Pesquisar
pneus-8968316-3971617-5530470

10 jogos de perguntas

Quem não gosta de brincar de perguntas? Pode ser na escola, no ônibus, no acampamento e até nas redes sociais. Brincar de pergunta e resposta pode render boas risadas e uma diversão bacana por horas.

10 jogos de perguntas

Além disso, passar o tempo é apenas uma das funções dos jogos de perguntas. Através deles podemos conhecer melhor nossos colegas, fazer pequenos desafios e mais ainda: aprender!

untitled-design-14-4595131-3273058-8690046

Vamos trazer para você 10 ideias sobre jogos de perguntas. Vale improvisar, adaptar e até mesmo se inspirar para criar novas brincadeiras. Afinal, tudo que é divertido sempre é mais interessante! Vamos lá?

Jogo de pergunta: qual é, qual é?

Aprender a descrever um objeto é tarefa fundamental para todas as idades. Imagine se pedimos a alguém para nos trazer algo, mas não sabemos exatamente o nome do que pedimos? Por isso, essa brincadeira faz com que a memória fique bem afiada e descrever os objetos se torne cada vez mais fácil.

Característica do jogo

Público alvo: Alunos de qualquer série do Ensino Fundamental

Idade: A partir de 6 anos

Recursos: o objeto a ser adivinhado. A brincadeira pode ser feita por grupos de alunos ou pelo professor e a turma.

Objetivos: exercitar a capacidade de descrição do objeto, fazendo com que os alunos consigam guardar suas características.

Passo a passo do jogo de pergunta: qual é, qual é?

– Para iniciar a brincadeira, o professor ou um aluno seleciona um objeto e o coloca dentro do armário ou de um saco plástico, sem que os alunos o vejam;

– Com a turma reunida, o professor fala uma função desse objeto, de forma genérica, e os alunos passam a tentar adivinhar qual objeto é;

– O professor irá anotar quais os palpites dos alunos no quadro;

– Os alunos, por sua vez, vão utilizando os palpites dos outros colegas para chegar à solução do desafio.

Aproveite a brincadeira para utilizar um objeto relacionado às disciplinas estudadas! Os alunos terão nessa brincadeira a possibilidade de construir conhecimentos juntos e ao mesmo tempo conhecerem melhor o material selecionado pelo professor.

2-9631809-9872447-9972600

Jogos de perguntas: Siglas e abreviações

Você sabe dizer o significado das siglas UNESCO, DETRAN, ONU e tantas outras? Essa brincadeira ajudará a memorizar as principais siglas e seus sifgnificados!

Característica do jogo:

Público alvo: Alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

Idade: A partir de 14 anos

Recursos: papel e caneta ou quadro, bolinha de papel. A brincadeira pode ser feita por grupos de alunos ou pelo professor e a turma.

Objetivos: a brincadeira pode ser feita a partir de um exercício proposto pelo professor ou por uma dinâmica. Essa brincadeira busca testar os conhecimentos dos alunos sobre as sigas, as abreviações e seus significados.

Passo a passo do jogo de perguntas: siglas e abreviações

– O professor selecionará trinta sigas e/ou abreviações e as anotará. Na sala de aula, ele poderá escrevê-las no quadro ou distribuir em uma folha impressa.

– Os alunos terão de dez a quinze minutos para preencherem os significados de todas as sigas.

– Depois de feitas as anotações, o professor pedirá aos alunos que se sentem em círculo.

– com a bolinha de papel na mão, o professor dá início à brincadeira. Ele jogará a bolinha para um aluno, que terá 10 segundos para falar uma sigla ou abreviação e o seu significado. Não poderão haver siglas ou abreviações repetidas.

– O aluno que ultrapassar o tempo sairá da roda, assim como aqueles que errarem.

Essa brincadeira pode ser utilizada como recurso para as aulas de Língua Portuguesa, geografia e História. Aproveite para ensinar aos alunos posteriormente sobre a história de cada sigla ou abreviatura!

3-6852210-6336410-5890279

Jogos de pergunta: você tem só uma chance

Esse jogo traz perguntas com respostas prontas. O professor deve selecionar temas da aula de Ciências e redigir perguntas simples, com três respostas. Esse jogo pode ser bem divertido e engraçado quando traz situações do dia a dia baseadas no conhecimento científico. Vamos lá!

Característica do jogo:

Público alvo: alunos do 6º ano do Ensino Fundamental

Idade: A partir de 11 anos

Recursos: perguntas a serem criadas pelo professor. Essas perguntas serão sobre um tema do conteúdo e trarão três respostas, que os alunos poderão escolher.

Exemplo: Se minha casa for invadida por gafanhotos, o que eu devo fazer? Você só tem uma chance! Alternativas: a. Chamar o corpo de bombeiros; b. colocar fogo nos gafanhotos; c. comprar inseticida.

Objetivos: testar a capacidade de reação dos alunos frente a emergências utilizando os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Passo a passo do jogo de perguntas: você só tem uma chance

– O professor deverá criar um banco de perguntas que mesclam situações cotidianas com o conteúdo estudado.Cada pergunta deverá ter três respostas, sendo duas absurdas e uma verdadeira.

– na sala de aula, o professor lê as perguntas e os alunos respondem em voz alta. Cada um tem apenas uma chance de responder.

Essa atividade possibilita ao aluno relacionar o conteúdo estudado com situações do dia a dia. Aproveite para dar boas gargalhadas com sua turma: nas alternativas, coloque situações engraçadas! Assim eles encontrarão a resposta correta mais rapidamente!

4-2760955-3935619-4786415

Brincadeiras de pergunta: big english

Esse jogo ajuda nas aulas de inglês. Ele é um desafio para a aquisição do vocabulário, pois possibilita ao aluno fazer a conexão entre a palavra em português com seu significado em inglês.

Característica do jogo:

Público alvo: alunos do 7º ano do Ensino Fundamental

Idade: A partir de 12 anos

Recursos: uma lista com palavras em inglês e suas correspondentes em português, caneta e papel. O professor terá apenas uma cópia dessa lista, que permanecerá com ele durante todo o jogo.

Objetivos: testar o nível de aquisição do vocabulário em inglês dos alunos.

Passo a passo do jogo de perguntas: Big English

– O professor coloca a turma em círculo e inicia a brincadeira. Ele pergunta aos alunos: “O que significa…”? E fala a palavra em inglês.

– Os alunos deverão escrever a palavra em uma pequena ficha e o seu significado ao lado;

– Ao final, o aluno que tiver mais acerto será o campeão do Big English.

Aproveite essa brincadeira para testar a escrita de palavras em inglês com seus alunos. Eles poderão ter pequenos erros de grafia e de tradução. Eis aí um excelente material para uma avaliação formativa!

5-2-4899695-5811611-8078602

Jogos de pergunta: que horas são?

Essa brincadeira é bem legal para aprender a olhar o relógio de ponteiros. Ela pode ser realizada com crianças bem pequenas e também maiores, mas que tenham dificuldades de ler as horas em relógios de ponteiros.

Característica do jogo:

Público alvo: alunos da educação infantil

Idade: A partir de 4 anos

Recursos: um  relógio confeccionado em cartolina ou papelão pelo professor. Ele pode convidar os alunos a participarem do processo.

Objetivos: verificar e ensinar a leitura das horas

Passo a passo do jogo de perguntas: que horas são?

– O professor produz em conjunto com os alunos o relógio de forma que os alunos compreendam a diferença entre os ponteiros de minutos, segundos e horas. Além disso, compreendem o sentido das marcações numéricas no relógio.

– Em posse do relógio, a professora irá perguntar aos alunos: que horas são?, mostrando no relógio uma marcação aleatória.

Essa atividade pode ser interessante para a transição da creche para a pré-escola, uma vez que os alunos precisam compreender a divisão de horários e memorizar os compromissos. Assim, podem ser utilizadas referências como: hora do almoço, hora do lanche, hora de chegar e sair da escola. Coloque sua criatividade para funcionar!

6-1-1150493-4877177-6226990

Jogos de perguntas: quem foi?

Estudar História não vai ser a mesma coisa depois dessa brincadeira. Tem alunos com grandes dificuldades em guardar nomes e ações dos personagens históricos. Com essa brincadeira, lembrar quem foi Pero Vaz de Caminha ou Camões vai ser muito mais fácil!

Característica do jogo:

Público alvo: alunos do 9º. Ano do ensino fundamental

Idade: A partir de 15 anos

Recursos: papel e caneta. A sala precisará estar organizada em círculo e os alunos cientes de que só poderão falar um por vez.

Objetivos: quem nunca se esqueceu dos nomes dos personagens históricos? Essa brincadeira pretende ajudar os alunos a assimilarem os nomes dos personagens históricos e seus feitos.

Passo a passo de: quem foi…?

– Essa brincadeira é ideal para ser realizada durante a preparação para o encerramento de bimestres ou semestres, quando as provas chegam. O professor deverá fazer uma lista de todos os nomes de personagens históricos que trabalhou, de forma a ter em mãos um bom acervo para utilizar durante a atividade;

– Com a sala em círculo, o professor deverá lançar um nome: “quem

foi…?”

– Os alunos se manifestarão informando os feitos históricos e a trajetória do personagem falado pelo professor.

– O aluno que mais tiver participações pode ser agraciado com algum benefício, como por exemplo um certificado de expert do jogo “quem foi…?”

8-4935684-1383569-7640164

Jogo de perguntas: quanto vale?

Ensinar nossos alunos sobre finanças é algo que precisa ser praticado cotidianamente na escola. A brincadeira “quanto vale” ajuda os alunos a se situarem na economia, pensando sobre gastos e preços das mercadorias. Além disso, ajuda os alunos a pensarem matematicamente sobre os princípios dos algarismos significativos.

Característica do jogo de perguntas:

Público alvo: alunos do ensino fundamental (todas as séries)

Idade: A partir de 12 anos

Recursos: fichas de papel comum, caneta, um panfleto de supermercado com figuras de produtos, mas com os preços rasurados ou cobertos. Os alunos deverão adivinhar qual o valor do produto.

Objetivos: essa atividade visa trabalhar os conceitos matemáticos e de economia, levando os alunos a se situarem no mercado de produtos de consumo e também empregarem os conhecimentos sobre algarismos significativos.

Passo a passo do jogo: quanto vale?

– O professor reúne a turma em pequenos grupos de 3 alunos. Distribui fichas onde os alunos deverão registrar os seus palpites.

– De posse do folheto, o professor exibe o produto e pergunta: “quanto custa?” E dá uma aproximação…Esse produto custa quatro reais e alguns centavos entre trinta e quarenta.

– os alunos deverão registrar seus palpites, com duas casas decimais de centavos.

– ganha aquele grupo que acertar mais palpites.

Aproveite essa atividade para orientar os alunos sobre comparação de preços e relação entre quantidade e valor do produto. É muito importante que eles aprendam sobre economia pessoal!

7-7241270-5253417-1491088

Jogos de perguntas: quem é esse na figura?

A memória visual é uma das características nata das pessoas. Mas nem sempre conseguimos associar um personagem histórico à sua fotografia, não é mesmo? Essa brincadeira ajudará seus alunos a descobrirem como era o rosto desses sujeitos históricos que tanto povoam seus livros!

Característica do jogo de perguntas:

Público alvo: alunos do 7º. Ano do ensino fundamental

Idade: A partir de 13 anos

Recursos: fichas de papel comum, caneta, fotografia de personagens históricos

Objetivos: É hora de conhecer quem é quem. Essa atividade tem por objetivo mostrar aos alunos as fotografias, figuras ou desenhos sobre os seus personagens históricos preferidos.

Passo a passo de: quem é esse na figura?

– O professor dispõem várias fotografias, desenhos ou gravuras de personagens presas no quadro. Se tiver projetor, poderá projetá-las em sala de aula. Ainda, deverá mostrar aos alunos uma lista de possíveis nomes das figuras, de modo que eles possam fazer a correspondência nome/pessoa

– os alunos se organizarão em grupos de 3 a 5 e terão um prazo de 5 minutos para analisar pelo menos 10 fotografias. Eles anotarão seus palpites nas fichas.

– ao final, a professora confere os nomes correspondentes às figuras e verifica qual foi a equipe ganhadora com maior número de acertos.

Essa atividade pode render boas gargalhadas por causa da surpresa dos alunos ao descobrirem como eram seus personagens históricos. Divirtam-se!

9-1124542-7547796-8585949

Jogo com perguntas: dominó das capitais

Para crianças do Ensino Fundamental I, uma das maiores dificuldades é assimilar qual o nome dos Estados brasileiros e das suas capitais, não é? Brincando de dominó das capitais todos irão interagir e aprender muito mais!

Característica do jogo com perguntas:

Público alvo: alunos do 4º. Ano do ensino fundamental

Idade: A partir de 10 anos

Recursos: fichas de papel comum com duas informações escritas: nome de uma capital aleatória e nome de um Estado aleatório. Nunca a capital e o Estado poderão coincidir na mesma ficha. Por exemplo: Minas Gerais (estado) e Porto Alegre(acapital) em uma mesma ficha.

Passo a passo do jogo: Dominó das capitais

– O professor confecciona junto com os alunos cartões contendo duas partes: em uma será escrito o nome de um Estado, e na outra parte, será escrito o nome de uma capital (não pode ser do mesmo Estado do cartão).

– Poderá haver mais de um dominó com o mesmo Estado;

– Os dominós serão distribuídos entre os alunos, que iniciarão a brincadeira.

– A professora perguntará: qual a capital de São Paulo? O aluno que estiver com o dominó com o Estado de São Paulo imediatamente se levantará e lerá qual a capital está escrivã em seu dado. Em seguida, ele lerá no mesmo cartão dominó, na outra parte, o nome de um novo Estado. O aluno que tiver o dominó com a capital desse Estado repetirá o processo.

Trata-se de uma brincadeira muito dinâmica e divertida. Realize essa atividade em dias em que a aula foi mais pesada, como forma de descontrair. Todos vão adorar!

10-2992936-8459233-9570201

Jogos de perguntas: Complete a frase

Completar a frase é um dos desafios mais instigantes para as crianças. A diversão fica maior ainda quando as frases dizem respeito a fatos do cotidiano, de situações que elas vivem no dia a dia mas que aparecem nos conteúdos escolares. Essa brincadeira ajuda as crianças a se relacionarem com o improviso mobilizando as estruturas de conhecimento adquiridas.

Característica do jogo de perguntas:

Público alvo: alunos do 6º. Ano do ensino fundamntal

Idade: A partir de 11 anos

Recursos: Quadro para anotações das respostas dos alunos, uma lista de frases a serem completadas elaborada pelo professor com base nos conteúdos. Por exemplo: “Um exemplo de mamífero é…”

Passo a passo do jogo: complete a frase

– O professor escreve uma frase no quadro e pede que os alunos a completem. Ele vai anotando os palpites;

– Em seguida, quando conseguir acumular cerca de cinco a sete respostas, ele deverá refletir com a turma quais delas são as corretas de acordo com o conteúdo visto.

Essa brincadeira tem como finalidade auxiliar os alunos na fixação dos conteúdos, principalmente de Ciências. Utilize-a sem moderação em datas próximas das avaliações. Os resultados serão excelentes!

Despedida

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Professores incríveis como você fazem a diferença nas nossas escolas e para nossas crianças!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ATIVIDADES RELACIONADAS

As atividades sobre o Dia da Consciência Negra para imprimir,...

As atividades de matemática na pré escola são uma ótima...

Incentivar os números para auxiliar no aprendizado das crianças pode...

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

As atividades sobre o Dia da Consciência Negra para imprimir,...

As atividades de matemática na pré escola são uma ótima...

Incentivar os números para auxiliar no aprendizado das crianças pode...

A busca por atividades de matemática ensino fundamental de qualidade...

As dinâmicas ensino fundamental representam ferramentas pedagógicas essenciais para educadores...

A escolha adequada de atividades ensino fundamental i representa um...