Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de falar, com base no uso de linguagens, e nesse post vamos trabalhar com o “Português”.
Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em práticas de linguagens portuguesa, que demonstram como estão se sentindo.
Atividades
Português
Essa é a língua fala da em muitos países e o Brasil é um deles, essa língua tem toda a sua estrutura que é composta por diversas regras.
O português com suas definições, nos ajuda a se comunicar com as pessoas baseadas em sua estrutura, uma palavra se mudar o assento de lugar tem um signi
Semântica
Em linguística, a semântica estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto.
Sendo assim o estudo se analisa, também, as mudanças de sentido que ocorrem nas formas linguísticas devido a alguns fatores, tais como tempo e espaço geográfico.
Vídeo sobre a Semântica:
Funções de linguagem
As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Sendo classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.
Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.
Função Referencial
Também chamada de função informativa, a função referencial tem como objetivo principal informar, referenciar algo. Voltada para o contexto da comunicação, esse tipo de texto é escrito na terceira pessoa (singular ou plural) enfatizando seu caráter impessoal.
Vídeo sobre Funções de linguagem:
Gramática
Gramática é o conjunto de regras que indicam o uso mais correto de uma língua.
No início, a gramática tinha como função apenas estabelecer regras quanto à escrita e à leitura. É por isso que a palavra gramática, de origem grega (grámma), significa “letra”.
Tipos de Gramática
A gramática normativa é sinônimo de norma culta. Ela estabelece os usos certos e errados em oposição ao uso popular. Isso porque, apesar de ser compreensível, no cotidiano, há sérias transgressões ao modelo estabelecido.
A gramática descritiva analisa a língua com o objetivo de entender as suas alterações com o passar do tempo, especialmente em decorrência do seu uso oral.
A gramática comparativa estuda a gramática fazendo uma comparação com as gramáticas pertencentes às mesmas famílias linguísticas.
Vídeo sobre Gramática:
Interpretação e compreensão de texto
A compreensão de um texto é a análise e decodificação do que está realmente escrito nele, das frases e ideias ali presentes.
Já a interpretação de texto está ligada às conclusões que podemos chegar ao conectar as ideias do texto com a realidade. É o entendimento subjetivo que o leitor teve sobre o texto.
Compreender o texto
Compreender o texto é conseguir saber o que o texto define, que características esse texto tem, e de acordo com a compreensão do texto pode-se interpretar melhor.
Vídeo sobre Interpretação e compreensão de texto:
Norma culta e coloquial
Norma culta é o conjunto de práticas linguísticas pertencentes ao lugar ou à classe social de maior prestígio num determinado país.
Segundo o Instituto Camões, a norma culta do português europeu é “o dialeto da região que abrange Lisboa, Coimbra”.
Norma Coloquial
A linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras que na linguagem formal não estão registradas ou tem outro significado.
Vídeo sobre Norma culta e coloquial:
Morfologia
Morfologia é a primeira articulação gramatical que estuda os segmentos fônicos associados a uma significação léxica (ou seja; a palavra) e suas formas.
Assim, a morfologia sistematiza em classes as unidades mínimas dotadas de sentido de acordo com características e funções comuns entre elas.
Gramática descritiva
É o estudo dos mecanismos referentes ao funcionamento de uma língua em um contexto, observando-se o tempo e a interação entre os falantes. Dessa maneira, a gramática analisa e descreve, de acordo com a definição de uso padrão e culto, as normas de funcionamento, a estrutura e a configuração formal que caracterizam uma língua.
Vídeo sobre a Morfologia:
Sintaxe
Sintaxe é o estudo das regras que regem a construção de frases nas línguas naturais.
A sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e das frases no discurso, incluindo a sua relação lógica, entre as múltiplas combinações possíveis para transmitir um significado completo e compreensível.
Vídeo sobre Sintaxe:
Gêneros textuais
Gênero Textual é o nome que se dá às diferentes formas de linguagem empregadas nos textos.
Estas formas podem ser mais formais ou mais informais, e até se mesclarem em um mesmo texto, porém este será nomeado com o gênero que prevalecer.
Tipos de Gêneros Textuais
Gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.
Vídeo sobre Gêneros textuais:
FIM
Chegamos ao fim do poste onde fala das Estudo das práticas portuguesa, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.