Siga nossas redes sociais:
Search
Search
Close this search box.
Venha conhecer as Dinâmicas para célula para trabalhar na igreja!

Dinâmicas para célula

Trabalhar com as dinâmicas para célula abre portas para compreender mais sobre os ensinamentos de Deus em conjunto de amigos, familiares e também colegas de trabalho, e irmãos e irmãs da igreja. Pensando justamente nisso, é que desenvolvemos um conteúdo completo para ser aplicado diariamente e divertir a todos, além de estreitar os laços com O Criador.

Além disso, o papel da dinâmica é aumentar o nível de socialização entre as pessoas que estão presentes e dispostas a participar, incentivando-as a expor sua opinião e assim promovendo reconhecimento próprio e crescimento pessoal.

Atividades

1. Sal da terra – Dinâmicas para célula

Essa dinâmica mostra a importância de sermos o sal da terra e o que pode acontecer quando não se age adequadamente. Essa é uma maneira de incentivar as pessoas cometerem atos positivos e entenderem a importância de ser o exemplo na vida de alguém.

Material para desenvolver a dinâmica Sal da terra

O ideal é preparar a pipoca e não inserir o tempero, deixando-a totalmente natural para surpreender todos os participantes. Além disso, é necessário que a leitura do texto Mateus 5:13 seja feita para garantir que todos entendam a moral da atividade.

Passo a passo da dinâmica Sal da terra

Dificilmente as pessoas conseguem comer um prato de comida sem o sal, pois esse é o importante e o principal ingrediente para quaisquer pratos. Pensando nisso, desenvolvemos essa opção de dinâmicas que podem ser feitas:

  • A pipoca deve ser distribuída no começo da dinâmica;
  • Não explique, apenas deixem que comam a pipoca e percebam que está sem sal;
  • Quando surgir o primeiro comentário pergunte se está gostosa;
  • Quando os comentários continuarem sobre a falta de sal, cite “Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.  Mateus 5: 13.”
  • Deixe que façam comentários.

As dinâmicas para célula auxiliam os participantes entenderem melhor o significado da passagem de Mateus 5:13. Todos precisam comentar a respeito do que a atividade propõe e apresentar as suas respectivas opiniões.

2. O engano do pecado – Dinâmicas para célula

Essa dinâmica serve para reflexão e diversão, sendo uma forma de entender a importância de controlar os desejos e evitar sermos tentados.

Saiba agora o que é o O engano do pecado - Dinâmicas para célula.
Entenda o passo a passo do O engano do pecado – Dinâmicas para célula. Reprodução: Minhas Atividades.

Podemos ser mais fortes que as provocações e essa atividade ensina exatamente o que precisa ser feito!

Material para desenvolver a dinâmica O engano do pecado

Você deve fazer brigadeiros com sal para essa dinâmica, porém, deixando-o devidamente apresentável para “enganar” visualmente os participantes. Prepare também os brigadeiros doces para oferecer no final da dinâmica, além de ter em mãos o texto Romanos 6:23.

Passo a passo da dinâmica O engano do pecado

Essa é uma dinâmica divertida, que vai ensinar mais sobre a importância de controlar os desejos para não cair na tentação. Ser tentado é perigoso, mas podemos evitar esse tipo de problema ao seguir o passo a passo seguinte:

  • Faça brigadeiros e coloque bastante sal, mas deixe-os bastante apresentáveis;
  • Distribua e avise para que todos só comam quando tudo for distribuído;
  • Quando todos comerem e sentirem o gosto estranho, fale sobre como é ver o pecado, se animar, mas não é gostoso provar;
  • Depois pode distribuir os brigadeiros doces.

Comer um docinho após uma brincadeira divertida é muito bom e é um processo que pode ser feito semanalmente, por exemplo. O ideal é também poder variar nas opções de doces, como beijinho, bicho-de-pé e similares.

3. Como chamar a atenção do discípulo – Dinâmicas para célula

Essa dinâmica serve de dica para motivação a fim de auxiliar a incentivar uma pessoa próxima, um colega, os filhos, sobrinhos e netos, por exemplo. Você tem a possibilidade de fazer ainda mais diferença na vida daqueles que são queridos ao seguir as nossas dicas.

