Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Atividades sobre as profissões para as aulas de português

Dicas de como ensinar sobre o dia do trabalhador: + atividades para imprimir!

O dia do trabalhador é comemorado internacionalmente todos os anos no dia 1 de maio e esta data existe desde 1886 quando trabalhadores de Chicago, Estados Unidos, começaram a reclamar de trabalhos intensivos. Todo o expediente na época era de 12 horas por dia e devido a este problema, os profissionais realizaram uma greve que tinha a função de reclamar da carga horária abusiva.

Este processo durou por dias e dias mesmo com incidentes ocorrendo como a morte de alguns dos mais de 340 mil profissionais parados. Com isso, socialistas começaram a homenagear a data e, posteriormente, a data se tornou um período comemorativo e feriado em diversas regiões, incluindo o Brasil.

Como ensinar sobre o dia do trabalhador em sala de aula?

Para ensinar sobre o dia do trabalhador aos alunos, é necessário introduzir o tema de forma lúdica para crianças mais novas com atividades didáticas. A intenção é garantir que todos compreendam o significado dessa data e qual a função de um trabalho, o quele proporciona e quais os benefícios.

É normal que na infância as crianças queiram trabalhar em diversas profissionais como médico, bombeiro, policial ou professor. Deste modo, o adequado é explicar mais sobre estes empregos e o que cada especialista precisa fazer todos os dias, como auxiliar pessoas ou ensinar, por exemplo.

O que é um trabalho?

A profissão é um tipo de emprego em que uma pessoa escolhe para atuar e, pode se formar e conquistar mais conhecimento ao mesmo tempo que se profissionaliza para adquirir conhecimento, e aplicá-lo em todas as áreas de atuação.

Por que ensinar aos alunos sobre as profissões?

Os alunos devem estudar o dia do trabalhador pelo fato de terem a possibilidade de escolherem o que querem ser quando forem adultos. Neste caso, a criança terá muitas opções lúdicas para conhecer e saber qual a que mais combina com ele e com o que gosta.

Para quê escolher por profissões?

Para que, no futuro, se tenha a própria independência financeira e compre pelo que gosta de vestir, comer e beber. As profissões permitem receber remunerações mensais, dando conforto e estabilidade na vida de uma pessoa adulta.

Dessa forma, se a criança quiser uma enfermeira ou dentista, ela pode devido aos estudos em universidades. A profissionalização leva tempo, porém, é gratificante durante a formação, principalmente por ser um trabalho dos sonhos dessas crianças.

Dicas para ensinar sobre o dia do trabalhador para crianças

Ensinar o dia do trabalhador para as crianças tem a função de auxiliar no aprendizado sobre o que é um emprego e como funciona. Deste modo, os pequenos conseguem compreender melhor sobre as profissões e como fazer a escolha certa.

Feira de profissões

Quando falamos em feira de profissões pensamos imediatamente em um conteúdo voltado exclusivamente para adolescentes, que estão próximos de formarem no ensino médio e fazer a prova Enem em novembro. No entanto, os professores do ensino infantil podem apresentar este conteúdo através de barraquinhas super coloridas, com brincadeiras que evidenciem o trabalho do veterinário, bombeiro, eletricista e biólogo, por exemplo.

Cartazes podem ser feitos para auxiliar no entendimento das informações, mas lembrando que todo o conteúdo precisa ser lúdico para chamar atenção das crianças. Figuras e cores são sempre indicados porque através destas características, garantem-se chances de trabalhar com a memorização visual.

Brincadeira de profissões

Brincar de profissões é um processo normal e que ocorre em todas as idades da fase infantil, pois as crianças gostam de imitar o que veem em seu cotidiano. Logo, o professor tem a oportunidade de realizar uma brincadeira em classe em que todos os alunos escolham uma profissão para se divertirem em conjunto.

Dia da fantasia sobre o dia do trabalhador

Se fantasiar é divertido e trabalha muito com a criatividade e imaginação das crianças mais novas. Portanto, escolha uma data próxima ao dia do trabalhador e peça que cada um dos alunos se vistam com uma determinada roupa que represente uma profissão. No dia escolhido, é importante que todos levem alguma comida, seja ela doce ou salgada, assim como sucos preferencialmente naturais.

Desenhos sobre as profissões no dia do trabalhador

As crianças devem fazer a pintura das profissões que mais gostam para homenagear o dia do trabalhador e, para isto, sugerimos que sejam oferecidas folhas de sulfite brancas, lápis de cor, giz de cera e tinta guache. Com estes materiais, a criançada consegue desenvolver uma pintura cheia de detalhes, bem colorida e divertida para esta data especial.

Maquete sobre o dia do trabalhador

É necessário que o professor solicite aos alunos que desenvolvam uma maquete com o tema de dia dos trabalhadores. Neste caso, o responsável deve escolher uma profissão para cada um dos grupos a fim de tornar o conteúdo prático mais agradável, sociável e divertido aos pequenos.

Sugestão de Atividades sobre as profissões para as aulas de português

O Minhas Atividades preparou atividades que devem ser feitas em sala de aula com as crianças que estão no ensino infantil e necessitam entender mais sobre as profissões. Dessa forma, este material as ajudará de forma divertida e lúdica, disponível a seguir:

Em nossa lojinha, você adquire este e muitos outros conteúdos para serem aplicados nas aulas.

dia do trabalhador
Dicas de como ensinar sobre o dia do trabalhador: + atividades para imprimir! 4

O Minhas Atividades agradece aos professores por ensinarem ótimos conteúdos às crianças. Vocês são incríveis!

Atividades sobre dia do trabalhador e profissões

No dia 1 de maio é feriado nacional sobre o dia do trabalho.

dia do trabalhador
Dicas de como ensinar sobre o dia do trabalhador: + atividades para imprimir! 5

O aluno deve pintar a imagem e, no dia, o professor precisa explicar que na mesma data foi quando o maior piloto de fórmula 1 da história, Ayrton Senna, faleceu há 28 anos e ele era um piloto profissional.

Dia do trabalhador nas atividades de ligações

Em atividades de dia do trabalhador, de lápis de escrever o aluno ligará os profissionais aos seus respectivos nomes.

dia do trabalhador
Dicas de como ensinar sobre o dia do trabalhador: + atividades para imprimir! 6

Depois, o aluno deve fazer a leitura de cada uma das imagens e palavras.

A pintura pode ser realizada de lápis de cor ou giz de cera. Confira as atividades completas a seguir:

Se você gostou de nossas atividades para trabalhar de diversas formas, e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino? Fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar. Acompanhe-nos também pelo Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ATIVIDADES RELACIONADAS

Investir em atividades em sala de aula é uma das...

Para trabalhar a coordenação motora fina em sala de aula,...

Ingerir uma comida saudável é muito mais discutido entre pessoas...

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

Investir em atividades em sala de aula é uma das...

Para trabalhar a coordenação motora fina em sala de aula,...

Ingerir uma comida saudável é muito mais discutido entre pessoas...

Não há no mundo quem não goste de brinquedos musicais,...

Trabalhe com as atividades para montar um mural de feliz...

Temos as melhores atividades sobre colagem de palitos para você...