Você já se perguntou se a leitura em voz alta é mais eficiente para gravar conteúdos? Acompanhe nosso texto e entenda melhor sobre tudo isso.
Atividades
A leitura em voz alta: expressão verbal
Como a própria expressão aponta, ler em voz alta é uma expressão verbal. Até a Idade Média, era realmente o único tipo de leitura disponível. Segundo Roger Chartier, a leitura silenciosa e visual era limitada aos escribas do mosteiro, e só entrava em escolas e universidades por volta do século XII.

Há muitos séculos a leitura em voz alta em ambientes sociais era realizada coletivamente, o que permitia a participação de analfabetos e semi-alfabetizados. A leitura oral geralmente lê conteúdo intensivo. Muitas pessoas se tornam leitores através das vozes de outras pessoas, trazendo-os ao mundo dos mais recentes folhetos, bíblias, poemas, romances, cartas, jornais. Através da expressão oral e da mediação de alguém, eles entraram em um universo estranho: a cultura escrita.
A leitura em voz alta no Brasil
Mesmo na academia, as reuniões (as chamadas noites) são comuns e as pessoas leem em voz alta, recitam poemas, ouvem música, falam e até formam alianças políticas. Em países como o Brasil, com a indústria editorial e de imprensa e a educação escolar, a leitura oral é tão forte que Antonio Cândido ressalta que, mesmo na classe alta, nossos ouvintes são mais presentes que os ouvintes da primeira metade do século XX. Afinal, o oral é um meio de comunicação presente em diferentes espaços sociais (como igrejas, locais públicos e escolas).

Embora o movimento Escola Nova apoie a leitura silenciosa, na prática diária da escola, a leitura em voz alta tem sido popular até recentemente. Aprender a ler em público é parte da prática social e requer preparação. A boa leitura faz parte de algumas cerimônias escolares, como reuniões de auditório e outras cerimônias. Acredita-se também que, além de exercitar (e fornecer aos professores elementos de avaliação) expressão oral, tom, entonação, pontuação e fluência – em um período em que uma boa expressão oral é mais ou menos importante do que a escrita – será a melhor maneira de controlar o nível da leitura.
A leitura em voz alta hoje
Atualmente, a leitura em voz alta pode ser uma ferramenta importante para aproximar crianças e adultos da escrita lógica no processo de alfabetização e fazê-los entender sua estrutura e certas características. Nesse sentido, o interessante é que os alunos de outras turmas leiam em voz alta para aqueles que ainda não o conhecem. Além disso, e talvez o mais importante, a leitura em voz alta pode ensiná-los a ler e compartilhar seus sentidos e emoções juntos.
E então, aprendeu mais sobre essa modalidade de leitura?
Não vá embora agora, temos outros textos semelhantes pra você, saiba um pouco mais sobre a leitura clicando no link agora mesmo!