Material para desenvolver a dinâmica Como chamar a atenção do discípulo

Tudo o que vai ser necessário é de motivação e empatia, duas habilidades socioemocionais fundamentais para todos os seres humanos. Ainda, quando falamos em sermos empáticos significa pensar no próximo, entender a dor dele e tentar ajudá-lo.

Passo a passo da dinâmica Como chamar a atenção do discípulo

A motivação é uma poderosa ferramenta para crescer, melhorar e conquistar os objetivos. Por isso, o nosso passo a passo inclui o elogio, melhoria e motivação. Veja como funciona todo o passo a passo de maneira divertida:

  • Elogie: Um elogio sincero vai deixar este irmão bem mais feliz;
  • Melhoria: Ressalte um ponto que a pessoa precisa melhorar, mas não aponte um erro;
  • Motivação: Peça para que todos os irmão mostrem que acham que o irmão em questão é capaz.

Trabalhar a motivação e a empatia é indispensável e essa é uma dinâmica perfeita para auxiliar as pessoas todos os dias. Você tem a possibilidade de também aplicar as demais opções seguintes para se divertir e aos próximos também.

4. Detetive – Dinâmicas para célula

Essa dinâmica traz diversão ao ambiente e é uma forma agradável de trabalhar mais com a socialização, contação de histórias e imaginação.

Compreenda como funciona Detetive - Dinâmicas para célula.
Confira todo o passo a passo de Detetive – Dinâmicas para célula para reproduzir. Reprodução: Minhas Atividades.

É importante que todos participem para ter o direito de ser a vítima, detetive ou o criminoso, por exemplo.

Material para desenvolver a dinâmica Detetive

Tudo o que você precisa é de um papel e uma caneta na cor azul para escrever o que é necessário e auxiliar na identificação do detetive, da vítima e do criminoso. A dinâmica é super divertida, engraçada e trabalha com diversas habilidades simultaneamente.

Passo a passo da dinâmica Detetive

Dinâmicas para célula sempre são divertidas, pois nos fazem trabalhar com o foco, criatividade, observação e pensamento crítico para resolver o problema. Conheça o passo a passo que deve ser feito para a atividade:

  • Devem ser escritos no papel: Vitimas, um criminoso e um detetive;
  • Todos devem pegar os papeis de forma aleatória;
  • Devem se sentar em círculo;
  • O criminoso deve fazer movimentos e as vítimas devem imitar;
  • A brincadeira termina quando o detetive descobre quem é.

As dinâmicas sobre fé auxiliam a compreender melhor sobre os ensinamentos de Deus de uma maneira divertida, permitindo que todos possam memorizar as explicações ao mesmo tempo que realizam uma atividade divertida com pessoas próximas.

5. Tiro pela culatra – Dinâmicas para célula

Essa dinâmica serve para descontrair e refletir, sendo também uma maneira de conversar mais com os colegas, familiares e amigos. Portanto, você tem a oportunidade de fazê-la regularmente para ter um momento divertido e relaxar também.

Material para desenvolver a dinâmica Tiro pela culatra

Papel, canetas e texto Mateus 22:39, com a frase escrita “E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo”, para trabalhar mais com frases motivacionais e que ajudem as pessoas encarar a vida com mais otimismo.

Passo a passo da dinâmica Tiro pela culatra

Todo o processo de passo a passo permite que os participantes consigam entender melhor sobre como funciona a atividade proposta, e consigam fazê-la corretamente. Veja cada etapa e entenda como fazer semanalmente:

  • Todos os participantes vão receber papel e caneta;
  • Irão escrever na folha um comando para a pessoa a sua direita executar;
  • Depois que todos escreverem, o coordenador da dinâmica deve dizer que quem escreveu deve executar.

Façam uma reflexão sobre o que desejamos para o outro, sendo pensamentos positivos, com foco sempre em querer o bem ao próximo.

6. A pesca da vitória – Dinâmicas para célula

Essa dinâmica é ótima para motivação e ajudar as pessoas desenvolverem mais o autoconhecimento e garantir que todos possam se auxiliar. Temos os materiais que precisam fazer parte do processo e são:

Material para desenvolver a dinâmica A pesca da vitória

Escreva em recortes de Papel cartão, palavras como: perseverança, fé, ousadia, determinação, coragem, alegria, palavras, bênção, confiança, prosperidade, crescimento, multiplicação, bíblia oração. O recipiente vai ajudar a incluir os papéis para as dinâmicas para célula serem feitas.

