Não sei quem é o meu predileto, se Dewey ou Freire. Na verdade o pensamento deles está tão relacionado que poderia dizer que eles escreveram juntos. As discussões são tão contemporâneas, que não exista uma discussão de professores em que se repita a frase “precisamos ensinar os alunos a pensar”. E se formos mais a fundo, a maneira sistêmica como a nossa educação está fundamentada e evolui apenas comprova que a educação brasileira se desenvolve aliada as ideias deste pensador, buscando questões problemas afim de desafiar os alunos e pensar a educação no aluno e em como ele vai se relacionar com ela. Hoje trago as diferentes contribuições de John Dewey para educação, espero que gostem!
Atividades
John Dewey
Nascimento – 1859- Burlington, Vermont; Morte – 1952 – Nova Iorque, Nova Iorque.
Nascido em Burlington, uma pequena cidade agrícola do estado norte-americano de Vermont, Dewey, não teve acesso à educação de excelência em sua infância. Entretanto, desde cedo a sua mãe despertava nos filhos o senso de responsabilidade, o que de certa forma compensou essa deficiência.
Foi professor secundário por três anos antes de cursar universidade, na qual graduou-se em 1879 e concluiu seu Doutorado em filosofia , em 1882. Tornou-se professor e em sua carreira foi integrante do Departamento de Filosofia da Universidade de Michigan, professor de Filosofia Mental e Moral na Universidade de Minnesota, responsável pelo Departamento de Filosofia, Psicologia e Pedagogia da Universidade de Chicago, e um dos fundadores da escola filosófica chamada Pragmatismo.
Fiel à causa democrática participou de vários movimentos sociais, aonde chegou a criar uma universidade exílio para acolher estudantes perseguidos de países de regime totalitário.
Suas principais obras foram: Psicologia (1887); Meu credo pedagógico (1897); A escola e a criança (1898); A escola e a sociedade (1899); Experiência e Educação (1938) e ainda, teve participação em mais de 40 outros livros e diversos artigos publicados.
Aqui uma apresentação de slides bem bacana apresentando e resumindo Dewey:
A contribuição de John Dewey na educação
Dewey é o nome mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalismo. Segundo ele, as ideias só tem valor, quando é um instrumento de ação, ou seja, para essa escola de pensamento, as ideias deveriam servir de instrumento para a resolução de problemas reais, o que influenciou diretamente seus estudos sobre educação.
Seu interesse por pedagogia nasceu da observação de que a escola de seu tempo continuava orientada por valores tradicionais, atuando dentro de uma linha de obediência e submissão, não sendo efetivas quanto ao processo de aprendizagem e não incorporando ainda, às descobertas da psicologia, nem acompanhara os avanços políticos e sociais.
Neste contexto, ele desenvolveu sua teoria, que levou o nome Educação Progressiva, na qual tem como objetivo a educação da criança como um todo, sendo importante o crescimento físico, emocional e intelectual. Sendo que, ele acreditava ainda, que era impossível desassociar a educação, da filosofia e da ordem social.
Dewey acreditava que para o sucesso aprendizagem, a mesma deveria ser instigada, por meio da problematização e discursões das práticas do dia-a-dia. Assim, ao tentar desenvolver a solução para os “problemas”, o aluno desenvolveria sua capacidade mental, ou seja, estimulando a capacidade de pensar dos alunos, levantando hipóteses, analisando, interpretando e avaliando as questões.
Para tanto, caberia ao professor desenvolver os conteúdos escolares neste formato, não usar definições ou conceitos prontos e sim, discuti-los com os alunos. Descobrindo ainda, os verdadeiros interesses do aluno, pois para ele, dentro de uma sociedade democrática, o esforço e a disciplina, são gerados a partir da iniciativa e a independência do aluno, e não somente a obediência que é valorizada no ensino tradicional.
Apesar de ir contra ao método de ensino tradicional, ele reconhecia que, à medida que as sociedades foram ficando complexas, a distância entre adultos e crianças se ampliou. Assim, ele justificava a necessidade da escola, tendo como objetivo principal ensinar a criança a viver e conviver em sociedade. Desta forma, ele definia o papel dessa instituição, como um lugar para reproduzir a comunidade em miniatura, que deveria apresentar para a criança o mundo de um modo simplificado e organizado e, aos poucos, conduzi-las ao sentido e à compreensão das coisas mais complexas.
Esta linha de pensamento filosófico de John Dewey foi responsável pelo do movimento de renovação das ideias e das práticas pedagógicas conhecidas como Escola Nova, tendo grandes influências sobre a educação no Brasil.
Dewey e a Educação no Brasil
As ideias de Dewey serviram como bases para grandes educadores de sua época e, também influenciaram no processo educacional pós-ditadura em nosso país. Tendo como principais seguidores e propagadores dos seus pensamentos, Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo, sendo este último responsável pela publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: ao povo e ao governo.
Neste documento, que foi assinado por mais 26 intelectuais da época, pretendia-se realizar uma reforma educacional no Brasil, já que estavam ocorrendo na época diversas transformações econômicas, políticas e sociais no país e, eles acreditavam que a educação deveria acompanhar estas mudanças. Desta forma, esses mesmos, educadores divulgaram e propagaram esse pensamento por todo o país.
Entretanto, apesar dos seus conceitos terem tido grandes influência sobre a educação nacional, cabe ressaltar que as ideias principais do Manifesto, não conseguiriam se firmar no Brasil, aonde uma das barreiras enfrentadas era o alto custo para implantação, o que se tornou inviável para ser praticado nas escolas públicas.
Mas de qualquer forma, os pensamentos de Dewey trouxeram grandes contribuições para o avanço do nosso sistema educacional, no qual passou a levar mais em consideração o interesse do aluno, a formação para uma vida democrática e também ao conceito do professor reflexivo.
Um ótimo material para acompanhar são os vídeos da UnivespTV que dialogam Dewey na sala de aula. Muito bom. Confira:
Bom, é isso. Muita luz, paz e amor para todos vocês! <3