Neste post você encontrará 10 atividades sobre Ecossistemas que ajudarão seus alunos e/ou filhos a aprender biologia/ciências de forma divertida e eficiente.
Atividades
10 Atividades sobre Ecossistemas
Um ecossistema pode ser definido como um conjunto de comunidades bióticas (grupo de indivíduos que habitam uma mesma área e podem estabelecer interações entre si) e fatores abióticos (fatores que influenciam as comunidades bióticas). É constituído, portanto, de uma área e um conjunto de seres que a ocupa.

Os ecossistemas podem ser de vários tipos e assumir diferentes tamanhos. Podem variar desde um pequeno aquário até uma grande floresta tropical, ou até mesmo a própria biosfera.
Sua classificação é bastantes complexa, mas a mais conhecida é a que divide os ecossistemas em aquáticos (Ex.: manguezais) e terrestres (Ex.: Mata Atlântica).
O conhecimento dos ecossistemas existentes é essencial durante o estudo da biologia e de sua relação com o meio ambiente. Sendo assim, a seguir vocês encontrarão atividades que auxiliarão a complementar o aprendizado desse tema e tornarão o processo mais dinâmico e divertido.
Pescaria – 10 Atividades sobre Ecossistemas
Essa atividade exige coordenação motora e um razoável conhecimento do conteúdo estudado. Em geral, ela estimula o aprendizado do conteúdo e sua memorização.

Recursos para a atividade “Pescaria”:
- Papéis coloridos
- 1 Tesoura sem ponta
- 1 Caixa de papelão grande
- Areia
- 1 Imã pequeno
- Clips de papel
- Barbante
- 1 Graveto
- 1 Caneta
Passo a passo da atividade “Pescaria”:
- Utilize a tesoura e os papéis para fazer recortes em formato de peixes.
- No lugar onde ficaria a boca de cada peixe, coloque um clip de papel e no seu corpo, em um local escondido, escreva um sílaba. Devem ser sílabas que apareçam nos nomes dos ecossistemas. (Ex.: CA, TA, MAN, GUE, etc.).
- Amarre em uma ponta do barbante o imã e na outra o graveto de forma a fazer uma vara de pescar.
- O estudante deverá usar a vara para pescar um peixe no tempo de 30 segundos. Se ele conseguir ele deve dizer um ecossistema que contenha a sílaba escrita no peixe.
- Caso acerte, ele terá pescado o peixe e deverá guarda-lo. Caso não consiga pescar um peixe nesse tempo ele deve dizer a função de uma organela de sua escolha.
- Se houverem muitos jogadores, ganha o jogo quem, no final, tiver pescado mais peixes.
Corrida do ovo – 10 Atividades sobre Ecossistemas
A atividade “corrida do ovo” consiste em uma gincana que tem o objetivo de testar as habilidades motoras, a concentração e o conhecimento dos participantes sobre o conteúdo estudado. Trata-se de um jogo divertido e empolgante.

Recursos para a atividade “Corrida do ovo”:
- 30 ovos
- 1 caixa de tinta guache
- 2 colheres
- 4 caixas de sapato
Passo a passo da atividade “ovo”:
- Pinte os ovos em cores distintas em que cada uma representará um tipo de ecossistema distinto.
- Os participantes devem ser divididos em 2 equipes.
- Coloque 2 caixas de um lado, uma para cada equipe e cada uma com 15 ovos coloridos, e 2 caixas alinhadas a 10 passos de distância destas.
- Os participantes, com uma colher na boca, pegarão um ovo por vez e deverão levá-lo em cima da colher até a outra caixa.
- Se conseguir chegar ao outro lado, deve colocar o ovo na caixa e dizer uma característica pertencente ao ecossistema representado pela cor do ovo que ele trouxe para ganhar 1 ponto e para que o jogo continue e o próximo jogador possa iniciar sua corrida.
- Se o ovo cair, o participante perde a vez e a pontuação referente àquele ovo.
- Ganha a equipe que tiver mais pontos no fim do jogo.
Batata Quente Biológica – 10 Atividades sobre Ecossistemas
A atividade “Batata Quente Biológica”, dentre as atividades sobre ecossistemas, favorece fortemente o desenvolvimento da coordenação motora, agilidade e dos reflexos. É uma atividade muito dinâmica que necessita de poucos recursos e favorece a fixação do conteúdo.

