Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Operações Matemáticas

Olá pessoal hoje o demonstre traz Operações Matemáticas um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de viver, com base no uso de Matemática, e nesse post vamos trabalhar com a “Matemáticas”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em práticas matemáticas, que demonstram como estão se sentindo.

Matemática

A matemática é a forma de usar e se trabalhar com números, sendo que esses números podem ser trabalhados de diversas maneiras, e de várias formas.

A matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato, que estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas, variações e estatísticas. Um trabalho matemático consiste em procurar por padrões, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados.

Operações com frações

As frações correspondem a uma representação das partes de um todo e determina a divisão de partes iguais sendo cada parte é uma fração do inteiro.

524061bb134e5-fracoes-large-1838992-7013115

Sendo que pode ser feito várias operações com frações, essas operações podem ser a adição, a multiplicação, a subtração e divisão, também temos algumas equações que são feitas com frações.

Tipos de Operações

Adição: nas adições fracionárias, utiliza-se o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) realizado a partir de seus denominadores, ou seja, o menor número múltiplo dos dois.

Subtração: tanto na adição quanto na subtração é necessário encontrar o Mínimo Múltiplo Comum, (MMC), isto é, os números múltiplos comuns aos denominadores.

Na multiplicação fracionária, multiplicam-se os numeradores entre si, bem como seus denominadores.

Na divisão entre duas frações, multiplica-se a primeira fração pelo inverso da segunda, ou seja, inverte-se o numerador e o denominador da segunda fração.

Vídeo sobre Operações com frações:

Análise combinatória

É conjunto de possibilidade constituído por elementos finitos, a mesma baseia-se em critérios que possibilitam a contagem.

Operações matemáticas

Realizamos o seu estudo na lógica matemática, analisando possibilidades e combinações.

Estudos da análise combinatória

Princípio fundamental da contagem Determina o número total de possibilidade de um evento ocorrer, pelo produto de m x n. Sendo n e m resultados distintos de um evento experimental.

O fatorial de um número qualquer, e representado pelo produto.

Na permutação os elementos que compõem o agrupamento mudam de ordem, ou seja, de posição. Determinamos a quantidade possível de permutação dos elementos de um conjunto.

No arranjo simples a localização de cada elemento do conjunto forma diferentes agrupamentos, devemos levar em consideração, a ordem de posição do elemento e sua natureza.

Vídeo sobre Análise combinatória:

Matemática básica

A matemática básica consiste realmente na base: é o necessário para passar adiante para os conteúdos mais específicos de álgebra, geometria e estatística. Sendo que engloba conteúdos de duas áreas: os conjuntos numéricos e as equações de 1º e 2º grau.

Resultado de imagem para Matemática básica

A matemática básica é a base a ser ensinada a os alunos, onde se começa pelo mais simples.

Vídeo sobre Matemática básica:

Análise de gráficos

A análise de gráficos é importante para responder questões de diferentes disciplinas. Para facilitar a interpretação dos gráficos, estudaremos as diferentes possibilidades de formato.

Resultado de imagem para Análise de gráficos

Para fazer a interpretação dos gráficos é ideal que se conheça os seus elementos para poder interpretar e responder de uma maneira correta, a interpretação é feita para se observar diferentes coisas, como o crescimento de uma empresa, uma pesquisa feita, e entre outros.

Tipos de gráficos

Os gráficos podem ser de muitos tipos. Os mais comuns são os de Linha, Coluna, Barra e Pizza.

Vídeo sobre Análise de gráficos:

Análise de tabelas

As tabelas são usadas para estruturar informações ou dados. Assim como os gráficos, elas facilitam o entendimento, através de linhas e colunas que separam as informações e cabe a você relacioná-las.

Resultado de imagem para Análise de tabelas

É importante conhecer alguns elementos desse tipo de representação, pois será fundamental para que a análise seja bem sucedida.

Elementos de Uma tabela

Título – indica o assunto e também tem a função de chamar a atenção do leitor.

Subtítulo – detalha o tema da tabela e contextualiza a situação.

Cabeçalho – corresponde ao título dos conteúdos das colunas e linhas.

Corpo – os dados da tabela.

Fonte –possui a mesma função que nos gráficos e que usualmente aparece no rodapé da tabela.

Vídeo sobre Análise de tabelas:

Estatística básica

A Estatística (ou ciência Estatística) é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

Na estatística trabalhamos com dados, nos quais podem ser obtidos por meio de uma amostra da população em estudo.

Conceitos Básicos

População: conjunto de elementos que tem pelo menos uma característica em comum. Esta característica deve delimitar corretamente quais são os elementos da população.

Amostra:subconjunto de elementos de uma população, que são representativos para estudar a característica de interesse da população. A seleção dos elementos que irão compor a amostra pode ser feita de várias maneiras e irá depender do conhecimento que se tem da população e da quantidade de recursos disponíveis.

Vídeo sobre Estatística básica:

Progressões (PA e PG)

Uma progressão aritmética é uma sequência numérica em que cada termo, a partir do segundo, é igual à soma do termo anterior com uma constante O número é chamado de razão ou diferença comum da progressão aritmética.

Uma progressão geométrica é uma sequência numérica na qual cada termo, a partir do segundo, é igual ao produto do termo anterior por uma constante, chamada de razão da progressão geométrica. A razão é indicada geralmente pela letra. Alguns exemplos de progressão geométrica: em que e; em que e; em que e; em que e;

Vídeo sobre Progressões (PA e PG):

FIM

Chegamos ao fim do poste onde fala das Estudo das práticas matemáticas, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ATIVIDADES RELACIONADAS

Investir em atividades em sala de aula é uma das...

Para trabalhar a coordenação motora fina em sala de aula,...

Ingerir uma comida saudável é muito mais discutido entre pessoas...

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

Investir em atividades em sala de aula é uma das...

Para trabalhar a coordenação motora fina em sala de aula,...

Ingerir uma comida saudável é muito mais discutido entre pessoas...

Não há no mundo quem não goste de brinquedos musicais,...

Trabalhe com as atividades para montar um mural de feliz...

Temos as melhores atividades sobre colagem de palitos para você...