Passo a passo da dinâmica A pesca da vitória

O processo de passo a passo é simples e as dinâmicas para célula ajudam os participantes desenvolverem diversas habilidades e também trabalharem em melhorias para as que já possuem. Entenda o passo a passo:

  • Cada pessoa deve pescar um pedaço de papel da caixa;
  • Depois de pescado, cada um deve explicar por que a palavra colado no papel que foi pego é importante na sua vida;

Explicar a importância da palavra é uma forma de mostrar como ela afeta a pessoa e se conecta com os próprios sentimentos, por exemplo.

7. A viagem solitária – Dinâmicas para célula

Essa dinâmica é excelente para aproximação e diversão dos integrantes da Célula que você participa, sendo essa uma forma divertida de trabalhar com todos os seus amigos, familiares e demais pessoas do seu círculo de amizades.

Material para desenvolver a dinâmica A viagem solitária

Você vai precisar de jornal, apito e um bom espaço amplo para conseguir incluir todas as pessoas e garantir que todos consigam se movimentar confortavelmente. Dessa forma, você tem a possibilidade de trabalhar com o passo a passo assim:

Passo a passo da dinâmica A viagem solitária

Todo o processo de passo a passo das dinâmicas para célula vão te ajudar a reproduzir a atividade com os amigos, familiares e demais pessoas próximas. Veja como funciona:

  • Cada participante deve ficar sobre a folha de jornal;
  • O coordenador da dinâmica deve dar ordens usando o apito:
    • (Apita) o participante deverá sair de cima da folha e começar a circular pelo ambiente;
    • (Apita) o participante deverá subir na folha, subir no barco, tendo o cuidado de ter pelo menos uma parte do corpo tocando o tempo todo na folha (barco);
  • Uma folha deve ser retirada toda vez que o apito for escutado;
  • A atividade deve terminar quando restarem o mínimo de folhas de jornal possível.

Se aproximar mais das pessoas com ajuda das dinâmicas de grupo divertidas para célula, auxilia a desenvolver uma conexão mais intensa com amigos, familiares e colegas de trabalho ou da igreja.

Confira agora as 20 7. A viagem solitária - Dinâmicas para célula!
Confira todo o passo a passo de “A viagem solitária – Dinâmicas para célula”. Reprodução: Minhas Atividades.

Sendo essa uma das formas de aprimorar também o conhecimento sobre o que Deus explica e compartilhar dessa experiência agradável com quem gostamos.

8. Desatando o nó – Dinâmicas para célula

Todos os seres humanos precisam de ajuda, embora acreditem ser desnecessário ou pensem que podem lidar com os problemas sozinhos.

Descubra agora a atividade Desatando o nó - Dinâmicas para célula!
Entenda como é feito todo o passo a passo de Desatando o nó – Dinâmicas para célula. Reprodução: Minhas Atividades.

Jesus nos ensinou que não estamos sós, e que existem pessoas dispostas a nos ajudarmos independente de tudo o que aconteça, permitindo que nos levantem e nos façam caminhar mais uma vez.

Material para desenvolver a dinâmica Desatando o nó

É necessário ter apenas barbante, linha, lã ou materiais similares que são fundamentais para as dinâmicas para célula serem feitas corretamente. Assim, você tem a possibilidade de seguir ao passo a passo da atividade.

Passo a passo da dinâmica Desatando o nó

O passo a passo é bem simples, porém, vai garantir que as dinâmicas de célula sejam feitas corretamente. Para fazer, basta seguir as seguintes etapas:

  • Distribua pedaços de barbante com nós;
  • Peça para botarem uma mão para trás e tentar desatar o nó com uma mão só;
  • Depois de um tempo peça que façam novamente, mas agora em dupla;
  • Depois que todos conseguirem, mostre a importância da ajuda dos amigos.