Recursos para a atividade “Batata-quente Biológica”:
- 1 bola
- 1 apito
Passo a passo da atividade “Batata-quente Biológica”:
- Formar duas fileiras com os alunos, uma de frente para a outra.
- Eles devem passar a bola em zigue zague entre as fileiras.
- Esse processo deve ser rápido pois quando você apitar, o jogador que estiver com a bola deverá dizer 1 ecossistema de sua escolha e uma característica desse ecossistema.
- Se errar ou não responder, deve sair do jogo. Se acertar, deve escolher algum outro jogador para deixar a brincadeira.
- Ganha o último jogador que sobrar.
Vôlei em Círculo – 10 Atividades sobre Ecossistemas
A atividade “vôlei em Círculo” proporciona o desenvolvimento da percepção, reflexo e aprendizado do conteúdo estudado. É uma atividade bastante dinâmica e que promove a interação entre os participantes.

Recursos para a atividade “Vôlei em Círculo”:
- Uma bola de vôlei
- Papel
- Caneta
- Tesoura
- Pote
Passo a passo da atividade “Vôlei em Círculo”:
- Escreva perguntas sobre o conteúdo estudado no papel, recorte-as, dobre-as e coloque-as no pote.
- Disponha os alunos em círculo.
- Eles devem ir passando a bola através de toques, como no vôlei comum, sem segurá-la.
- Toda vez que alguém deixar a bola cair deve retirar uma pergunta do pote e respondê-la.
- Se acertar continua no jogo, se errar sai.
- Ganha o último que sobrar.
Separando nos potes – 10 Atividades sobre Ecossistemas
Dentre as atividades sobre ecossistemas, o jogo “separando nos potes” desenvolve a habilidade dos alunos de identificação de termos estudados estimulando o entendimento do conteúdo. O sistema de classificação consiste em uma clara maneira de memorização, que auxilia o aluno a identificar as características pertencentes aos ecossistemas, portanto é uma ótima dinâmica para auxiliar no aprendizado.

Recursos para a atividade “Separando nos potes”:
- 3 potes
- Papel
- Caneta
- Tesoura
- Caixa
Passo a passo da atividade “Separando nos potes”:
- Escreva várias características dos ecossistemas existentes mais comuns, recorte-as e coloque-as na caixa.
- Posicione os 3 potes na frente dos alunos e determine que cada pote representará um tipo de ecossistema.
- Cada aluno deverá pegar 3 papéis da caixa e colocá-los dentro dos potes correspondente ao seu ecossistema.
Come-Come de Papel – 10 Atividades sobre Ecossistemas
O origami em geral, é uma atividade muito interessante para apresentar aos alunos por ter origem em uma cultura diversificada e por poder originar as mais variadas formas. Sendo assim, relacionar essa atividade a um jogo divertido que estimula o aprendizado da biologia é uma excelente forma de motivar os estudantes a aprender cada vez mais.

Recursos para a atividade “Come-Come de Papel”:
- Papel
- Caneta
Passo a passo da atividade “Come-Come de Papel”:
- Pegue o papel quadrado e una seus vértices opostos, dobrando-os. Desta forma você marcará as diagonais do quadrado e seu ponto central. Desdobre-o.
- Puxe cada um dos vértices até o ponto central, formando um novo quadrado menor.
- Vire a folha de papel e repita o processo na parte de trás, formando um quadrado ainda menor (São nos 8 triângulos formados nesse quadrado que você escreverá os nomes).
- Vire a folha novamente e dobre o quadrado no meio.
- Por fim, coloque os dedos indicador e polegar em cada uma das cavidades formadas tentando fazer os quatro vértices se encontrarem. Pronto! Você fez o come-come de papel.
- Faça 2 deles. Os quatro quadrados que ficam em cima dos seus dedos você deve pintar de 4 cores distintas, para facilitar a escolha do aluno. Nos triângulos internos você deve escrever 8 nomes de ecossistemas e no outro 8 ações a serem realizadas (Ex.: Desenhe, Diga uma característica, Mímica, etc.).
- O aluno deverá escolher uma cor e um número para cada come-come (A cor determinará a casa e o número determinará quantas vezes você deve mexer o come-come).
- Uma vez que se determine o resultado o aluno deve efetuar o que foi pedido (Exemplo: Ao escolher vermelho-7 você parou na caatinga e ao escolher amarelo-3 você parou em Desenhe. Logo você deve executar a ação de desenhar a caatinga).
- E assim vai! Basta usar a criatividade.

Trinca Biológica – 10 Atividades sobre Ecossistemas
Essa atividade utiliza a premissa das cartas de baralho para desenvolver um jogo diferente e criativo que exige grande conhecimento do conteúdo estudado de uma forma leve e empolgante. Nela, o aluno testa seus conhecimento ao mesmo tempo em que se diverte.

Recursos para a atividade “Trinca Biológica”:
- 1 baralho de cartas
- Folhas de papel adesivo
- Tesoura
- Canetas coloridas
Passo a passo da atividade “Trinca Biológica”:
- Corte as folhas no tamanho das cartas de baralho.
- Depois, cubra as faces com número das cartas com as folhas adesivas cortadas.
- Então, nas cartas correspondentes ao naipe de ouros, desenhe, em cima da folha já colada, os ecossistemas. Nas que correspondem ao naipe de paus, escreva, em cima da folha já colada, o nome dos ecossistemas. E, para as cartas correspondentes ao naipe de espadas e copas, escreva, em cima da folha já colada, duas características, uma em cada naipe, de cada um dos ecossistemas utilizadas no jogo.
- O jogo deve ser jogado com grupos de no máximo 4 pessoas.
- Você deve embaralhar as cartas e, em seguida, distribuir 7 cartas para cada jogador, que terão o objetivo de montar grupos de 3 cartas, com o desenho, o nome, e a característica correspondente (trinca).
- Para tanto, eles descartarão uma carta por vez em uma pilha chamada lixo e pegarão uma carta por vez da pilha chamada monte, que terá as cartas restantes do baralho.
- Toda vez que o jogador completar uma trinca, deve baixar essas cartas na mesa para que os outros jogadores vejam.
- Aquele que chegar a montar 3 trincas primeiro, ganha.
Forme a cor – 10 Atividades sobre Ecossistemas
Essa atividade consiste em uma brincadeira divertida e estimulante que desenvolve o conhecimento do conteúdo estudado de forma divertida e diferente.

Recursos para a atividade “Forme a cor”:
- 5 copos plásticos por aluno
- Anilina em 5 cores distintas
- Água
- Papel
- Caneta
- Tesoura
- 5 potes
Passo a passo da atividade “Forme a cor”:
- Escrever perguntas sobre o conteúdo estudado, recortá-las e distribui-las igualmente nos 5 potes. Cada pote representará uma cor.
- Dispor 5 copos com água na frente de cada aluno.
- Com você cronometrando o tempo, os alunos devem pegar uma pergunta de cada pote por vez e respondê-las.
- A cada resposta certa você colocará um pouco de anilina na cor correspondente em um dos copos com água e ele poderá pegar a próxima pergunta no próximo pote.
- Se errar ele deve continuar pegando uma pergunta do mesmo pote até acertar.
- Quem completar as 5 cores em menos tempo ganha.
Pula-Sela – 10 Atividades sobre Ecossistemas
Pula-sela é um jogo infantil muito divertido que consiste em formar uma dupla e com seu colega pular alternadamente sobre as costas um do outro, a fim de chegar ao outro lado. É uma atividade muito divertida que, ao ser integrada com os conhecimentos dos ecossistemas, resulta em um jogo dinâmico e surpreendentemente didático que enfatiza o raciocínio rápido, a memorização e a correlação entre palavras.

Recursos para a atividade “Pula-Sela”:
- Não há.
Passo a passo da atividade “Pula-Sela”:
- Deverão ser formadas duplas.
- Cada integrante da dupla deve tentar pular alternadamente sobre as costas do outro, a fim de passar para o outro lado.
- Para começar o aluno que vai pular primeiro deve fazer dizer um ecossistema de sua escolha e o outro integrante da dupla, quando for sua vez de pular, deve dizer uma característica correspondente a esse ecossistema.
- Isso deve ocorrer sucessivamente, no número máximo de vezes que a dupla conseguir sem desequilibrar ou errar.
- A dupla que conseguir acertar o maior número de vezes vence o jogo.
Dominó Celular – 10 Atividades sobre Ecossistemas
Essa atividade é baseada no famoso jogo de mesa que estimula o raciocínio e promove um jogo divertido e empolgante. Quando associado aos conhecimentos de biologia, garante boa fixação do conteúdo e aprendizado diferenciado.

Recursos para a atividade “Dominó Celular”:
- Papelão
- Cola
- Tesoura
- 7 conjuntos de 7 imagens referentes a 7 ecossistemas distintos
Passo a passo da atividade “Dominó Celular”:
- Monte as peças de dominó substituindo os número de 0 a 6 pelas imagens de 1 a 7 referentes aos ecossistemas.
- Os alunos devem jogar de acordo com as regras usuais do dominó. A única diferença é que, ao usar carroças – peças com duas imagens iguais -, o aluno deve falar o nome do ecossistema representado na imagem e uma característica do mesmo. Caso não saiba, não poderá usar a peça.
Fim das atividades sobre Ecossistemas
Bom, essas foram as 10 atividades sobre Ecossistemas. Espero que tenha gostado e veja mais atividades como essa em breve aqui no blog!