Gerando crenças e lembranças em sala de aula – Técnicas do Professor

0
Avalie este artigo!

Baixe nossas atividades em alta qualidade!

Afirmativas e Aulas ilustradas

Olá, tudo bem? Hoje vamos falar sobre como desenvolver aulas positivas, mantendo sempre a qualidade da relação com a nossa audiência, ou seja, com nossos alunos, através do uso das afirmativas e de aulas ilustradas.

gerando lembranças inesquecíveis - técnicas do professor

Acontece que no decorrer dos anos em sala de aula, percebi que muitos professores possuem relações conflituosas com suas turmas, que apesar de serem a se debater em particular são muitas vezes oriundos de problemáticas comuns, como a falta de comunicação efetiva e baixo engajamento da turma nas atividades que o professor acredita serem necessárias para o desenvolvimento da classe. Problemas esses que com a absorção de duas técnicas simples, poderiam garantir a evolução da sala de aula para um ambiente menos conflituoso.

A um tempo atrás O segredo fez muito sucesso nas livrarias mundo afora. Nele, boa parte das soluções estavam na mentalização de coisas positivas, sinônimo da famigerada lei da atração. Em parte, eu acredito nessa filosofia, principalmente para você lidar com situações que não pode evitar e imbuir sua vida de pensamentos positivos e agregadores de suas vontades. Entretanto, quando estamos em sala de aula, apenas pensamentos positivos não vão funcionar, afinal, enquanto o professor tem uma mente, existem outras 30 a 45 do outro lado relacionando diversos outros desejos.

Para isso, acredito que dois componentes, retirados dos mais proeminentes professores sem diplomas – vendedores – podem fazer o nosso diferencial e atrair a comunidade. Eles são: Uso constante de afirmativas, em geral positivas e que encorajem seu estudante; e técnicas de apresentação visual do conteúdo, que podem ir muito além do Datashow.

Gerando crenças e lembranças únicas em sala de aula.

Pode parecer estranho, mas lembre-se que eventos acontecem às centenas na nossa vida, e em geral existem muitas coisas mais interessantes e que naturalmente competem com o que ocorre em sala de aula, nos fazendo ter de criar momentos únicos e que realmente chamem a atenção do aluno.

Sendo assim, educar é uma missão desafiadora, que nos faz ter que criar momentos incríveis, e é por isso que essas técnicas fazem tanto sentido. Ser positivo e encorajar seu aluno faz com que ele siga em frente! Que ele tenha vontade de estudar. Que ele sinta que é importante para você. Que ele não desista quando a dificuldade apareça. Trabalhar com ferramentas visuais e encantar os olhos dos nossos alunos é forçar a tese de que podemos sim criar memórias permanentes e que são justamente nas crenças deles que esses elos se fecham.

Uso das afirmativas e a produção de um espaço positivo de ensino!

Indo para parte das afirmações, vou procurar ilustrar fundamentalmente o que são afirmações e o motivo de achar elas tão poderosas. Lembro aqui que afirmativas são justamente sentenças que na venda permitem uma manifestação de desejos. É como se ao afirmar transmitíssemos verdades que vão desde a capacidade do indivíduo, até sentimentos como amor, saúde e qualquer outra mensagem que você queira transmitir para o universo.

Deixe-me ilustrar isso melhor. Se você for para uma livraria hoje e parar na estante de autoajuda, verá dezenas de textos que falam exatamente sobre a importância de se encorajar. De transmitir bons pensamentos. De se encher de mensagens positivas, porém honestas, que te encorajem a encarar os problemas do dia a dia. Tendo esse embasamento e seguindo a lógica que ter tantos títulos no assunto indicam uma direção correta, seguir uma postura afim de encorajar o estudante através da gentiliza e eliminar de vez o grito de sala de aula, para transformar explanações em diálogos explanações que coloquem o aluno e professor em uma real sintonia de diálogo, atraindo desde os menos  interessados, até os estudantes que se sentem acima do nível e portanto não se misturam.

