Quando falamos de quadrinhos, muitas pessoas se lembram de super-heróis ou de clássicos infantis, mas a forma vai além.
Por exemplo, as chamadas histórias em quadrinhos ou histórias em quadrinhos são publicações concebidas e publicadas em formato de livro – que podem abranger qualquer assunto.
Até os quadrinhos ganharam novos prêmios, e seu formato está em constante mudança e expansão.
Atividades
Maus, por Art Spiegelman
Maus é um dos quadrinhos mais famosos do mundo. O livro, escrito por Art Spiegelman entre 1980 e 1991, retrata o próprio Spiegelman entrevistando seu pai como um judeu polonês durante o Holocausto defendido pelo partido de extrema-direita nazista.

Nos livros que usam técnicas pós-modernistas, os nazistas são descritos como gatos, os judeus são descritos como ratos e os poloneses são descritos como porcos.
Este trabalho é considerado por muitos um marco na história dos quadrinhos e é a primeira história em quadrinhos a ganhar o Prêmio Pulitzer, o maior prêmio da imprensa.
Palestina, por Joe Sacco
Outra história em quadrinhos amplamente aclamada por seu trabalho jornalístico é Palestina, do cartunista e jornalista Joe Sacco.

Este trabalho é acompanhado pelo próprio autor, que explorou as áreas ocupadas da Cisjordânia e Faixa de Gaza em 1991 e 1992.
O trabalho foi publicado pela primeira vez em dois volumes em 1996 e depois fundido em um volume em 2001. Ele conta a história e as lutas de muitos árabes que vivem nessas áreas, seja coletiva ou individualmente.
Sandman, por Neil Gaiman
Neil Gaiman foi mais uma vez inspirado por testemunhas após o lançamento da série “American Gods” da Amazon, que foi inspirada no romance do autor.

Mas seu trabalho mais aclamado é a história em quadrinhos Sandman, principalmente como uma lenda publicada na Dreamland.
Este livro conta muitas histórias diferentes cheias de fantasia e problemas, e é uma das obras mais elogiadas de seu tipo.
V de Vingança, por Alan Moore
Você pode não saber, mas o famoso filme V de Vingança foi inspirado na história em quadrinhos de 1988 de mesmo nome. O enredo é filmado em uma futura Inglaterra fascista distópica.

Por trás da história está um homem mascarado, quase uma pessoa tentando derrubar esse regime opressor. Assim como o filme, este trabalho é realmente conhecido e bem recebido entre os fãs de quadrinhos.
300, por Frank Miller
Outra história em quadrinhos que inspirou um filme de sucesso foram os 300 quadrinhos lançados em 1998.

Esta obra conta a lenda da “Guerra de Calor” na Grécia antiga, quando apenas 300 espartanos derrotariam o exército persa.
Embora não seja totalmente fiel aos fatos históricos, a obra ganhou elogios e se tornou um livro de leitura obrigatória para os fãs desse tipo.
Do Inferno, por Alan Moore
Outro livro que vale a pena ler de Alan Moore é “Do Inferno”, que é uma série de histórias em quadrinhos publicada entre 1989 e 1996, embora este filme Não tão famoso quanto “Vendetta V”, mas também inspirou o filme.

A história se passa no final da era vitoriana e explora a identidade e os motivos do serial killer, este último conhecido como Jack, o Estripador. Esta obra mescla fatos históricos com as cenas imaginadas pelo autor.
Watchmen, por Alan Moore
“Watchmen” é uma minissérie criada por Alan Moore. O romance foi publicado originalmente em 12 edições entre 1986 e 1987, e posteriormente publicado no mesmo volume de uma história em quadrinhos.

A obra já ganhou diversos prêmios e também é considerada uma obra icônica do gênero, tanto que ganhou uma adaptação para o cinema e agora ganhará uma série de obras produzidas pela HBO.
A trama se passa em um mundo onde os super-heróis são inspirados nos personagens da DC e da Marvel, vivendo como criminosos, lidando com temas polêmicos ou complicados.
Veja mais sobre livros em nosso site.