Isaac Newton nasceu na Inglaterra em 25 de dezembro de 1642, ano da morte de Galileu. Existe controvérsia sobre a data de nascimento de Newton, alguns livros dizem que ele nasceu em 4 de janeiro de 1643. No entanto, isso se deve à substituição do calendário juliano, iniciado em 46 aC. C. Apresentado pelo Imperador Romano Júlio César e pelo Papa Gregório XIII. Foi introduzido em 15 de outubro de 1582.
Atividades
Reconhecendo contribuições históricas
Em uma carta de 1676 a Robert Hooke (1635-1703), Newton escreveu: “Se olhei mais longe, é porque me sentei nos ombros de gigantes”, reconhecendo humildemente a contribuição daqueles que vieram antes dele.
Ele se formou em 1665 com um diploma de bacharel em artes. No mesmo ano, a Inglaterra foi atingida pela Peste Negra ou Peste Bubônica e várias instituições foram fechadas, incluindo a Universidade de Cambridge. Então Newton foi forçado a voltar para sua fazenda. Durante esse período de isolamento, ele teve a oportunidade de buscar soluções para todas as questões que havia se levantado após estudar em Cambridge. Newton viveu na casa de sua mãe de 1665 a 1667. Esta praga matou cerca de 200 milhões de pessoas em toda a Europa.
Na fazenda de sua mãe, ele estava desenvolvendo a lei da gravidade universal quando viu uma maça cair no chão. Muitos romantizam essa história, dizendo que a maçã caiu em sua cabeça. William Stukeley (1687-1765), amigo de Newton, escreveu um livro em 1752 em memória de seu amigo. O livro, intitulado “Memórias de Sir Isaac Newton” (Memórias de Sir Isaac Newton), conta o que aconteceu. O próprio Newton explicou como aquele dia aconteceu. Newton apenas a viu cair no chão. Essa história pode ser encontrada no livro “Memórias de Sir Isaac Newton”.
Não há registros históricos que comprovem se a maçã realmente caiu na sua cabeça
Em 1666, quando Newton viu a maçã cair, ele começou a se perguntar por que a maçã caiu no chão e não cresceu. Pode parecer uma pergunta estúpida, mas com isso ele desenvolveu a teoria da gravidade universal. Se existe uma força que pode fazer a maçã cair da árvore, existe uma que pode ser aplicada à lua e a tudo no céu. Foi nesse ponto que ele decidiu investigar a atração e ver se havia alguma explicação para o movimento em si.
Com isso, ele escreveu o livro “Princípios matemáticos da filosofia natural” e descreve neste livro a lei da gravitação universal da seguinte forma:
A lei consiste em uma força atrativa que atua entre os objetos devido à sua massa. Quanto maior a massa de um objeto, maior a força de atração; esta gravitação mantém o universo unido. Por exemplo: o sol permite que os planetas permaneçam em sua órbita. Outro exemplo: a Terra mantém a lua em sua órbita. E assim por diante com as outras estrelas celestes. Sempre há uma força atuando em um corpo.
Quando uma simples maçã cai na terra, ela é atraída pela massa do planeta terra, que é infinitamente maior que a maçã, Newton, que observou esse fenômeno, formulou a teoria da gravidade: “Todos os objetos no universo puxam todos os outros objetos com um. dirigido à força “, d. H. quanto maior o objeto, maior sua atração.
O método geométrico
Newton desenvolveu um método geométrico que nos permitiu ajustar a tensão observando as órbitas dos cometas em uma parábola. Seu colega Edmond Halley (1656-1742) usou a teoria parabólica de Newton e calculou as órbitas de 24 cometas. Um desses cometas foi o famoso cometa Halley. Halley estimou seu retorno em 1758. Acontece que o cometa recebeu seu nome desde então. Pena que Edmond Halley não viveu mais para ver seu nome em um cometa.
Tudo para a sala de aula!
Se você gostou de nossa revisão sobre uma das maiores mentes da astronomia e quer continuar encontrando mais material de ensino de todas as disciplinas, aproveite para ler mais do Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.