Como já bebi da autoajuda para construir essa discussão, vamos assumir algumas crenças que abracei para melhorar minha relação com os estudantes no decorrer desses anos de ensino. Para educar e praticar o uso de afirmações positivas, acredito que você antes de tudo precise eliminar os pensamentos negativos de sua mente, assim como de suas atitudes no dia a dia. Veja que antes de tudo, como um bom vendedor, você precisa acreditar que seu produto é o melhor, o que quer dizer que a sua aula é a melhor, assim como o conteúdo que você selecionou e as ferramentas que escolheu para expor esse conteúdo, pois só assim você é capaz de manifestar em diferentes alunos desejos que impactem no destino das relações deles com sua disciplina.

Esse caminho que talvez te pareça jocoso dependendo de quão crítico ou orgulhoso for, é sem sombras de duvidas o mais desafiador possível para aquele professor brasileiro que reúne em si um conjunto complicado de infelicidades, tais como salário, valores, número de alunos, assédio moral e tantas outras coisas, mas é justamente por isso que ele vale a pena e se conseguir trazer essa autoestima, você sem dúvidas vai conseguir manifestar em seus alunos essa força de vontade também, mudando não apenas a relação deles com suas aulas, mas também a relação deles com a comunidade a qual pertencem.

Apresentações visuais e Aulas ilustradas

A partir de dessa atitude positiva, gerando incentivo aos alunos, você tem a segunda ferramenta aliada que falei mais, afim vai tornar suas aulas simplesmente inesquecíveis. Elas são as apresentações visuais, que geram no aluno lembranças e interesses, e que não se limitam ao Datashow, item ainda tão raro e de difícil uso nas escolas públicas.

Essas apresentações visuais são o ponto forte da sua aula, pois com elas você não motiva o seu aluno para o chato e desinteressante, mas sim para algo diferente de sua realidade escolar, que congrega com o que crianças, adolescentes e jovens adultos mais gostam: novidades.

É comum o erro de se pensar que uma aula ilustrada é uma boa apresentação de powerpoint. Ilustrações são manifestações que permitam ao aluno imaginar o ato, o processo e gerem memórias munidas de fatores simbólicos. Veja que uma aula no projetor pode ser tão chata como uma aula no quadro negro, mas uma roda de contação de histórias, sem escrever nada, em geral é tão interessante que faz com que o aluno comente o que aconteceu ali por semanas, não apenas lembrando, mas repassando ensinamentos em um ciclo sem fim.

Então, ao construir essas apresentações visuais, construa memórias utilizando os mais diversos recursos que domine, inovando a aula e gerando interesse em sua audiência. Use quizes, maratonas, debates, rodas de histórias, jogos ilustrados, dinâmicas. Suba em cima do birô, deixe seus alunos de cabeça para baixo, use as diferentes inteligências e nunca deixe de variar. Pois a maior construção visual é aquela que faz o seu aluno revisitar cada instante ao fechar os olhos.

Conclusão

É claro que essa é uma discussão constante e que nesse breve artigo eu não poderia abarcar cada detalhe delas. Mas de antemão, elas são dois dos maiores princípios dos profissionais de sucesso, e você professor, é e tem que ser, sem dúvidas, um profissional de sucesso. Para isso, lembre-se de conhecer sua audiência – quem são eles, o que eles querem e o que você pode fazer por eles?; Faça com que eles queiram estar com você – afirmativas, incentivos e engajamento; Desenvolva memórias simplesmente inesquecíveis – gerando experiências únicas e visuais, criando uma comunidade e sempre inovando, acreditando e fazendo o melhor.

Muito obrigado por ler até aqui. Contem com mais textos nessa coluna, até a próxima e vamos espalhar a mensagem!

Luz, força e paz.

Felipo Bellini Souza – Professor, educador, tradutor, empresário e pesquisador.

Deixe um comentário