Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Conheça as Dinâmicas para catequese!

Dinâmicas para catequese

As dinâmicas para catequese tem a função de unir pessoas em diferentes situações, promovendo diversão e bem estar geral do grupo, no qual estão inseridas. Assim, é possível também trabalhar com a mensagem de Deus e explicar a importância de se ter amigos com quem contar.

O papel das dinâmicas para catequese é aumentar o nível de socialização entre as pessoas que estão presentes e dispostas a participar, incentivando-as a expor sua opinião e assim promovendo reconhecimento próprio e crescimento pessoal.

1. Jogo da verdade – Dinâmicas para Catequese

Essa dinâmica tem o objetivo de quebrar o gelo e criar laços de amizade, sendo uma forma eficiente de proporcionar um momento especial aos participantes. Todo o passo a passo é bem simples e recomendamos que alguns passos sejam seguidos criteriosamente para ter divertimento.

Material para desenvolver a dinâmica Jogo da verdade

Perguntas que já foram elaboradas, lembrando de evitar questões desagradáveis, que causem vergonha ou incômodo nos participantes.

Confira os materiais para as Material para desenvolver a dinâmica Jogo da verdade
Entenda agora e anote os Material para desenvolver a dinâmica Jogo da verdade. Reprodução: Minhas Atividades.

Os temas das dinâmicas para catequese devem ser leves para garantir que todos possam participar das dinâmicas para catequese.

Passo a passo da dinâmica Jogo da verdade

O catequista precisam escolher uma pessoa, lembrando da importância de trabalhar com perguntas que não incomodem nenhum dos participantes. Portanto, confira as etapas e anote tudo o que precisa ser feito:

  • De início o coordenador deverá escolher alguém para interrogar;
  • Deve ser usado o bom senso para perguntas e respostas;
  • O interrogado deve jurar dizer só a verdade;
  • Deve revezar pessoas, para que todos tenham oportunidade de se conhecer.

Conversar logo no primeiro dia de catequese é importante, pois essa é uma forma de conhecer pessoas novas, fazer amizades e ampliar o relacionamento com as pessoas.

2. Comprimidos da fé –  Dinâmicas para Catequese

Essa dinâmica é indicada para fazer todos os presentes refletirem mais sobre as suas atitudes e pensar em como podem melhorar. O catequista também deve citar a palavra de Deus ao término da atividade para fortalecer a conscientização.

Material para desenvolver a dinâmica Comprimidos da fé

Uma mesa, jarra com água, copos e comprimidos efervescentes que são os principais materiais das dinâmicas para catequese e que precisam fazer parte da atividade. Assim, vai ser ensinado mais a respeito da importância de refletir e pensar mais nas atividades tidas durante o dia e semana.

Passo a passo da dinâmica Comprimidos da fé

O ideal é que todos fiquem sentados em uma mesa próxima ou sentados em círculos em cadeiras confortáveis. Dessa forma, o catequista vai conseguir reproduzir o passo a passo:

  • Os comprimidos e os copos devem ser disposto em cima da mesa;
  • O coordenador da dinâmica deve pegar três copos e colocar água;
  • Pega um comprimido na embalagem e coloca ao lado do copo;
  • Pega um segundo comprimido com embalagem e coloca dentro do copo;
  • Pega um terceiro comprimido sem embalagem e bota dentro do copo;
  • Essa dinâmica mostra o poder da fé e o que o orgulho pode fazer, nos afastando do amor de Deus.

O orgulho é um dos principais pecados capitais que mais atrapalham a vida de um ser humano, seja ele adolescente ou adulto. Por isso, as dinâmicas para catequese são essenciais e vão te ajudar ensinar esse tipo de informação aos participantes.

3. Mímica divina – Dinâmica para Catequese

Tem o proposito de usar a linguagem não-oral para expressar momentos especiais e proporcionar a interação através de dinâmicas de apresentação exclusivas, que vão ajudar os participantes quebrarem o gelo.

Material para desenvolver a dinâmica Mímica divina

Fotos ou textos sobre a celebração religiosa que vocês queiram incluir na mímica, que pode ser desde a páscoa.

https://www.youtube.com/embed/_GgkgYRXRPs?feature=oembedReprodução: YouTube.

