A place where you need to follow for what happening in world cup

Mentes mais brilhantes da astronomia – Hiparco

0 87

Hipparchos (grego clássico: Ίππαρχος; Romaniz.: Hipparkhos; 190 aC – 120 aC) foi um astrônomo grego, engenheiro mecânico, cartógrafo e matemático da escola alexandrina, nascido em 190 aC. C. Dia da Turquia. Ele viveu em Alexandria e foi um dos grandes expoentes da escola alexandrina em termos de sua contribuição para a mecânica. Ele trabalhou principalmente em Rodes (161-126 aC).

Fundador da astronomia científica

Hoje ele é considerado o fundador da astronomia científica e também é conhecido como o pai da trigonometria porque desenvolveu uma tabela trigonométrica de valores de vários ângulos usando a ideia pioneira da Babilônia dos Hippsículas (180 aC), o círculo. Divida em 360 partes iguais (140 aC) e divida o grau em sessenta minutos a sessenta segundos.

Ele viveu nesta universidade durante um período posterior da Idade de Ouro da produção matemática, ele conheceu Euclides, Apolônio, Eratóstenes e Arquimedes e entrou em declínio depois disso, mas ele foi sem dúvida um grande astrônomo e morreu em Rodes. Ele não apenas produziu algo inovador como a mesa de barbante, mas também inventou um método para resolver triângulos esféricos.

Na astronomia, ele é visto como uma figura de transição entre a astronomia babilônica e o trabalho de Ptolomeu. Ele trouxe o conhecimento babilônico da gradação sexagesimal do círculo para a Grécia e de lá definiu a rede de paralelos e meridianos do globo. Ele se distinguiu pelo rigor de suas observações e pela certeza de suas conclusões.

Ele fez descobertas fundamentais para a astronomia: rejeitou a teoria heliocêntrica de Aristarco de Samos e desprezou os ensinamentos da astrologia; ele criticou o trabalho geográfico de Eratóstenes e aplicou princípios matemáticos estritos para localizar pontos na superfície da Terra.

Grandes contribuições

Suas contribuições para a astronomia incluem a organização de dados empíricos dos babilônios, melhorias em importantes constantes astronômicas, como a duração do dia e do ano com uma aproximação de 6min30s, a elaboração do primeiro catálogo de estrelas da história com cerca de 850 estrelas e a impressionante descoberta da precessão dos equinócios, o movimento cíclico ao longo da eclíptica na direção oeste, que é causado pela ação do sol e da lua na direção do eixo de rotação da Terra e dura cerca de 26.000 anos.

Mentes mais brilhantes da astronomia - Hiparco

Foi Hipparchus quem introduziu o conceito de tamanho, que está associado ao brilho aparente (em vez de dimensões) das estrelas. Ele chamou as estrelas mais brilhantes de “primeira magnitude” e assim ultrapassou as estrelas mais escuras no limite da visibilidade humana, as estrelas de “sexta magnitude”. Nasceu em seu primeiro catálogo de estrelas, o conceito de grandeza.

Um inventor bem sucedido

Ele inventou uma dioptria especial (também chamada de bastão de James), que era uma régua graduada com um guia e um cursor que era usado para medir ângulos. Ele o usou para medir o diâmetro aparente do sol e da lua e para determinar as coordenadas celestes das estrelas.

Ele criou o primeiro astrolábio, um instrumento usado para medir a distância angular de cada estrela do horizonte (150 aC). Ele criou o sistema de localização calculando a latitude e a longitude e dividiu o então conhecido mundo habitado em zonas climáticas. Para a cartografia, ele criou um método de projeção estereográfica.

Hiparco também obteve o valor correto de 8/3 para a relação entre o tamanho da sombra da terra e o tamanho da lua e também que a lua tinha 59 vezes o raio da terra; o valor correto é 60. Você encontrou a duração do ano com uma taxa de erro de 6 minutos.

Segundo historiadores, Hiparco se dedicou a estudar a lua até o fim de sua vida, prevendo eclipses futuros por 600 anos.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossa revisão sobre uma das maiores mentes da astronomia e quer continuar encontrando mais material de ensino de todas as disciplinas, aproveite para ler mais do Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.