Quando se deve iniciar a introdução alimentar?

Saiba quando se deve iniciar a introdução alimentar!

0
Avalie este artigo!

Baixe nossas atividades em alta qualidade!

Quando se deve iniciar a introdução alimentar, é uma questão que pode contribuir para deixar muitas mães de primeira viagem confusas e sem um bom direcionamento. É importante que as explicações sejam concisas, e descomplicadas para ajudá-las a iniciar esta rotina na vida de seu pequeno.

Qual a idade correta para começar a introdução alimentar do bebê?

A partir dos seis meses de vida pode-se alimentar os bebês com alimentos específicos. Antes deste período é interessante observar que, as enzimas intestinais, tampouco as bactérias da região não se encontram preparadas para dissolver sódio e nem absorver os nutrientes necessários. Por esta razão, não se deve iniciar a introdução alimentar antes do período recomendado pelo médico pediatra ou nutricionista.

A partir dos seis meses, os bebês ficam interessados naquilo que sua mãe come. Além disso, conseguem sentar sem apoio, podem segurar os objetos por conta própria e não possuem mais o reflexo de protrusão. Sinais como este devem ser observados pelos pais do bebê ao decorrer de seu desenvolvimento.

Alimentos para a introdução alimentar

Escolha entre almoço e jantar para oferecer a papinha ao bebê. É ideal, inclusive, que esta refeição seja bem molinha com textura de um purê de batatas. Além disso, é interessante que contenha sempre alimentos naturais na refeição diária dos bebês

Estes alimentos naturais podem ser salsinha, cebolinha e alecrim. Não deve conter sal em absolutamente nenhum alimento oferecido ao bebê. Outro ponto importante, ofereça cereais, legumes, e proteínas. Estes são alimentos, de fato, importantes no desenvolvimento do bebê.

O bebê não gostou do cardápio da introdução alimentar e o que pode ser feito?

Há aquele ditado de que nunca provou não pode dizer se gosta ou desgosta. Bebês estão na fase de descobrimento do sabor de cada alimento, e é normal que façam caretas e dispensem temporariamente aquele tomate ou batata. No entanto, há um segredo interessante: bebês copiam o que observam.

Quando se deve iniciar a introdução alimentar?

Se virem a mãe ou o pai se alimentar da mesma refeição e daquele tomate ou batata, o bebê pegará o mesmo alimento para comê-lo. No início ele realmente pode estranhar, pois não é uma comida que está habituada ao seu paladar, mas que se adequará gradualmente.

Durante a introdução alimentar, é realmente necessário que se evite certos aspectos como: forçar comida na boca do bebê. Isto gera trauma a longo prazo, e fará com que o pequeno não queira, de fato, comer absolutamente nada do que lhe é oferecido.

Coloque o prato com os alimentos coloridos e bem distribuídos no pratinho, a fim de deixá-lo investigar o que é e levar sozinho até a boca. Pai ou mãe podem mostrar como o bebê pode segurar a comida, porém evitar colocar na boca deles, exceto se for arroz ou feijão.

Por que devo deixar o meu bebê comer os alimentos da introdução alimentar sozinho?

O fato de deixar o seu bebê trabalhar sozinho lhe dará autonomia. Neste caso, você deve acompanhá-lo nesta jornada e o ajudar no que for possível. Não há necessidade, por exemplo, de dar a comida toda na boquinha do bebê, pois ele pode segurar com seus dedos.

Dessa maneira, o bebê desenvolverá sozinho o formato de pinça com os dedos. Ele trabalhará a coordenação motora fina, e ganhará firmeza nos dedinhos das mãos. É importante que este aspecto seja sempre trabalhado em casa, pois garantirá o desenvolvimento pleno do bebê.

Deixe um comentário