Aula de Português
O português foi usado, naquela época, não somente nas cidades conquistadas pelos portugueses, mas também por muitos governantes locais nos seus contatos com outros estrangeiros poderosos. Especialmente nessa altura a língua portuguesa também influenciou várias línguas.
Atividades
Aula de Português
A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal. