Brincar pode ser uma maneira divertida de aprender diferentes assuntos e até conhecer novas culturas mundo a fora. A cultura oriental é feita de muitos detalhes, e é interessante poder ensinar toda a história ou outros aspectos orientais através de brincadeiras que fazem sucesso em todo o mundo. Se tem criança ou adolescente em casa ou escola é interessante mostrar a eles algumas brincadeiras orientais que podem ser divertidas.
Atividades
10 Brincadeiras Orientais
Confira abaixo cerca de 10 brincadeiras orientais para brincar com os seus filhos, primos ou seus alunos. O importante é aprender e, claro, se divertir.
1°) Brincadeiras Orientais para Aprender: Jô-Quem-Pô
- Público alvo: Alunos de nível inicial ou primaria.
- Idade: Essa brincadeira poderá ser realizada em todas as idades.
- Recursos: Não é necessário muitos recursos, apenas o uso de suas mãos para poder fazer os movimentos com a mão do jô-quem-pô, mas claro, a brincadeira é realizada entre duas pessoas ou a mais.
- Objetivo: O objetivo da brincadeira é encontrar os vencedores da disputa pedra, papel e tesoura. Ela é feita para encontrar quais os ganhadores de uma disputa distinta ou para brincar entre amigos.
Passo a passo do Jô-Quem-Pô
- A brincadeira precisa ser realiza a partir de uma dupla, ou seja que o professor responsável deve colocar ambos alunos de frente um ao outro.
- A brincadeira consiste em cada um dos participantes devem jogar as suas mãos para a frente e então escolher qual será o elemento a ser representado em sua mão, seja pedra, papel ou a tesoura.
- A pedra é feita com a mão fechada, o papel é feito com a palma da mão aberta e a tesoura é feita com dedos indicador e médio estendidos.
- E tem as regras, pedra ‘quebra’ a tesoura, a tesoura ‘corta’ o papel e por fim o papel que irá ‘embrulhar’ a pedra.
2°) Jogos japoneses: Beigoma

- Público alvo: Geralmente o público alvo são meninos pequenos.
- Idade: Essa brincadeira poderá ser realizada a partir dos 6 anos.
- Recursos: Um pião normal, ou até mesmo um pião que é usado no Japão e conhecido pela criançada como Beyblade. Pode ser usado um barbante para os lançamentos dos piões, ou um disparador especial para esse jogo.
- Objetivo: O objetivo da brincadeira é encontrar os vencedores da disputa entre os beyblade, onde as crianças lançam seus piões e o que ficar mais tempo rodando no local específico será o vencedor.
Passo a passo da Beigoma
- A brincadeira precisa ser realiza a partir de uma dupla e a mesma terá um pião ou mais em sua mão como for determinado logo no início da competição.
- Cada jogador deve lançar o seu pião em um local a qual foi escolhido para a realizar a competição a partir de um barbante e ou com outros disparadores.
- Ao lançar o pião deve fazer com que fique a mais tempo rodando do que o do outro competidor, sendo que se o pião permanecer rodando por mais tempo será escolhido como o vencedor.
3°) Brincadeiras Orientais para Aprender: Otedama

- Público alvo: Meninas e meninos que sejam pouco mais velhos.
- Idade: Essa brincadeira poderá ser realizada a partir dos 6 anos.
- Recursos: Pegue pedaços de pano para compor pequenos sacos e coloque feijão ou outros itens para dar peso, costure-os ou então os feche com barbantes e linhas criando uns pequenos saquinhos.
- Objetivo: O objetivo da brincadeira é fazer uma vasta quantidade de movimentos enquanto um dos saquinhos está no ar. Ao jogar é necessário pegar os outros sacos e fazer os movimentos distintos.
Passo a passo da Otedama
- A brincadeira precisa ser realiza a partir de uma dupla e a mesma terá um conjunto de saquinhos na sua mão.