Receber ajuda é indispensável, pois não estamos sozinhos e temos direito de pedir auxílio aos nossos amigos, familiares e colegas. Ter um apoio é essencial para não desistirmos e seguirmos em frente de cabeça erguida.

9. Canta e conta – Dinâmicas para célula

Essa dinâmica mostra a importância de manter o foco nos seus objetivos e de não desistir de seus sonhos, por mais que existam desafios no meio do caminho.

Saiba como funciona o processo de Canta e conta - Dinâmicas para célula!
Aprenda a fazer o processo de Canta e conta – Dinâmicas para célula. Reprodução: Minhas Atividades.

Sabemos como é desafiador, muitas vezes, simplesmente levantar da cama e fazer as nossas atividades, mas tendo fé em Deus e aplicando as dinâmicas para célula, vai ser possível ter uma melhoria no dia a dia.

Material para desenvolver a dinâmica Canta e conta

Tudo o que vai ser necessário nas dinâmicas de célula é um recipiente e grãos de feijão que vão proporcionar um momento divertido e rico. Se não for possível ter o feijão, basta escolher milho, arroz ou um alimento similar.

Passo a passo da dinâmica Canta e conta

Essa é uma das dinâmicas para células que necessitam de alguns poucos itens essenciais para ser feito no passo a passo a seguir:

  • Divida o grupo em duplas;
  • Entregue o recipiente e as sementes as duplas;
  • Dê outro punhado de grãos, a dupla deve contar e colocar no recipiente, enquanto toca uma música;
  • Determinado momento peça para pararem de contar e veja se a conta da dupla bate;
  • Leia o texto Mateus 6:24 e traga para o contexto da dinâmica.
  • “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”, Mateus 6:24.

Ter a bíblia em mãos é essencial para conseguir fazer a leitura do texto Mateus 6:24 e, após o término da atividade, fazer a leitura de mais passagens com os demais participantes.

10. Cadeira elétrica – Dinâmicas para Célula

Essa dinâmica aumenta o conhecimento entre o grupo e tem a função de conversar um pouco mais com os participantes, de ouvir, ser ouvido, lidar com receios, com a timidez, melhorar a socialização e aprender um pouco mais com os nossos semelhantes.

Material para desenvolver a dinâmica Cadeira elétrica

É necessário possuir uma cadeira, pois ela vai ser o item principal das nossas dinâmicas para célula que vão tornar esse um dos momentos mais importantes às pessoas inseridas na roda.

Passo a passo da dinâmica Cadeira elétrica

A cadeira elétrica consiste em uma dinâmica de perguntas e respostas que podem ajudar os participantes. Vamos para o passo a passo:

  • Façam um círculo e coloque uma cadeira no meio;
  • Escolha um participante do grupo e ponha no centro do círculo e faça perguntas como:
    • Qual foi a sua maior decepção na infância?
    • Na adolescência?
    • Como você se sente hoje?
  • Essa dinâmica leva em consideração o poder de ouvir que cada um pode ter.

Ouvir e ser escutado é uma maneira de amenizar as dores e garantir que as pessoas ouçam sem ocorrer julgamentos.

11. Dinâmicas de Células – Sonhar vale a pena

A dinâmica Sonhar vale a pena tem como objetivo mostrar a importância de sonhar, porém, alertando aonde estão fundamentados os nossos sonhos. A referência bíblica para a execução dessa dinâmica se encontra em Isaías 55:7.

Recursos para a dinâmica Sonhar vale a pena

Temos alguns materiais que precisam fazer parte das dinâmicas para célula e que vão fazer diferença nessa atividade, que são:

  • Pedaços de papel cortado;
  • Caneta/Lápis;
  • Baldes de Lixo.

Esses são os principais itens que precisam fazer parte das dinâmicas para célula, pois com eles você vai conseguir realizar o proposto.

Execução da dinâmica Sonhar vale a pena

A moral dessa dinâmica é mostrar que sonhar nos faz bem e move as nossas escolhas, porém, quando não estamos fundamentados em Deus, podemos facilmente jogar nossos sonhos em latas do lixo, escolhendo coisas erradas que comprometem os nossos sonhos. Anote todo o passo a passo:

  1. Distribua de dois a três pedaços de papel e as canetas/lápis aos participantes e peça que eles escrevam um sonho em cada um dos papéis;
  2. Após isso, peça que os participantes amassem um papel (sonhos) e o jogue numa lata de lixo;
  3. Após relutarem e jogarem o primeiro sonho no lixo, peça que joguem também os outros até que eles fiquem sem nenhum;
  4. Assim, é possível despertar neles a dificuldade de colocar sonhos no papel e a dificuldade de jogar esses mesmos sonhos na lata do lixo.

Como os próprios sonhos podem se tornar maiores que nós mesmos e maior do que Deus, tomando um lugar de idolatria em nossas vidas.

Conheça mais sobre o processo de Execução da dinâmica Sonhar vale a pena.
Conhecer a Execução da dinâmica Sonhar vale a pena permite desenvolver o processo corretamente. Reprodução: Minhas Atividades.

Podemos e devemos sonhar, porém, nossos sonhos precisam estar fundamentado numa motivação que não pereça, não acabe, e isso, apenas Jesus Cristo pode oferecer.

12. Dinâmicas de Células – Fé

Ilustrar a confiança em Deus através da confiança no próximo. O texto base para essa dinâmica se encontra em Hebreus 11:1.

Recursos para a dinâmica Fé

Confiar em Deus é extremamente importante e saber que ele sempre vai estar conosco é essencial. Por isso, vamos trabalhar com esses materiais para intensificar a nossa fé:

  • Vendas;
  • Brinde (Caixa de Bombom, bala etc).

Os brindes auxiliam a garantir não apenas a participação de todos, mas ter um momento descontraído com aqueles que gostamos.

Execução da dinâmica Fé

Precisa-se de dois voluntários: um será vendado e um será o guia. Assim que os voluntários se apresentarem, o vendado será rodado algumas vezes pelo coordenador das dinâmicas. Confira os demais passos da execução:

  1. Em algum lugar do ambiente estará o brinde e o objetivo é em um determinado tempo (no máximo 5 minutos) o “cego” encontre o brinde, para isso, o outro voluntário deverá o guiar, mas sem tocar, apenas falando, enquanto o restante tenta (também apenas aos gritos, entretanto, no seu lugar) atrapalhar.
  2. O detalhe é que diferentemente da massa, o guia pode se aproximar do “cego”. O objetivo do “cego” é encontrar o brinde, já objetivo do guia é guiar o “cego” até o brinde, já o objetivo da galera é atrapalhar que o “cego” e o guia cheguem até o brinde.
  3. O objetivo dessa dinâmica é que mesmo sem enxergar, o que nos guia aos nossos objetivos é aquele que está perto.

O firmamento está em Deus mesmo não conseguindo o enxergar, mas o ouvimos se estamos atentos a voz do Espírito, mesmo que todas as circunstâncias do mundo tente nos atrapalhar.

13. Dinâmicas de Células – Vivendo Milagres

Conhecer os milagres através dos feitos de Jesus. Para essa dinâmica os Evangelhos de Jesus segundo Mateus, Marcos, Lucas e João serão muito exemplificadores.

Recursos para a dinâmica Vivendo Milagres

Na vida, todos passamos por milagres de diferentes maneiras e nada melhor do que contarmos as nossas experiências em grupo. Veja os principais materiais:

  • Um rolo de papel higiênico;
  • Uma caneta.

Esses são materiais que precisam fazer parte das dinâmicas para célula e que podem ter as suas variações como, por exemplo, rolo de papel toalha e caneta esferográfica azul ou de sua cor favorita.

Execução da dinâmica Vivendo Milagres

Em cada camada do papel higiênico, antes do momento das dinâmicas, deverá ser escrito um milagre feito por Jesus. Quando chegar o momento da aplicação, será distribuído o papel novamente enrolado e solicitado a cada participante pegar uma quantidade, lembrando que temos pessoas posteriores. Confira o passo a passo:

  1. Ao terminar pedimos que cada um veja quantas camadas pegou e leia a si mesmo quais foram os milagres de Jesus expostos naquelas camadas.
  2. Posteriormente será dado um tempo para que as pessoas lembrem de milagres feitos por Jesus na sua vida ou na vida de algum próximo proporcionalmente ao número de camadas que ela têm, exemplo: Se ela tiver quatro camadas, precisará escrever um milagre em cada camada e assim sucessivamente.
  3. Após o tempo dado para a escrita, proponha um intercambio de leitura e questione a dificuldade ou facilidade de se lembrar dos milagres de Jesus na vida das pessoas em questão.

