A place where you need to follow for what happening in world cup

10 Atitudes Ecológicas Simples Para Ensinar As Crianças

0 194

Ensinar atitudes ecológicas para as crianças é uma forma de conscientizá-las desde cedo sobre o impacto das nossas atitudes no meio ambiente. Todo ser humano tem responsabilidade sobre a natureza e o meio em que vive, inclusive as crianças e, por este motivo, é tão importante educá-las sobre consumo e desperdício.

As práticas para conscientizar as crianças de que é importante reciclar, não jogar lixo na rua e demais métodos que implicam com o meio ambiente torna-se importante desde bem pequenos. Suas mentes em formação compreenderão melhor com ajuda dos pais as formas certas de contribuir para um mundo melhor.

Que tal aproveitar e mudar os hábitos da família toda? As crianças aprendem com bons exemplos e podem ser agentes de transformação. Listamos algumas dicas para começar. Vamos lá?

1 – Compartilhe ou doe

Nos primeiros anos de vida muitos itens de vestuário perdem-se rapidamente, ou seja, desde cedo já é possível mostrar como praticar o desapego. Estimule as crianças a doar roupas e brinquedos. É importante que elas participem do processo para entender que acumular coisas sem uso não é uma boa ideia.

10 Atitudes Ecológicas Simples Para Ensinar As Crianças

As doações de roupas ou brinquedos são importantes para evitar que determinados materiais entrem em contato com o solo e o contamine. Elas podem participar do ato de doar em lugares que aceitam, para poderem saber melhor como esse tipo de coisa funciona.

Fazer trocas de livros e de brinquedos também é uma forma de estimular relações de troca que não sejam baseadas em dinheiro. Economizando com isso, é possível investir em itens que vão realmente facilitar o dia a dia das crianças. E, é claro, você pode compartilhar com outras mães e pais depois.

2 – Incentive a reutilização

O melhor é evitar o uso de itens que demoram para se decompor. Mas, se for necessário, ensine as crianças a reutilizarem os materiais, principalmente os itens escolares. Aproveite o verso em branco de folhas usadas para usar de rascunho, explique que cadernos e borrachas devem ser utilizados até o fim e reaproveite itens que não foram usados integralmente nos próximos anos.

10 Atitudes Ecológicas Simples Para Ensinar As Crianças

Materiais de plástico demoram muitos anos para serem decompostos, cerca de 450 anos, portanto a estratégia é ensinar aos pequenos que pode ser possível permanecer com determinados itens ou repassá-los.

3 – Explique como separar o lixo

Tenha recipientes separados para o lixo orgânico, para que ele não contamine os demais. Se for possível, faça recipientes para cada tipo: papel, plástico, vidro e metal.

10 Atitudes Ecológicas Simples Para Ensinar As Crianças

Outro método que se torna importante ao separar o lixo, é tomar sempre cuidado com latas de metais abertas ou garrafas de vidro quebradas porque podem ferir as mãos dos coletores de lixo que realizam seu trabalho diariamente.

4 – Evitando o desperdício

Incluir as crianças na preparação de pratos simples pode alterar a forma como elas se relacionam com a comida. Explicar de onde vêm cada alimento, que eles precisam de tempo para ficar prontos e podem se tornar escassos em determinados períodos do ano é uma forma de aproximar as crianças desse universo e incentivar a valorização dos alimentos.

10 Atitudes Ecológicas Simples Para Ensinar As Crianças

Economizar água também é uma das atitudes ecológicas mais simples e importantes. As crianças adoram brincar com água, mas devem fazer isso com consciência. Além disso, fechar a torneira enquanto os dentes são escovados ou o chuveiro ao se ensaboar são atitudes que ajudam o planeta e também na economia do lar.

Ensinar que as luzes de casa podem ficar apagadas durante o dia ajudará a economizar energia, e evitará que a conta no final do mês venha em um valor alto. Sempre ao sair do ambiente a criança pode e deve apagar a luz através do interruptor.

