Mas afinal, como se forma uma tempestade? Quando se trata de tempestades, há muitos processos envolvidos, pois todas têm em comum o fato de possuírem mecanismos de levantamento e umidade suficiente.
Nuvens se formam quando o ar úmido fica frio para reter todo o vapor d’água (100% de umidade relativa), fazendo com que o vapor d’água se condense em gotículas ou nuvens. As nuvens são necessárias para a formação de tempestades.
As diferentes formas de elevação de uma massa de ar (para resfriá-la) incluem frentes quentes e frias, mas também afloramentos orográficos (morros e montanhas), convergência (baixa pressão ou vale), convecção (aquecimento desigual da superfície do solo), e mistura turbulenta (ventos fortes em terrenos acidentados criam redemoinhos que levantam o ar).
Atividades
Estabilidade atmosférica
Durante a condensação, o calor latente (calor armazenado no vapor de água) é liberado, fazendo com que o pacote de ar elevado resfrie mais lentamente. Se esse pacote de ar subir continuamente, pode eventualmente subir até um ponto em que se torna mais quente do que a atmosfera circundante.
Neste ponto (conhecido como nível de convecção livre), o pacote sobe por conta própria devido à flutuabilidade. Se o pacote subir alto o suficiente, ele pode criar uma nuvem cumulonimbus e uma tempestade pode ocorrer.
Nuvens nimbostratus
Em uma tempestade de nuvens nimbostratus, a massa de ar deve ser muito úmida. Este tipo de nuvem é geralmente visto em uma frente quente (borda de recuo de uma massa de ar frio). Nesse ponto, o ar quente se move contra a borda de fuga da massa de ar frio e sobe. Devido à inclinação da face final, esse tipo de levantamento pode criar uma nuvem generalizada que pode ter até 20.000 pés de espessura.

Certamente não espesso o suficiente para produzir uma tempestade, mas espesso o suficiente para produzir precipitação moderada a forte em raras ocasiões.
Quanto tempo leva para uma tempestade se formar?
Quando as condições são favoráveis, elas costumam ocorrer e se desenvolver muito rapidamente. Alguns sistemas duram várias horas e criam várias tempestades ou células ao longo de seu ciclo de vida. Em muitos casos, a umidade necessária para aquecer uma tempestade é, na verdade, fornecida por uma massa de ar que se move através de uma área específica. Vamos conhecer os principais tipos:
- Os diferentes tipos: nuvens nimbostratus, tempestades de verão e muito mais;
- Os mecanismos por trás da formação: Elevação do ar, condensação e liberação de calor latente;
- As etapas do ciclo de vida: cumulus, maduro e dissolução;
- Fatores que influenciam a formação: umidade, temperatura e estabilidade atmosférica;
- O impacto no meio ambiente: precipitação, raios, ventos fortes e outros fenômenos.
Períodos de chuva merecem maior atenção para garantir proteção e impedir potenciais acidentes em meios urbanos e no meio ambiente.
Quais são as fases de uma tempestade?
A maioria se formam em três estágios: o estágio cumulus quando as nuvens de tempestade se formam, o estágio maduro quando ela está totalmente formada e, então, o estágio de dissolução quando é enfraquecida e se desfaz.
Quando o ar quente e úmido se move para cima em uma corrente ascendente, aglomerados inchados podem se formar na atmosfera.
Por que as tempestades se formam no verão?
Elas ocorrem quando o ar quente e úmido sobe rapidamente para a atmosfera. Conforme o ar sobe, ele esfria e a umidade se condensa e cai de volta ao solo como precipitação. As tempestades são alimentadas pelo calor e pela umidade, razão pela qual a atividade das chuvas é maior durante o verão.
Tudo para a sala de aula!
Se você gostou de aprender mais sobre e quer encontrar ainda mais infográficos e diversos tipos de material de ensino, aproveite as publicações do Minhas Atividades e tenha tudo para a sala de aula em um só lugar.