Esse tipo de dinâmicas para células nos ensina que o verdadeiro senso de milagre está em Jesus e os milagres só acontecem mediante a fé no próprio Deus através do nome do seu Filho.

14. Dinâmicas de Células – Unidos em Cristo

Essa dinâmica tem como objetivo demonstrar que quando fazemos as coisas em conjunto elas surtem melhor do que sozinhos. Para isso, pode se usar como referência bíblica Eclesiastes 4:9-12.

Recursos para a dinâmica Unidos em Cristo

É importante ter pedaços de barbante em mãos para trabalhar nas células Unidos em Cristo e que são necessários para desenvolver essa atividade.

Execução da dinâmica Unidos em Cristo

Essa é uma das dinâmicas para célula mais importantes por trabalhar com o processo de inclusão e é feita dessa maneira divertida:

  1. Distribua os barbantes entre os participantes e peça para que eles usando apenas a mão direita façam um nó nos barbantes num prazo de 60 segundos.
  2. Após isso, a proposta é fazer apenas com a mão esquerda (pra privilegiar os canhotos também, que são a minoria), também num prazo de 60 segundos. Após isso, liberamos as duas mãos num prazo de 30 segundos pra fazerem o máximo de nós possíveis.
  3. O entendimento dessa dinâmica é que quando fizemos com apenas uma das mãos (o que representa estar sozinho), as coisas saem sempre muito complicadas, porém, quando fazemos com as duas mãos (amizade) as coisas fluem de forma mais rápida, perfeita e natural.

Além das dinâmicas para célula, você tem a possibilidade de trabalhar com mais dinâmicas para células sobre oração que incentivam mais sobre a importância de orar, conversar com Deus e também a agradecer por tudo o que é proporcionado todos os dias.

15. Dinâmicas de Células – Família

Demonstrar a importância das relações interpessoais e a relação da família sendo a maior dessas relações. A referência bíblica para esta dinâmica se encontra em Romanos 12:5.

Recursos para a dinâmica Família

Caso não se tenha barbante disponível, é possível substituir por linha ou lã, sendo necessário dos seguintes itens:

  • Barbante;
  • Tesoura.

Utilizar esses itens vai permitir que as dinâmicas para célula sejam trabalhadas corretamente e de forma lúdica.

Execução da dinâmica Família

Todo o processo é bem simples e você pode fazer em casa, na escola e também na igreja, precisando seguir apenas esses passos:

  1. Primeiramente peça a todos que posicionem-se em círculos e no sentido horário peça pra que cada um diga o seu entendimento quanto a palavra “família”.
  2. Seguindo isso, dê a pessoa que iniciou um rolo de barbantes e peça pra ir desenrolando até dar pra alguém aleatório da roda, que vai ter que ir dando pra outra pessoa até a última, sucessivamente.
  3. No final, será visto que foi feito uma teia e será pensado em conjunto a conexão interpessoal daquela teia e a correlação de cada pessoa com o seu grupo interpessoal.

Trabalhar com as relações interpessoais e as relações familiares é extremamente importante, pois a bíblia preza muito pela união com todos os que fazem parte de nosso ciclo consanguíneo.

16. Dinâmicas de Células – O amor de Deus

Esta dinâmica tem como objetivo ilustrar de forma prática, usando os nossos próprios movimentos, a dimensão do Amor de Deus. Para melhor entendimento da dinâmica, pode-se usar Romanos 8:38-39 como referência.

Recursos para a dinâmica O amor de Deus

É necessário trabalhar apenas com a movimentação pessoal para conseguir participar das dinâmicas para célula sobre o amor de Deus.

Execução da dinâmica O amor de Deus

Como uma espécie de “Personal Trainer” ou “Instrutor de Ginástica”, a pessoa responsável por aplicar as dinâmicas toma a frente do grupo e dá indicações de alguns exercícios físicos na seguinte ordem:

  • Levas as mãos ao alto, abrir os braços lateralmente
  • levar as mãos ao chão, abraçar o próprio corpo e fazer movimentos circulares.