- O otedoma pode ser feito de maneiras distintas, mas a brincadeira típica é jogar um dos seus saquinhos para cima
- Enquanto ele está sendo lançado deverá fazer um monte de movimentos com os outros saquinhos que ficaram abaixo, aos jogadores que fizeram mais movimentos enquanto o seu outro saquinho estiver no alto poderá ser determinado como o ganhador daquele jogo.
4°) Brincadeiras Orientais para Aprender: Tako-age
- Público alvo: Meninas e meninos que sejam de fato mais velhos.
- Idade: Essa brincadeira poderá ser realizada a partir do 10 anos.
- Recursos: Para criar sua pipa é possível usar hashis descartáveis e um saco de nylon de lixo. A pipa ou kite poderá ter qualquer tipo e formato desejado, sendo diferente das mais vistas no nosso país.
- Objetivo: O objetivo da brincadeira é se divertir e colocar sua pipa em evidência diante de outras pessoas. O interessante é deixar as pipas o mais alto possível e controlá-las através das linhas presas.
Passo a passo da Tako-age
- A brincadeira é simples e não há necessidade para outros jogadores, pois pode ser realizada isoladamente.
- As crianças ou o adulto pode criar a pipa que desejar e em um local aberto com boa presença de vento poderá lançar a pipa, podendo também puxar ou afrouxar com as linhas presas a pipa do qual permitirá pegar mais força e direção para os locais que o vento carregar.
- Quando mais alto, mais legal será localizar a sua pipa. Crie uma bem divertida para criar um efeito diferente no céu.
5°: Brincadeiras Orientais para Aprender: Desenho cabra-cega
- Público alvo: Pode ser feita por todas as meninas e os meninos.
- Idade: A brincadeira poderá ser feita a partir de 6 anos de idade.
- Recursos: Um cartaz que permita colar as partes de um corpo e as folha para desenhar as partes. Além disso, uma renda para que as pessoas tenham seus rostos vendados para iniciar a brincadeira.
- Objetivo: O objetivo da brincadeira é montar um rosto a partir de peças de rostos que foram criadas, mas o detalhe principal é ter os olhos vendados para deixar as montagens muito mais divertidas.
Passo a passo do Desenha da Cabra-cega
- A brincadeira é simples e ainda divertida, pode ser feita por um grupo de pessoas onde todos terão que montar um rosto com as peças que forem disponibilizadas na sua vez.
- Com os rostos vendados as pessoas terão que montar o rosto no painel sem ver qual a peça ou qual o formato do rosto disponível.
- Não há vencedores, apenas a diversão em montar um rosto divertido e que todos vão dar muitas risadas devido as trabalhadas diante dos olhos vendados por um lenço ou um outro pano.
6°: Brincadeiras coreanas para Aprender: Gangorra Coreana
- Público alvo: O público alvo dessa brincadeira são as mulheres.
- Idade: A brincadeira é feita entre mulheres a partir de 10 anos.
- Recursos: É preciso ter uma gangorra por perto ou no caso criar a sua a partir de uma madeira grande e lisa que ficará apoiada sobre um toco de madeira no centro, além de outra pessoa para brincar.
- Objetivo: O objetivo da brincadeira não é sentar na gangorra, mas ficar em pé e pular em sua extremidades o que acaba fazendo que a pessoa do outro lado seja impulsionado para cima pelo parceiro.
Passo a passo da Gangorra Coreana
- A brincadeira pode ser um pouco difícil, pois no Brasil as gangorras são usadas sentadas, mas a típica da Coréia faz as mulheres ficarem em pé sobre as extremidades da gangorra.
- Tanto uma a pessoa que irá impulsionar com a outra devem estar em pé.
- Uma delas fará o movimento de pulo na gangorra impulsionando a outra pessoa ser lançada para cima como em um salto e quando voltar para o mesmo.
- As brincadeiras podem ser arriscada, mas é muito divertida entre mulheres.
7º: Brincadeiras Orientais para Aprender: Go ou Baduk
- Público alvo: O público da brincadeira são homens e mulheres.
- Idade: Pode ser realizada em qualquer idade a partir de 10 anos.
- Recursos: A brincadeira é um xadrez típico dos países orientais, e é por isso que ocorre a necessidade de usar um tabuleiro feito de madeira ou outro material, além pequena peças para movimentar.
