são realizados os bingos, o professor pode trazer algum tipo de premiação pelos acertos, como notas extras para a pontuação trimestral, ou prêmios específicos para a turma. Em todo o caso, o professor deve avaliar como pode recompensar os alunos pela atividade bem desenvolvida em sala de aula.