Siga nossas redes sociais:
Search
Search
Close this search box.
Enchentes Rio Grande do Sul: entenda o que está acontecendo no estado e saiba como ajudar!

Enchentes Rio Grande do Sul: entenda o que está acontecendo no estado e saiba como ajudar!

No dia 29 de abril, fortes chuvas atingiram o estado e em decorrência deste fator, enchentes Rio Grande do Sul começaram a se tornar um verdadeiro problema para milhares de gaúchos. O problema é causado por algumas características que infelizmente se juntaram e estão prejudicando a região gravemente, sendo um fator para o Governo ter decretado estado de calamidade.

Como bem sabemos, o Brasil tem enfrentado trocas de temperaturas constantes e com muita frequência vemos que regiões como o Sudeste e Centro-Oeste tem lidado com o problema de calor intenso e que vai continuar até a próxima semana. Este é um dos fatores que pode ter corroborado para causar os níveis de enchentes Rio Grande do Sul que estamos observando através dos principais meios de comunicação.

O que está acontecendo no Rio Grande do Sul?

Atualmente, enchentes tem afetado o estado do Rio Grande do Sul e isto se deve ao fato de mudanças climáticas terem ocorrido no dia 29 de abril de 2024. As chuvas intensas não desapareceram como esperado e a quantidade de milímetros foi acima do esperado, chegando a 200 mm e 300 mm, conforme explica o Inmet. Em questão de 3 dias apenas, as chuvas chegaram a 258,6 mm na capital Porto Alegre, prejudicando muitas pessoas que vivem na região.

No entanto, tudo o que estamos vendo tem decorrência a uma série de fatores climáticos e geográficos, e vamos entender melhor o que tem acontecido através do infográfico exclusivo desenvolvido pelo Minhas Atividades. Veja os motivos das enchentes estarem acontecendo no estado:

Neste infográfico, incluímos informações relevantes a respeito das enchentes que tem afetado o Rio Grande do Sul e quais os motivos para estes problemas estarem acontecendo. Você tem a oportunidade de fazer o download do nosso conteúdo para divulgá-lo nas redes sociais e auxiliar no compartilhamento de informações verdadeiras para disseminar as fakes news!

Quando as enchentes Rio Grande do Sul vão acabar?

As chuvas podem dar uma trégua no dia 12 de maio, domingo, porém até a data é estimado que as chuvas continuem caindo intensamente. Justamente por este motivo, é indispensável se manter protegido e em local seguro, e caso a enchente atinja onde você mora, pegue os seus pertences e os bichinhos de estimação se tiver, para ficar em uma região que não está sendo afetada. Se mantenha atualizado também pelo site e redes sociais da Defesa Civil RS:

enchentes
rio grande do sul
Fonte Reprodução: @DefesaCivilRS pelo X.

É indispensável também que os moradores do Rio Grande do Sul, coloquem documentos e pertences de valor em sacos plásticos. Dessa forma, torna-se possível proteger estes itens para não serem perdidos caso seja obrigatório sair de casa.

Como podemos ajudar o Rio Grande do Sul?

Podemos ajudar o RS através de doação de qualquer valor ao pix 92.958.800/0001-38, com destino à instituição Banrisul. Se você vive no exterior, mas quer auxiliar o estado a se reerguer, seguem os principais dados divulgados pela Secretaria da Educação do estado:

  • Zona do Euro 
    Banco Standard Chartered
    Bank Frankfurt
    Swift: SCBLDEFX
    Conta: 007358304;
  • Zona do Dólar
    Banco Standard Chartered
    Bank New York
    Swift: SCBLUS33
    Conta: 3544032986001;
  • Informe o código IBAN: BR5392702067001000645423206C1
  • Nome: Associação dos Bancos de RS
  • CNPJ: 92.958.800/0001-38.

Além de auxiliar às pessoas por doações de valores, você também consegue enviar pelos correios diversos mantimentos que incluem água potável, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal, assim como ração para gatos e cães, roupas de cama e banho e vestuário também. Confira alguns vídeos atualizados sobre o assunto:

Para ajudar no resgate dos animais que estão ilhados ou perdidos por conta da enchente no RS, anote este pix 54.465.282/0001-21. A GRAD Brasil é uma importante ONG que atua para encontrar os bichinhos que se encontram em situações de desastres naturais. Caso não seja possível enviar nenhum valor por pix, é fornecido também um link para fazê-lo através do cartão de crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ATIVIDADES RELACIONADAS

As dinâmicas são ferramentas valiosas para o desenvolvimento integral das...

O papel da dinâmicas para catequese são para aumentar o...
As dinâmicas para célula tem a função de unir pessoas...

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

As dinâmicas são ferramentas valiosas para o desenvolvimento integral das...

O papel da dinâmicas para catequese são para aumentar o...
As dinâmicas para célula tem a função de unir pessoas...

Mas afinal como se forma uma tempestade Quando se trata...

Diferentes fontes de energia são utilizadas diariamente cada tipo de...

O trânsito caótico das grandes cidades não o convida a...