A place where you need to follow for what happening in world cup

Mentes mais brilhantes da astronomia – Nicolau Copérnico

0 103

Nicolau Copérnico foi um matemático, astrônomo, médico e cônego da Igreja Católica. Autor de uma das hipóteses científicas mais importantes: a teoria heliocêntrica, que colocava o Sol no centro do sistema solar.

Ele explicou o ciclo das estações e a localização diferente das estrelas nos hemisférios. Também detalha os movimentos da terra, da lua e dos planetas.

Biografia de Nicolau Copérnico

Nicolau Copérnico nasceu em 19 de fevereiro de 1473 em Torun, Polônia. Ela era a caçula de quatro filhos de um casal de tradicionais empresários da região em situação econômica privilegiada. Copérnico perdeu seu pai quando tinha 10 anos e foi criado pelo tio Lucas Watzelrode, o futuro bispo de Ermlend. Quando completou 18 anos, ingressou na Universidade de Cracóvia, então capital da Polônia, centro cultural e financeiro da região.

A instituição era conhecida por estudar matemática como base da astronomia e recebia muitos alunos da Itália, Alemanha, Suíça e Suécia. O latim foi a língua adotada para a comunicação nas aulas e nos livros, sendo um conhecimento essencial para as pessoas instruídas.

Aos 24 anos, Copérnico partiu para a Itália para estudar direito canônico na Universidade de Bolonha por três anos. Em 1501 voltou à Polónia, foi ordenado sacerdote e, a conselho de seu tio, foi nomeado cônego da Catedral de Frauenburg. Aos 30 anos voltou para a Itália e estudou matemática e medicina nas universidades de Ferrara, Pádua e Roma.

Mentes mais brilhantes da astronomia - Nicolau Copérnico

Durante esse tempo, Copérnico começou seus estudos mais profundos do universo. Ele retornou à Polônia em 1506 e residiu na Catedral de Frombork, usando a torre da basílica como o principal observatório enquanto desenvolvia a teoria revolucionária do universo. Mais tarde, o local foi batizado de “Torre de Copérnico”. O astrônomo polonês desenvolveu e usou instrumentos feitos por ele mesmo para suas observações.

Teoria do Heliocentrismo

A corrente de pensamento da época, a teoria geocêntrica de Ptolomeu, indicava que a Terra era um planeta estático no centro do universo e que todos os corpos celestes giravam em torno dele. Copérnico contradisse essa teoria, afirmando que o sol era o centro do universo.

Em sua imaginação, a Terra girava em torno do Sol e demorava o tempo correspondente ao ano terrestre. Ele também concluiu que a sequência de dias e noites deve ser causada pelo movimento constante da terra ao seu redor. Suas ideias contradiziam os conceitos que então orientavam a filosofia, a ciência e a religião; é visto como um insulto à Igreja. Em 1512, Copérnico publicou The Little Commentary, obra que dividia opiniões, causando polêmica e total descrédito em alguns, enquanto espanto e admiração em outros.

O astrônomo continuou suas observações e investigações, concluídas em 1530 e inéditas até 1543, por medo de perseguições religiosas. A obra final constou de 6 volumes e foi intitulada “Das revoluções das esferas celestes”, considerada uma das mais importantes do Renascimento e um marco da revolução científica. Ele caiu nas mãos do astrônomo pouco antes de sua morte e foi publicado com acréscimos e alterações sem seu consentimento prévio. Embora a teoria heliocêntrica tenha sido uma descoberta incrível e visionária sobre o sistema solar, ela não foi devidamente avaliada na época.

Somente após as contribuições de Kepler e Galileo Galilei esse conhecimento foi oficialmente reconhecido. Copérnico passou o resto de sua vida observando as estrelas e praticando medicina esporadicamente para ajudar os menos afortunados.

Nicolau Copérnico morreu de derrame em 24 de maio de 1543 em Frauenberg. Seus restos mortais foram encontrados em uma tumba sob o altar mais alto do templo da Catedral de Frombork, no norte da Polônia.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossa revisão sobre uma das maiores mentes da astronomia e quer continuar encontrando mais material de ensino de todas as disciplinas, aproveite para ler mais do Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.