A place where you need to follow for what happening in world cup

Mentes mais brilhantes da astronomia – Ptolomeu

0 86

Claudius Ptolemaios, ou simplesmente Ptolomeu ou Ptolomeu (latim: Claudius Ptolomeu; Grego: Κλαύδιος Πτολεμαῖος; Romaniz.: Klaúdios Ptolemaios; 90-168), era um cientista grego que vivia em Alexandria, uma cidade do Egito. Ele é reconhecido por seu trabalho em matemática, astronomia, geografia e cartografia. Ele também fez um trabalho importante em ótica e teoria musical.

Na época de Ptolomeu, os estudos tendiam a misturar ciência e misticismo. A astrologia se preocupava com o estudo da posição e do movimento dos corpos celestes, mas também com a conexão de sua posição com a adivinhação. Por causa disso, séculos depois houve a necessidade de separar os componentes científicos e místicos, e o termo “astronomia” foi criado para se referir apenas ao estudo do componente científico. Foi exatamente isso o que aconteceu com a química, que rompeu com a alquimia pelos mesmos motivos. Por outro lado, a astronomia, uma ciência, é estudada de maneira muito diferente da perspectiva atual da astrologia, uma crença.

O grande mérito de Ptolomeu consistiu em criar um sistema geométrico-numérico baseado nas tabelas de observação da Babilônia, baseadas no sistema mundial de Aristóteles, para descrever os movimentos do céu.

Ptolomeu na astrologia e astronomia

O mapa de Ptolemeu, reconstituído da sua obraGeografia (ca. 150), indicando as nações “Sérica” e “Sinas” (China) à direita, além da ilha Taprobana (Seri Lanca) e a “Quersoneso Áureo” (península do Sueste Asiático). Este mapa usa a projeção cônica equidistante meridiana, inventada por Cláudio Ptolomeu
A sua obra mais conhecida é o Almagesto (que significa “O grande tratado”), um tratado de astronomia. Esta obra, a síntese dos trabalhos e observações de Aristóteles, Hiparco, Posidônio e outros, é uma das mais importantes e influentes da Antiguidade Clássica, são treze volumes com tabelas de observações de estrelas e planetas e com um grande modelo geométrico do sistema solar, baseado na cosmologia aristotélica.

Nela está descrito todo o conhecimento astronómico babilónico e grego e nela se basearam as astronomias árabes, indianas e europeias até o aparecimento da teoria heliocêntrica de Copérnico. No Almagesto, Ptolomeu apresenta um sistema cosmológico geocêntrico, isto é a Terra está no centro do Universo e os outros corpos celestes, planetas e estrelas, descrevem órbitas ao seu redor.

Estas órbitas eram relativamente complicadas resultando de um sistema de epiciclos, ou seja círculos com centro em outros círculos. Ptolomeu foi considerado o primeiro “cientista celeste”. No entanto, Ptolomeu foi duramente criticado por alguns cientistas, como Tycho Brahe e Isaac Newton, sendo acusado de não ter realizado nenhuma observação astronómica, mas apenas plagiado dados de Hiparco, entre outras acusações.

Um legado que dura séculos

Apesar da destruição da Biblioteca de Alexandria, o Almagesto foi preservado, assim como outros textos da Grécia antiga, por meio de manuscritos arábicos, e foi encontrado no Irã em 765 Segundo J. M. Ashman, que traduziu o Tetrabiblos em 1822, o Almagesto foi traduzido para o árabe em 827[2] Gerardo de Cremona (1114–1187) traduziu para o latim uma cópia do Almagesto deixada pelos árabes em Toledo, na Espanha.

Mentes mais brilhantes da astronomia - Ptolomeu

É no trabalho de Ptolomeu, citando o trabalho de Hiparco, que aparecem as 48 constelações que ficaram conhecidas como as Constelações Clássicas. Todas elas, menos uma, ainda são parte da lista atual de constelações oficiais da União Astronômica Internacional.

A representação geométrica do sistema solar de Ptolomeu, com círculos, epiciclos e equantes permitia predizer o movimento dos planetas com considerável precisão e foi utilizada até o Renascimento no século XVI.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossa revisão sobre uma das maiores mentes da astronomia e quer continuar encontrando mais material de ensino de todas as disciplinas, aproveite para ler mais do Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.