Terminado essa série paulatina de exercícios, o “comandante” irá propor uma nova série, dessa vez, elucidando o significado de cada atividade, portanto, na medida em que cada um participante for fazendo o exercício ressoará as seguintes frases:

  • “O Amor de Deus é tão grande” (no exercício das mãos ao alto)
  • “O Amor de Deus é tão largo” (no exercício das mãos laterais)
  • “O Amor de Deus é tão profundo” (no exercício de mãos abaixo)
  • “Que nos envolve” (no exercício de se abraçar”, “De um lado ao outro” (no exercício de girar circularmente).

Mesmo através de uma mera ilustração que não identifica nem 0,5% do tamanho de Deus, somos capaz de enter que ele tem uma dimensão maior que a nossa, por isso, precisamos o submeter a sua grandeza e soberania.

17. Dinâmicas de Células – Pulo do gato

Quer uma dinâmica para dar boas risadas e levar à reflexão, uma das melhores dinâmicas de célula para isso é a Pulo do Gato.

Dinâmicas para células - Pulo do gato
Conheça a dinâmica para células do pulo do gato. Fonte autoral.

Essa dinâmica tem como objetivo levar a reflexão de não fazer ao próximo aquilo que não quer a você. Pode-se usar  Mateus 22:39 como referência bíblica.

Recursos para a dinâmica Pulo do Gato

Trabalhar a reflexão e também rir um pouco é uma das melhores formas de trabalhar com as dinâmicas para célula sobre o pulo do gato. Dessa forma, anote o que é necessário:

  • Tiras de papel;
  • Caneta.

Esses são materiais importantes que vão fazer parte das dinâmicas para célula, por isso, separe as suas tiras de papel e caneta!

Execução da dinâmica Pulo do Gato

É importante que todos os participantes estejam reunidos em uma grande roda para participarem e realizarem as dinâmicas para célula dessa forma:

  1. Avise o grupo que você é o comandante das ações;
  2. Peça que cada um escreva em seu papel uma ação pro seu companheiro a direita executar;
  3. Peça que todos passem o seu papel a quem está a esquerda;
  4. Assim o companheiro da direita executaria, logo, cada um faria o que o mesmo escreveu ao outro.

Muitos colocarão micos ou coisas constrangedoras ao próximo, porém, provará na pele o próprio veneno, sendo essa uma forma de entender que não se deve desejar mal ao outro.

18. Dinâmicas de Células – Dinheiro não é tudo

Essa dinâmica tem como objetivo levar a eles a uma reflexão quanto ao tempo, dinheiro e as nossas decisões. O texto base se encontra em Lucas 15:11-14.

Recursos para a dinâmica Dinheiro não é tudo

Para a dinâmica, tudo o que vai ser necessário é dos próprios participantes para dialogarem entre si e trocarem experiências através do nosso passo a passo completo.

Execução da dinâmica Dinheiro não é tudo

Compreender através das dinâmicas para célula que o dinheiro, embora seja essencial para todos nós, não é e nunca será tudo o que precisamos. Veja o passo a passo:

  1. Leia com os participantes a parábola do Filho Pródigo e peça a eles que desenvolvam uma pequena e rápida esquete representando como seria as atitudes dos personagens em questão (filho pródigo, filho mais velho e pai) nos dias atuais.
  2. Se preciso for, separe em diversos grupos que vão desenvolver esquetes diferentes com o mesmo tema.
  3. Ao encenar é natural os participantes chegarem a uma conclusão quanto o que a palavra nos mostra, principalmente ao contemporizar isso.

Muitas pessoas acreditam que o dinheiro se compra tudo na vida, porém, não é bem assim que funciona. Afinal, não existe dinheiro no mundo que compra felicidade e a saúde de todos nós.

19. Dinâmicas de Células – Grato ao Senhor

Essa dinâmica tem como objetivo despertar a nossa ingratidão para com Deus. Pode-se utilizar Salmos 37:5 como referência.

