
Durante os primeiros anos de estudo da língua portuguesa, é comum os alunos mais jovens ficarem um pouco perdidos quanto ao uso de sinônimos e classes gramaticais em geral, procurando palavras que façam sentido. E se considerarmos a dificuldade de estimular a leitura como um hábito regular, a situação fica ainda mais complicada.
Para resolver isto de uma forma mais direta, e mais divertida, temos uma ideia de brincadeira que pode ajudar tanto os alunos professores, deixando ambos mais tranquilos com o aprendizado.
Atividades
Como fazer a brincadeira Procurando Palavras?
Fazer este tipo de brincadeira é bem simples, já que precisa apenas do próprio quadro negro para fazê-la dinâmica. Além disso, ela pode ser feita variando os temas. E aqui, você pode incluir tanto a própria língua portuguesa como outras disciplinas. Veja como fazer.

Público Alvo: a partir dos 11 anos
Objetivo: esta é uma brincadeira que ajuda a desenvolver a criatividade do aluno e estimula o aprendizado para elaborar palavras relacionadas a um mesmo tema e escrevê-las de forma correta.
Recursos: um bom pilot e o quadro negro são suficientes para fazer a brincadeira de forma dinâmica e de bom aprendizado para todos.
Passo a passo
- A classe escolhe um assunto (cidade, frutas, animais, artistas) e uma palavra-chave, que pode ser qualquer palavra qualquer.
- Combina-se, então, o tempo do jogo (cinco minutos, por exemplo).
- Os alunos devem escrever de forma correta, o maior número de palavras ligadas ao assunto e iniciadas com as letras da palavra-chave.
Fácil, não? Como um complemento, você pode pedir aos alunos que busquem outras palavras conforme se desenvolvem. Assim, é possível fazer uso da brincadeira novamente, mas em níveis mais avançados e complexos. Não deixe de comentar abaixo como a brincadeira Procurando Palavras melhorou suas aulas. Vai nos ajudar bastante com as próximas brincadeiras. Até a Próxima!