5 – Não use o que não precisa

As crianças aprendem com exemplos, portanto, tenha sempre na bolsa garrafinhas ou copos que podem ser reutilizados. Canudinhos e utensílios de plástico, como copos e talheres, podem ser evitados na grande maioria das vezes e causam problemas ambientais.

10 Atitudes Ecológicas Simples Para Ensinar As Crianças

Muitas vezes, o canudinho facilita a ingestão das bebidas. Se as crianças gostam muito desse item, compre copos com canudos acoplados de materiais resistentes, que vão durar por muito mais tempo.

6 – Incentive o uso de lâmpadas fluorescentes

Essa é uma lâmpada que evita gastos excessivos nas contas de luz, portanto, cabe aos pais explicarem aos filhos os motivos pelos quais vale mais a pena tê-la em casa do que a tradicional lâmpada amarelada.

10 Atitudes Ecológicas Simples Para Ensinar As Crianças

As crianças compreenderão que este será o melhor método de se ter em suas casas no futuro e repassarão esse ensinamento aos filhos um dia.

7 – Caminhada ajuda a saúde e estimula a observação

Converse com as crianças para realizarem caminhadas aos fins de semana ou caminhar até a escola durante a semana pode ajudar a diminuir a poluição causada por automóveis. A fumaça que sai dos carros gera um aumento da poluição.

10 Atitudes Ecológicas Simples Para Ensinar As Crianças

É possível descobrir a veracidade desse fato, caso em uma caminhada a família encontre algas espalhadas por rios. Esses seres são uni e pluricelulares que convertem matéria orgânica e ajudam a decompor o gás carbônico. Elas estão presentes em lugares com altos índices de poluição.

8 – Uso de sacolas recicláveis

As crianças adoram ir ao supermercado acompanhadas de seus pais e um método prático a ser colocado em ação, é o de utilizar sacolas recicláveis ao invés das sacolas feitas com plástico.

10 Atitudes Ecológicas Simples Para Ensinar As Crianças

As sacolas recicláveis podem ser levadas pelas crianças e quando saírem do supermercado colocar as compras em seu devido lugar. Dessa forma, elas saberão que no futuro terão oportunidade de manter as sacolas para suas compras.

9 – Ao comprar um eletrodoméstico leve as crianças

Existem momentos em que os adultos preferem que crianças não estejam por perto e comprar eletrodoméstico é um deles, no entanto, os pais podem comentar com seus filhos qual a funcionalidade do selo Procel e sua importância ao meio ambiente.

10 Atitudes Ecológicas Simples Para Ensinar As Crianças

Os selos Procel possuem enorme eficiência para controlar os consumos de energia das casas e diminuí-los.

10 – Compre produtos biodegradáveis e faça serviço voluntário

Um bom exemplo a ser ensinado às crianças é sobre o assunto de realizar compras de alimentos que sejam biodegradáveis, por exemplo, frutas, legumes e verduras que além de serem naturais, fazem muito bem à saúde.

Se houver desperdício de alimentos – o que deve ser evitado a todo custo -, frutas serão como adubos para à terra ou servirão de comida para pássaros e demais espécies espalhadas pela natureza.

Haverão dias em que a comunidade realizará atividades voluntárias, como limpar ruas e pegar lixo espalhado pela calçada. Leve as crianças para participarem e compreenderem a importância de estarem nesse tipo de atividade.

10 Atitudes Ecológicas Simples Para Ensinar As Crianças

Se a família viver na praia essa atividade será muito mais prazerosa e proveitosa ao lado das crianças, que terão mais empolgação para realizar essa atividade acompanhadas dos pais.

Catar lixo das areias da praia pode ser uma tarefa chata para muitas pessoas, mas é importante lembrar que é através de atos assim que o mundo pode respirar um pouco e ser cuidado da maneira que merece.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.