Recursos para a dinâmica Grato ao Senhor

Ser grato ao Senhor é muito importante, pois é através dele que conquistamos tudo o que precisamos e temos saúde devido à bondade dele. Portanto, anote o que vai ser preciso para a dinâmica ocorrer:

  • Tiras de papel;
  • Caneta.

Esses são os materiais que precisam ser utilizados para as dinâmicas para célula serem feitas corretamente. Assim, o passo a passo vai garantir que a atividade seja feita corretamente!

Execução da dinâmica Grato ao Senhor

Todos os materiais solicitados para as dinâmicas para célula vão auxiliar no desenvolvimento e garantir que todos consigam desenvolvam o que se pede de forma simples. Veja como funciona o passo a passo e replique:

  1. Entregue uma tira de papel a cada participante e sugira a eles que escrevam um presente para Deus.
  2. Após escreverem, peça que compartilhem em público e depois passe com um cesto de lixo como se todos esses presentes fossem recusado.
  3. Com isso, será mostrado que muitas vezes estamos dispostos a dar coisas pra Deus, sendo que ele quer o nosso coração e a nossa vida por completo.

Essa é uma maneira de também entender que Deus quer o bem de todos os filhos que ele criou e ama a todos igualmente. Essa é uma das dinâmicas para célula que ajudam também a perder a timidez e permitem que todos evidenciem o que gostariam de dar ao Pai.

20. Dinâmicas de Células – Pecadores

O objetivo dessa dinâmica é mostrar que o pecado é a desobediência quanto as leias de Deus. Para ter um texto bíblico como base, pode-se usar João 9:35-41 como referência.

Recursos para a dinâmica Pecadores

Nas dinâmicas para célula, você precisa ter alguns recursos que vão ajudar a fazer o passo a passo corretamente.

Dinâmica de o pecado te prende. Saiba como fazer com os passos a passos. Reprodução: YouTube.

Portanto, vamos anotar tudo o que precisa ser feito para ter sucesso e garantir que todos se divirtam e aprendam mais em conjunto:

  • Um papel;
  • Uma caneta;
  • Uma venda.

Com relação à venda, é importante possuir uma opção de tom bem escuro para garantir que nenhuma pessoa enxergue nada. A intenção é garantir que o participante não consiga ler nada do que vai estar inserido no papel.

Execução da dinâmica Pecadores

Em dinâmicas para célula, você deve seguir o passo a passo para conseguir desenvolver a atividade de maneira divertida. Para isso, confira o que precisa ser feito para você também fazer com pessoas próximas semanalmente:

  1. Escolha um voluntário entre a turma e este terá os seus olhos vendados, assim que os seus olhos estiverem vendados, ele seguirá em pé enquanto a turma seguirá sentada.
  2. O aplicador então pegará o papel e escreverá: “Ficar em pé é pecado”, após isso, o aplicador senta e passa o papel pra cada um participante de forma discreta e pedindo que não leia em voz alta. Assim que todos lerem, o aplicador, ainda sentado, pergunta ao que está vendado se ele está cometendo algum pecado naquele momento, obviamente ele responderá que não, aí é a vez do aplicador pedir ao voluntário tirar a venda e assim que ele tirar dará o papel a ele.
  3. A moral dessa dinâmica é mostrar que muitas das vezes estamos cegos e custamos a enxergar o nosso pecado, mas Cristo é o único capaz de nos perdoar e abrir os nossos olhos para que venhamos a andar em seus caminhos.

O Minhas Atividades desenvolve conteúdos exclusivos que podem ser trabalhados de diversas maneiras em casa e na escola, e conta com diversos tipos de dinâmicas que podem ser aplicados para divertir a todos. Temos exatamente o que você precisa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ATIVIDADES RELACIONADAS

O plano de aula sobre festa junina envolve informações relevantes...

Entrar no mês de junho e não pensar em brincadeira...

As Atividades com 20 desenhos da festa junina para imprimir...

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

O plano de aula sobre festa junina envolve informações relevantes...

Entrar no mês de junho e não pensar em brincadeira...

As Atividades com 20 desenhos da festa junina para imprimir...

Trabalhar as atividades festa junina educação infantil é uma maneira...

As dinâmicas educação infantil são atividades lúdicas que envolvem objetivos...

A dinâmica sobre Jesus é uma atividade voltada para a...