A divisão de sílabas pode ser um pouco confusa quando se está aprendendo classes gramaticais. Detalhes como ditongo, tritongo, hiato, se uma palavra é oxítona, paroxítonas e proparoxítonas, entre tantos outros pontos podem levar uma simples divisão de palavras a um verdadeiro teste de paciência.Mas existe uma maneira interessante de reverter este jogo tanto para você como para seus professores: a Caixa Silábica.
Nesta brincadeira, os alunos podem aprender a dividir as sílabas de forma mais dinâmica, utilizando o conhecimento das aulas regulares como uma base para que alcancem resultados mais satisfatórios.E conforme os avanços no conhecimento de sílabas avana, você pode surpreendê-los de maneira mais desafiadora. Veja como você pode proporcionar esta aula em forma de diversão.
Atividades
Caixa Silábica – Como Fazer?
Público alvo: pode ser adaptada para todo o ensino fundamental e ensino médio.
Idade: a brincadeira apresentada aqui é destinada a alunos de 4° série, mas pode ser adaptada a todos os níveis de educação.
Recursos: para tal brincadeira em sala de aula, será necessário confeccionar cartões com sílabas separadas e uma caixa. Também pode ser incluso uma caixa de plástico, ficando a critério do responsável.
Objetivo: trabalhar de forma dinâmica e divertida as silabas e como é possível formar várias palavras.
Passo a passo
- O professor responsável deve fazer a atividade separando pequenos grupos na sala de aula.
- Em seguida, deixe em posse de cada grupo a caixa com as silabas cortadas.
- Os alunos devem formar o máximo de palavras que conseguirem em um tempo determinando pelo professor.
- A equipe que formar mais palavras é a vencedora.
Promovendo uma competição saudável, que incentive todos os grupos a sempre se superarem, a caixa silábica pode ser um exercício divertido para todos, incluindo o professor. Mas lembre-se sempre de manter o rimo de aprendizado: oferecendo o jogo com frequência, eles com certeza irão se preparar para eles.
Tags: brincadeiraseducacaoLíngua Portuguesa