Até finados, nascimento de Jesus que é o Natal ou um feriado importante para a igreja, seja ele local ou nacional, por exemplo.

Passo a passo da dinâmica Mímica Divina

Na etapa, é necessário manter os grupos separados e selecionar alguém que deve iniciar a atividade para, assim realizar a mímica. Entenda o que precisa ser feito e reproduza quando tiver catequese na sua igreja:

  • O grupo deve ser dividido em dois grupos;
  • Cada um deve eleger a primeira pessoa a participar;
  • A pessoa escolhida deve ver a imagem ou texto escolhido e fazer a mimica para o seu grupo;
  • Não deve haver apoio oral;
  • Vence quem tiver o maior número de pontos.

É essencial que nas dinâmicas para catequese não aconteçam ajuda oral, nem mesmo visual porque a pessoa pode perder ao receber auxílio.

4. Alfabeto rimado – Dinâmicas para catequese

Essa dinâmica tem o intuito de divertir e mostrar a importância do trabalho em grupo, assim como também incentiva o importante ato de pensar antes de responder. É uma competição saudável, que ajuda no aprendizado e pode ser feito frequentemente.

Material para desenvolver a dinâmica Alfabeto rimado

É indicado que nas dinâmicas para catequese, você separe a sala ao meio e junte as mesas para deixar os grupos divididos. Dessa forma, é possível ter um controle melhor dos participantes e consegue ver quem responde no momento exato.

Passo a passo da dinâmica Alfabeto rimado

Além disso, quando falamos de rimas, é essencial que as crianças pensem bem antes de apresentar uma resposta para não errar e perder. Dessa forma, é necessário seguir as nossas explicações para as dinâmicas para catequese serem feitas:

  • O grupo deve ser dividido em equipes com números parecidos, a partir de 5 integrantes;
  • É escolhido um capitão de cada equipe;
  • O capitão deve começar a dizer o alfabeto e logo em seguida a pessoa da direita também dirá;
  • Vence a equipe que disser o alfabeto todo, rápido, sem errar ou parar.

Trabalhar o alfabeto é uma forma de auxiliar também na memorização de longo prazo e garantir que todos estejam atentos ao que deve ser feito. Para ser ainda mais desafiador, sugerimos que solicite aos catequizandos que falem nomes alfabéticos que constam na bíblia, como a letra J de Jesus.

5. Adivinha o que é – Dinâmicas para Catequese

Essa dinâmica divertida pode ser usada para estreitar os laços nos primeiros dias de catequese, e é uma forma de garantir que todos aprendam em conjunto, percam a timidez e entendam a importância de interagir mais com os colegas.

Material para desenvolver a dinâmica Adivinha quem é

Você vai precisar de um bom espaço para conseguir realizar a dinâmica com todos os participantes, não sendo necessário de papel ou caneta.

https://www.youtube.com/embed/l6vnzE2l-eI?feature=oembedReprodução: YouTube.

Recomendamos que você tenha um aparelho de som para garantir um momento lúdico e divertido a todos.

Passo a passo da dinâmica Adivinha quem é

  • Deve ser formado um círculo;
  • O coordenador deve escolher uma criança e pedir para que ela se posicione no meio do círculo de olhos fechados;
  • O coordenador deve escolher alguém para tocar em algum lugar indicado de quem está parado;
  •  Então pergunta: “__Adivinha quem é”.
  •  A pessoa parada deve abrir o olho e adivinhar quem lhe tocou.

Dinâmicas catequese infantil auxiliam os participantes prestarem mais atenção no que é falado e também no que é sentido. Essa é uma atividade que exige muita concentração para conseguir adivinhar quem foi que tocou um dos colegas no centro da roda.

6. Castanholas numeradas – Dinâmicas para catequese

Essa dinâmica rítmica auxilia a divertir, aprimorar o relacionamento com os colegas, é perfeita para ser realizada no final da catequese e manter todos unidos. Como sabemos, a união faz a força e foi amplamente pregado também por Jesus Cristo.