- Objetivo: O objetivo da brincadeira é fazer com que os jogadores de fato exercitem a sua mente e possam criar estratégias para que as suas peças simulem quase que uma batalha pelo seu território.
Passo a passo Go ou Baduk
- A brincadeira exige que duas pessoas brinquem.
- Com um tabuleiro e peças (ou pedras) nas cores pretas e brancas é necessário ter as peças espalhadas no tabuleiro quadriculando, simulando uma espécie de batalha por território em um espaço limitado.
- As pedras não devem se mover, apenas colocadas e retiradas.
- O seu objetivo na brincadeira Go é criar um território maior e evitar que o seu concorrente tenha um amplo crescimento no seu território para que não saia vencedor dessa batalha.
8º: Brincadeiras do japão para Aprender: Hanetsuki

- Público alvo: O público da brincadeira são homens e mulheres.
- Idade: Pode ser realizada em qualquer idade a partir de 06 anos.
- Recursos: A brincadeira é feita por uma peteca típica do Japão e a mesma pode ser feita com auxílio de madeira e panos. Ela é quase um leque e tem um taxo de madeira para ter um bom movimento.
- Objetivo: O objetivo da brincadeira é se divertir ao lado de todos os seus amigos, sendo que a peteca com taxo de madeira deve ter uma boa movimentação para jogar o item chamado badminton.
Passo a passo do Hanetsuki
- A brincadeira não exige que mais pessoas brinquem com a pessoa, devido a possibilidade de pegar sua própria peteca ou no caso, hanetsuki, para poder jogar para cima o item chamado de badminton.
- A ideia é que a pessoa comece a jogar para cima o badminton e não deixe ele cair ao chão.
- Faça manobras e movimentos distintos que permitem a brincadeira ficar ainda mais emocionante com o item voando mais alto.
9°: Brincadeiras Orientais para Aprender: Kendama

- Público alvo: O público da brincadeira são homens e mulheres.
- Idade: Pode ser realizada em qualquer idade a partir de 06 anos.
- Recursos: A brincadeira pode ser feita com uma potes de plástico, barbante e também uma bola pequena que juntos permite criar o típico bilboquê. Além de um pedaço de madeira para o manuseio.
- Objetivo: O objetivo da brincadeira é colocar a bolinha desse seu bilboquê em cima. Ao mexer a bola que está no barbante ela deve ficar em cima do brinquedo. A brincadeira é de fato interessante.
Passo a passo do Kendama
- A brincadeira não exige que mais pessoas brinquem com a pessoa.
- Pegue o cabo com o polegar e o indicador para que colocar sua bola logo em cima do brinquedo, ou no caso, no orifício central que está ligando a corda com o suporte.
- O movimento é contínuo até conseguir o feito de colocar a bolinha em cima do brinquedo, na sua região central.
10°: Brincadeiras Orientais para Aprender: Undokai
- Público alvo: O público da brincadeira são homens e mulheres.
- Idade: Pode ser realizada em qualquer idade a partir de 10 anos.
- Recursos: A brincadeira não precisa de materiais mais intensos, é pelo fato de ser uma chincana com diferentes itens. Ou seja, terá o uso de itens aleatórios como cordas, garrafas e assim em diante.
- Objetivo: O objetivo da brincadeira é realizar um competição bem grande entre a família e amigos, e a equipe que se sobressair será a campeã. A ideia é movimentar e também se divertir com todos.
Passo a passo do Undokai
- A brincadeira exige que um grupo de pessoas participem, por se tratar de uma gincana.
- A corridas de crianças com saco na cabeça e imitando pequenos gatinhos que devem seguir o som do tambor feito na lata, pescar garrafas e muitas outras brincadeiras
FIM
Obrigado por ter lido até aqui. Selecionar essas brincadeiras foi divertido e fez parte de um dos primeiro projetos que realizei aqui no blog. Postar eles reunidos agora da um “Q”de dever realizado, embora ainda tenho a pretensão de postar muito material referente a cultura coreana.