As dinâmicas para trabalhar a atenção são ferramentas valiosas para desenvolver o foco, a concentração e a produtividade. Seja em sala de aula, no trabalho ou em casa, essas atividades oferecem uma maneira lúdica e engajadora de aprimorar suas habilidades cognitivas.
Atividades
Dinâmicas para trabalhar a atenção
Atenção significa concentração mental, reflexão, aplicação sobre algo específico.
Neste post, você encontrará diversas dinâmicas para trabalhar a atenção dos participantes. Confira a seguir.
Dinâmicas para trabalhar a atenção – Conta comigo?
Recursos para a dinâmica:
- Sala ampla.
Execução da dinâmica:
- Primeiramente, explique que os participantes irão fazer uma contagem de uma forma diferente. Em roda, os participantes devem contar a té 20.
- Cada participante acrescenta um número sem uma ordem definida.
- Se falarem juntos, começa tudo de novo. Só com o olhar deve-se perceber se pode falar ou não.
- O participante deve ter prontidão para não deixar buraco muito tempo.
- A dinâmica encerra quando eles conseguirem terminar de contar até 20 sem que haja erros.
Dinâmicas para trabalhar a atenção – Escudo e inimigo
Recursos para a dinâmica:
- Sala ampla.
Execução da dinâmica:
- Em uma roda cada jogador escolhe mentalmente um “escudo” e um “inimigo” no grupo.
- Quando o coordenador der início cada jogador deve se posicionar de forma a estar sempre protegido pelo escudo, ou seja, o escudo deve estar entre você e o inimigo.
Dinâmicas para trabalhar a atenção – Se apresente!
Recursos para a dinâmica:
- Sala ampla.
Execução da dinâmica:
- Nesta dinâmica, os participantes devem bater as mãos nas pernas 2 vezes e 1 palma.
- No momento em que bater a palma, o participante deve falar o seu nome.
- Na segunda vez todos repetem o nome também na palma, e assim por diante, de forma que além do seu nome, o participante seguinte deve memorizar o nome dos participantes anteriores para falar.
Dinâmicas para trabalhar a atenção – Substituindo
Para a efetivação desta dinâmica para adquirir confiança, será necessário muita atenção, concentração e foco, porque sem isso, será impossível realizá-la.
Essa dinâmica é ideal para ser trabalhada em grupo de crianças, já que ela irá depender do trabalho em equipe.
Recursos para a dinâmica:
- Sala ampla.
Execução da dinâmica:
- O coordenador da dinâmica solicita para aos participantes que formem duplas um de frente ao outro, e enfileirados ombo a ombro. Serão duas filas uma de frente para outro.
- Diga a eles que o desafio é contar até 3. Todos os participantes da fila da direita falam “1” na sequencia todos da fila da esquerda falam “2” e voltando para a fila da direita todos falam “3”. Repita a contagem por duas vezes sem que ninguém erre.
- Para deixar mais complexo, você vai substituir o número “1” por uma palma. Não existe mais o “1”. A contagem inicia-se com uma palma. Todos da fila da direita batem uma “palma” juntos e na sequencia a fila da esquerda fala “2” e a da direita fala “3”. Repita até que não errem.
- Para dificultar mais ainda, você vai substituir o número “2” por um pulo. A fila da direita bate “palma”, a fila da esquerda “pula” e a da direita fala “3”.
- Para complicar o que já estava complicado, você vai substituir o número “3” por uma rebolada. A fila da direita bate “palma”, a fila da esquerda “pula” e a da direita “rebola”.
Dinâmicas para trabalhar a atenção – Hipnotismo
Recursos para a dinâmica:
- Sala ampla.
Execução da dinâmica:
- Primeiramente, peça que as crianças se distribuam pelo espaço e forme duplas. Um participante põe a mão a poucos centímetros do rosto de outro e este fica como que hipnotizado, devendo manter o rosto sempre à mesma distância da mão do hipnotizador.
- Este inicia uma série de movimentos lentos com a mão, para cima e para baixo, fazendo com que o companheiro faça com o corpo todas as contorções possíveis a fim de manter a mesma distância.
- A mão hipnotizadora pode mudar, para fazer, por exemplo, com que o participante hipnotizado seja forçado a passar por entre as pernas do hipnotizador.
Dinâmicas para trabalhar a atenção – Aeroporto
Esta dinâmica, extraída do livro “Jogos teatrais na sala de aula”, de Viola Spolin, visa trabalhar a construção do lugar de uma cena, escuta e concentração.
Esta dinâmica pode ser utilizada para qualquer grupo, inclusive no grupo de adolescentes, isso dependerá do grau de dificuldade.
Recursos para a dinâmica:
- Sala ampla;
- Giz;
- Objetos variados.
Execução da dinâmica:
- Delimite no meio da sala a área do jogo: Um retângulo de aproximadamente 2 metro de cumprimento e 1 metro de largura (pode riscar com giz, com fita crepe ou apenas indicar os limites).
- Peça que os alunos sentem fora do espaço do jogo – de preferência nas laterais, pois assim poderão observar o jogo.
- O retângulo delimitado representa uma área de pouso do aeroporto. Objetos de vários tamanhos (livros, apagadores, sapatos, mochilas, cadeiras, canetas, etc) são colocados aleatoriamente nesta área. Os jogadores se dividem em duplas (ou são escolhidos aleatoriamente pelo professor).
- Um dos jogadores é o piloto do avião que fica em uma das extremidades do retângulo (este terá seus olhos vendados), o outro jogador é a “torre de comando” e ficará do lado oposto do retângulo.
- Devido a pouca visibilidade, a torre deve guiar o piloto para que este possa fazer uma aterrissagem sem perigo até o final da pista de pouso, o mais próximo possível da torre.
- Para jogar, são vedados os olhos do piloto e ele deve ouvir a torre para passar os obstáculos (livros, apagadores, sapatos, mochilas, cadeiras, canetas, etc). Para realizar um pouso sem perigo, o piloto não pode tocar em nenhum objetos nem pisar fora do retângulo. A torre guia o piloto com instruções: Pé esquerdo para frente! Um passo pequeno para frente!, etc.
- O jogo termina quando o objeto é tocado ou quando o piloto pisa fora do retângulo, ou quando o piloto passar por todos os obstáculos e aterrissar.
Dinâmicas para trabalhar a atenção – Olhos fechados e concentração
Estas dinâmicas para trabalhar a atenção podem ser aplicadas em qualquer grupo, pois serve ou como revitalizadora de atenção ou como demonstração dos efeitos da escuta atenta como um recurso eficiente de comunicação, principalmente em um grupo de adultos além da dinâmica ajudar a perder o medo.
Recursos para as dinâmicas para trabalhar a atenção:
- Balões coloridos,
- Leitura oral do seguinte texto:
“Esta manhã levantei-me cedo. O dia estava magnífico. O sol de primavera animava toda natureza e os pássaros (duas mãos e em pé) cantavam sem cessar. Ao abrir a janela do quarto, um pardal (mão direita e sentados), sem cerimônia, invadiu a casa, pondo o gato (mãos no joelho, batendo os pés) em polvorosa.
O papagaio (mão direita e sentados) que estava no jardim de inverno irritou-se com a correria do gato (mãos no joelho, batendo os pés) e pôs-se a berrar, assustando os canários (duas mãos e em pé), que tranquilamente cantavam em suas gaiolas. O pardal (mão direita e sentados) acabou saindo pela janela de onde entrou, deixando o gato (mãos no joelho, batendo os pés) mais tranquilo que foi brincar com o cachorro (mãos no joelho, batendo os pés) já resignado com perda de seu pardal (mão direita e sentados) que planejava ter para o café da manhã.
Sucessivamente acalmaram-se o papagaio (mão direita e sentados) e os canários (duas mãos e em pé). Continuando a contemplar a natureza, observei que se aproximou de um lindo vaso de flores um beija flor (mão direita e sentados). Ai pensei comigo: “Vai começar tudo de novo…”. O gato (mãos no joelho, batendo os pés) felizmente, nesta altura se mantinha concentrado brincando com o cachorro (mãos no joelho, batendo os pés) e não percebeu a aproximação do beija flor (mão direita e sentados).
Assim, o papagaio (mão direita e sentados) se divertia com uma corrente pendurada em sua gaiola e os canários (duas mãos e em pé) cantarolavam mais tranquilamente em suas gaiolas, saudando o lindo dia que iniciava e o cachorro (mãos no joelho, batendo os pés)…”
Execução da dinâmica:
- Para iniciar a atividade, convide os participantes para, sentados, se disporem em um círculo e distribua um balão para cada um.
- Inicie a atividade, comentando brevemente sobre a importância da concentração e da escuta atenta para uma boa comunicação entre os integrantes de uma equipe.
- Na sequência, peça para todos encherem seus balões, “descarregando” dentro deles, todos os sentimentos negativos que impedem uma boa escuta: desatenção, incompreensão, superficialidade, etc… e que, após cheios e fechados, todos os balões devem ser colocados no chão da sala utilizada para esta dinâmica.
- Você, no papel do facilitador, irá ler o texto abaixo e cada vez que você mencionar o nome de um pássaro todos, sentados, devem erguer a mão direita como se ela estivesse flutuando sozinha, imitando um pássaro em voo. Se você mencionar um grupo de pássaros, ambas as mãos deverão flutuar e todos devem ficar em pé. Se mencionar um animal que não voe, deverão ficar sentados, com as mãos sobre os joelhos, batendo os pés no chão.
- Quem errar sai do grupo e colabora com o facilitador na fiscalização dos demais.
- Para encerrar, ofereça um prêmio ao vencedor, peça que todos estourem os balões com os pés e deem uma salva de palmas.
Dinâmicas para trabalhar a atenção – Você se recorda?
Recursos para a dinâmica:
- Cronometro;
- Objetos variados;
- Vendas para os olhos,
Execução da dinâmica:
- Um participante deve olhar pelo menos 10 objetos alinhados sequencialmente e deve memorizar essa sequência.
- Em seguida, seus olhos devem ser vendados e alguém deve embaralhar os objetos.
- O participante que teve seus olhos vendados, terá 1 minuto para colocar os objetos na ordem inicial.
Dinâmicas para vencer a distração – Pergunta certa
Esta dinâmica irá despertar uma atenção maior a concentração e estratégia. Essa dinâmica irá deixar a criançada concentrada.
Recursos para a dinâmica:
- Fita crepe;
- Folha de papel.
Execução da dinâmica:
Esta dinâmica para funcionar independe da quantidade de pessoas participantes. Um exemplo, em um grupo o coordenador deverá colar um nome de uma pessoa famosa nas costas dos participantes, sem que eles vejam o que esta escrito.
Então ganha a dinâmica quem descobrir primeiro o nome que está escrito em suas costas, para ajudá-los eles poderão fazer perguntas entre si como por exemplo ‘a pessoa é loira?’, mas as respostas só poderão ser sim ou não.
Dinâmicas para vencer a distração – Detetive
Para que essa dinâmica flua e se concretize, será necessária total atenção de concentração de todos participantes. É uma dinâmica muito divertida para trabalhar com crianças.
Recursos para a dinâmica:
- Sala ampla;
- Pedaços de papel;
- Caneta.
Execução da dinâmica:
- As pessoas devem ficar em círculo, observando umas às outras. Sorteiam-se pequenos pedaços de papel com as seguintes inscrições: um com a letra “A” que identifica o papel de assassino; um com a letra “D” que identifica o papel de detetive e os demais com a letra “V” que indica o papel de vítima.
- O assassino deve piscar para as pessoas que ele acha que receberam o papel de vítima. Estas, após receberem a piscadela, disfarçam e anunciam que morreram “Morri!”.
- O detetive deve ficar atento a todos para descobrir o assassino (e o assassino deve ficar atento para identificar o detetive e evitar que este “veja” seus crimes).
- Se descobrir o assassino (receber uma piscadela, ver uma piscadela), o detetive imediatamente determina: “Preso em nome da lei!”.
- O detetive ganha a rodada e redistribuem-se os papéis. Se o detetive errar (viu o que pensou ser uma piscadela, mas não era – o assassino ganha). O assassino também ganha se matar todas as vítimas“