A place where you need to follow for what happening in world cup

Filmes e Séries para o ENEM: Como estudar?

0 126

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que acontece nos dias 21 e 28 do mês de novembro, é o segundo maior exame seletivo para ingresso no ensino superior do mundo inteiro, e fica atrás somente do exame de admissão da China. A prova é conhecida por integrar diferentes áreas, que exige do candidato conhecimentos interdisciplinares.

Para se sair bem no Enem, é importante que o estudante tenha conhecimentos de repertório cultural, para além do conhecimento formal dos assuntos cobrados na prova. O repertório cultural é importante, principalmente na redação do Enem, para construir um bom argumento. Uma das formas de adquirir repertório cultural para o Enem é estudar por meio de séries e filmes.

É possível estudar série e vídeo?

Estudar por filmes e séries é uma excelente forma de adquirir conhecimento para o Enem. As obras audiovisuais podem ser utilizadas como uma ferramenta para estudar diferentes áreas como história, artes, sociologia, filosofia, e algumas obras específicas podem trazer conhecimento sobre ciências da natureza como física, química, biologia, etc.

Filmes e Séries para o ENEM Como estudar (2)
Fonte/Reprodução: original

O candidato que deseja estudar para o Enem por meio de séries e filmes precisa ter em mente que ao assistir às obras audiovisuais deve manter a concentração, e não apenas assistir como se fosse apenas por lazer. Uma boa estratégia é assistir aos filmes e séries com lápis e caderno, para fazer anotações, e depois procurar debater sobre o tema com outros colegas que também estejam a estudar.

Quais filmes, séries são legais para estudar?

Existem inúmeros filmes e séries que podem agregar conteúdo cultural para a prova do Enem, e muitos deles estão disponíveis em plataformas de streaming. Veja a seguir uma pequena lista com dicas de filmes e séries para estudar.

Séries

Explicando

Com episódios de cerca de 20 minutos, essa série disponível na Netflix traz informações sobre diferentes assuntos a cada episódio. São tratados temas como mente, ansiedade, sonhos, dinheiro, sexo, poder do voto, contos de fadas, etc. Em poucos minutos, é possível aprender sobre diversos assuntos.

Black Mirror

Essa série de ficção também está disponível na Netflix, e aborda temas relacionados ao avanço da tecnologia e como isso afeta as relações humanas. De uma forma desconfortável e chocante, Black Mirror propõe cenários perturbadores que são úteis para gerar debates sobre as influências tecnológicas em nossas vidas, como nos afeta e até que ponto poderá nos afetar no futuro.

The Crown

A famosa série da Netflix, vencedora do Emmy e do Globo de Ouro, trata sobre a vida da atual rainha do Reino Unido, Elizabeth II, e de sua família. A série aborda questões históricas e políticas durante todo o reinado de Elizabeth II, expõe temas políticos, guerras, relações com outros países, como os Estados Unidos, e questões nacionalistas de países subordinados ao Reino Unido, como o País de Gales, entre outras coisas.

Guerras do Brasil.doc

Também disponível na Netflix, essa série aborda em cada episódio, uma guerra diferente relacionada à história do Brasil, como a Guerra do Paraguai e a Revolução de 1930. Em formato de documentário e com episódios de cerca de 25 minutos, é possível aprender com especialistas e historiadores sobre esses momentos importantes da história do país.

Filmes

AmarElo

Esse documentário sobre o álbum do rapper Emicida, de mesmo nome, trata sobre questões sociais e raciais, transita entre diferentes temáticas como música, arte, literatura, etc. Também fala sobre representatividade, um tema bastante atual, além de apresentar contribuições trazidas por pessoas negras ao longo da história.

Os Miseráveis

É um musical de 2012 baseado na obra Os Miseráveis, do autor Victor Hugo, conta a história do ex-prisioneiro Jean Valjean, se passa no século XIX e tem como pano de fundo uma França entregue a uma extrema desigualdade social, com muitas pessoas sofrem privações, e prestes a acontecer a revolução anti-monarquista de junho de 1832. 

A Lista de Schindler

Esse filme conta a história de um rico empresário chamado Schindler, membro do Partido Nazista, no final da década de 1930, que utiliza mão de obra judia em sua fábrica, na Cracóvia ocupada pelos nazistas. Porém, Schindler é impactado ao assistir um massacre realizado pelos nazistas e faz tudo o que pode para salvar o máximo de judeus que consegue. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.