Material para desenvolver a dinâmica Castanholas numeradas

É recomendado ter amplo espaço e um aparelho de som para trabalhar melhor a coordenação motora fina e grossa, criatividade, observação e concentração. Tenha também cadeiras disponíveis para todos sentarem e prestarem atenção no que deve ser feito.

Passo a passo da dinâmica Castanholas numeradas

Desenvolvemos um passo a passo especial para ser trabalhado na catequese e tudo o que precisa ser feito é anotar as nossas dicas. Confira como deve ser feita a execução e faça nos dias que tiverem aulas com os jovens:

  • É preciso que todos os participantes saibam essa sequência:
    • 1 – Bate com as mãos espalmadas na coxa;
    • 2 – Bate palmas;
    • 3 – “Castanholas” com a mão direita (estalar os dedos), ao enunciar seu próprio número;
    • 4 – “Castanholas” com a mão esquerda.
  • O primeiro escolhido deve começar e logo em seguida o próximo deve começar;
  • A dinâmica deve se manter enquanto acharem conveniente.

Uma dinâmica divertida, sensorial, que ajuda na compreensão dos sons e também a desenvolver melhor o foco e a observação. Ideal para fazer com crianças e adolescentes que estão na catequese para aprender mais sobre Deus.

7. Irmão – Dinâmica para catequese

Essa dinâmica rítmica tem o propósito de divertir e melhorar o laço com todos os que vão participar da dinâmica na catequese infantil.

https://www.youtube.com/embed/_q6e11ygcAY?feature=oembedReprodução: YouTube.

Desenvolver amizades, trabalhar com a socialização e melhorar a relação entre todos é indispensável e com o vídeo você entende exatamente a importância desse fator.

Material para desenvolver a dinâmica Irmãos

Vai ser necessário apenas de um amplo espaço para realizar a dinâmica e proporcionar um momento lúdico para os participantes. Ainda, sugerimos que se tenha um aparelho de som próximo para colocar em músicas divertidas e que ajudem nesse momento.

Passo a passo da dinâmica Irmãos

Esse é um passo a passo bem prático de ser feito, mas que vai ajudar os participantes realizarem o que se pede corretamente. Para isso, recomendamos que você anote as etapas para, assim, fazê-las na igreja quando tiver catequese, confira:

  • Inicialmente devem formar pares;
  • devem ficar de frente um para outro, de modo que formem duas colunas;
  • Cada coluna deve virar um círculo;
  • Os círculos devem girar e os participantes devem cantar as músicas da sua preferência;
  • Quando o coordenador der o sinal o circulo deve se desmanchar;
  • Cada um deve procurar o seu irmão e pegar na mão dele e se abaixar;
  • O último a abaixar deve ser eliminado.

O processo pode se repetir, pois a intenção é garantir que nas dinâmicas, todos se divirtam e façam uma atividade lúdica que auxilia na aproximação e construção de laços com os colegas.

8. Uma história contada por rede de palavras – Dinâmicas para catequese

Essa dinâmica tem a intenção de fixar o texto escolhido e também auxiliar os jovens entenderem a importância das palavras, que sempre ajudam a criar uma história específica.

Entenda Uma história contada por rede de palavras - Dinâmicas para catequese
Confira o passo a passo de Uma história contada por rede de palavras – Dinâmicas para catequese. Reprodução: Minhas Atividades.

O método também ajuda a trabalhar melhor com a comunicação e autoconhecimento, permitindo que todos se entendam e conheçam melhor uns aos outros.

Material para desenvolver a dinâmica Redes de palavras

Texto da sua escolha, pedaços de papel, caneta ou lápis de escrever, uma caixa e uma lousa com uma caneta piloto ou um giz colorido, preferencialmente azul ou branco para facilitar a leitura das palavras. A caixa vai auxiliar a embaralhar as palavrinhas, permitindo que todas fiquem misturadas e ninguém encontre a que escreveu.

