Medo é estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência, medo é temor, ansiedade irracional ou fundamentada, é receio. Ou seja, o sentimento é uma sensação desagradável desencadeada pela percepção de perigo, real ou imaginário.
Atividades
Dinâmicas para lidar com o medo – Escala
Essa dinâmica ajuda a lidar com luto por um amigo é excelente para ser aplicada em um grupo de adolescentes, fazendo com que eles aprendam a classificar os seus medos.
Recursos para a dinâmica:
- Folha de papel;
- Canetas.
Execução da dinâmica:
- Uma vez que tenha feito uma lista de situações que provoquem o sentimento, ajude seu aluno a organizar os itens desde o menos assustador até o mais apavorante.
- Da mesma forma, use o termômetro do medo para ajudar seu aluno a realizar as avaliações.
- Quando seu aluno tiver classificado cada situação, utilize o formulário da escala para fazer uma lista final, e assim, peça que ele liste possíveis soluções para enfrentar cada medo listado.
Dinâmicas para lidar com o medo – Esconde-esconde
Essa dinâmica na verdade é uma brincadeira muito popular, mas fará com que os adolescentes entendam questões de ficar sozinho e separação.
Recursos para a dinâmica:
- Espaço amplo com diversos esconderijos.
Execução da dinâmica:
- A popular brincadeira de esconde-esconde, além de ser divertida, ajuda a superar o medo do abandono e da separação.
- Essa atividade permitirá que o adolescente enfrente de uma maneira individual o medo de ficar sozinha.
Dinâmicas para lidar com o medo – Desafio
Essa dinâmica de raiva sentimento serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais difícil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória.
Recursos para a dinâmica:
- Caixa de bombom enrolada para presente
Passo a passo da dinâmica:
- Primeiramente, coloque uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa (uma caixa de sapato, por exemplo), explica-se para os participantes antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar com ela quando a música parar.
- O participante que vai dar o comando deve estar de costas para não ver quem está com a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: tá preparado? você vai ter que pagar o mico viu, seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar?
- Em seguida, inicia-se a música novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por algumas vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir, Ok?
- Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará uma caixa de bombons com a ordem ‘coma o chocolate’.
Dinâmicas para lidar com o medo – Caixa
Essa dinâmica de grupo é idealizada para grupo de adultos que muitas vezes, possuem medo do desconhecido, sem ao menos ter motivos para sentirem medo.
Recursos para a dinâmica:
- Caixa de papelão tampada.
Execução da dinâmica:
- Antes de iniciar a dinâmica, recorte uma lateral da caixa, de modo que só passe a mão, ou seja um buraco não tão grande. Embrulhe a caixa com itens assustadores, como fotos de bichos venenosos se símbolos de perigo, a decoração fica a seu critério.
- Quando for apresentar para o grupo, coloque medo neles e pergunte quem será o corajoso que irá colocar a mão na caixa primeiro.
- Para deixar mais real, quando os participantes colocarem a mão dentro da caixa, faça movimentos precisos com seu corpo enquanto você segura a caixa, como se tivesse um bicho tentando escapar.
- Os participantes terão receio de colocar a mão na caixa, afinal, eles não sabem o que os aguarda dentro da caixa.
Dinâmicas para lidar com o medo – Chapéu
Essa dinâmica é um excelente método para trabalhar com os adultos seus medos, às vezes, traumas adquiridos na infância que jamais foram superados.
Recursos para a dinâmica:
- Folha de papel;
- Caneta.
Execução da dinâmica:
- Este jogo consiste em cada jogador escrever num papel, um dos seus medos, e pôr num chapéu, saco ou até numa caixinha.
- Depois de todos porem os seus papeis no chapéu, o orientador mistura-os, tira um e lê em voz alta. De seguida o jogador a quem pertence, terá de o assumir perante os outros e explicar o que o leva a esse sentimento.
- Ao grupo caberá a difícil tarefa de arranjar uma forma de fazer o jogador enfrentá-lo.
- O jogador ou fica pelo assumir, ou assume e faz o que o grupo sugere.
Dinâmicas para vencer o terror – Eu tenho medo, e você?
Essa dinâmica é um excelente método para trabalhar na educação infantil com a finalidade das crianças aprenderem expressar inseguranças.
Recursos para a dinâmica:
- Sala ampla
Execução da dinâmica:
- As crianças devem se sentar em círculo e o animador utilizando o fantoche afirma: “Eu tenho medo dos trovões! E tu?” Ao dizer isto dirige-se a uma criança que irá expressar o seu medo: “Eu tenho medo de…” dirigindo-se a outra criança e assim sucessivamente.
- Quando cada criança partilha o sentimento todos devem fazer o som correspondente a esse medo (som do trovão, do comboio, das sirenes da polícia) ou então fazer o gesto correspondente caso não seja possível fazer um som (montanhas muito altas).
Dinâmicas para vencer o terror – Se jogue
Essa dinâmica é perfeita para trabalhar no grupo de educação infantil, de modo que serão trabalhadas a insegurança e a socialização entre os participantes.
Recursos para a dinâmica:
- Sala ampla.
Execução da dinâmica:
- Primeiramente, peça que as crianças formem duplas com um dos colegas que eles mais sentem afinidade.
- Em seguida, peça que as duplas se posicionem de modo que uma das pessoas fique na frente da outra.
- Peça que os participantes da frente feche os olhos, e se ela realmente confia na pessoa que está atrás, ela irá se jogar para que a outra a segure.
- Após se jogarem, conclua a dinâmica falando que mesmo sentindo insegurança de início, as crianças confiaram na pessoa que ela selecionou por meio de maior afinidade.
Uma resposta
Excelentes dicas!! Sou psicopedagoga e estou em atendimento com uma paciente que tem medo da escola.
Dinâmicas bem interessantes!!