Passo a passo da dinâmica Redes de palavras

É indispensável que todos os catequizandos participem das dinâmicas para catequese, pois vão auxiliar na compreensão das palavras positivas e em como são importantes. Entenda o que precisa ser desenvolvido:

  • O texto deve ser lido;
  • Ao fim da leitura os papeis devem ser entregues aos participantes;
  • Os participantes devem escrever no papel uma palavra do texto que tenha lhe chamado atenção;
  • Peça para que os papeis sejam entregues em que ninguém veja;
  • Embaralhe os papeis e cada um deve pegar um papel;
  • Cada catequizando deve ir à lousa e formar uma frase com aquela palavra que foi escolhida seguindo alguns passos:
    • Deve ser frase própria;
    • Deve ter a ver com o texto lido;

Trabalhar com palavras é uma maneira interessante de desenvolver as habilidades de escrita e também entender melhor sobre os próprios sentimentos, bem como a criatividade e a imaginação.

9. Jacó e Raquel – Dinâmicas para Catequese

Essa dinâmica tem o sentido de divertir e tratar de um tema bíblico muito importante, e que vai ajudar na interpretação de todos os catequizandos. Temos materiais que precisam ser usados e também o passo a passo que precisa ser seguido.

Material para desenvolver a dinâmica Jacó e Raquel

Você vai precisar de vendas e material sonoro que incluem os chocalhos, guizos e demais itens que façam um som relativamente alto. É possível confeccionar esses objetos com materiais recicláveis para tornar as dinâmicas para catequese ainda mais lúdicas.

Passo a passo da dinâmica Jacó e Raquel

Todo o passo a passo das dinâmicas para catequese são práticas e precisam ser feitas com frequência para ensinar melhor a respeito de Jacó e de Raquel. Assim, acompanhe o processo e entenda como deve ser realizado:

  • Todos os componentes devem limitar o espaço formando um círculo;
  • Dois participantes do grupo devem ir para o meio;
  • Raquel vai estar com o objeto sonoro;
  • Jacó estará com os olhos vendados;
  • Raquel deve usar o objeto para atrair Jacó;
  • Jacó deve alcança-lá;
  • Quando Jacó alcançar Raquel, a dupla deve ser substituída.

Essa é uma maneira de ensinar a importância das dinâmicas para catequese às crianças e aos adolescentes. Lembrando que o círculo não pode ser desfeito durante todo o processo de reprodução solicitado.

10. Peão – Dinâmicas para Catequese

Essa dinâmica deve ter o intuito de divertir e ensinar um pouco mais do tema para todos os participantes. O objetivo é garantir que todos interajam mais entre si, se conheçam e quebrem o gelo, principalmente quando as crianças e jovens ainda não se conhecem muito bem.

Material para desenvolver a dinâmica Peão

Tudo o que você vai precisar é de um aparelho sonoro e amplo espaço para conseguir trabalhar com as dinâmicas para catequese. Dessa forma, você tem a oportunidade de entender o processo de passo a passo da seguinte maneira:

Passo a passo da dinâmica Peão

Contamos com um processo completo que você deve trabalhar com todos os participantes das dinâmicas para catequese. Observe como cada etapa precisa funcionar e reproduza:

  • Todos devem formar um círculo;
  • O organizador da dinâmica deve dar início Cantando “oh ____________, você não sabe rodar o peão até o chão”;
  • A pessoa escolhida deve ir para o meio e dançar da forma que desejar, mas na coreografia a pessoa deve rodar;
  • As pessoas ao redor devem cantar “rodou, rodou, rodou, ai ai ai, rodou o peão até o chão.”

Ao conhecer todas as formas de trabalhar com as dinâmicas para catequese, você tem a oportunidade de aplicar nas igrejas e ensinar a todos sobre esse importante tema. No Minhas Atividades, você encontra tudo o que precisa para trabalhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ATIVIDADES RELACIONADAS

Investir em atividades em sala de aula é uma das...

Para trabalhar a coordenação motora fina em sala de aula,...

Ingerir uma comida saudável é muito mais discutido entre pessoas...

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

Investir em atividades em sala de aula é uma das...

Para trabalhar a coordenação motora fina em sala de aula,...

Ingerir uma comida saudável é muito mais discutido entre pessoas...

Não há no mundo quem não goste de brinquedos musicais,...

Trabalhe com as atividades para montar um mural de feliz...

Temos as melhores atividades sobre colagem de palitos para você...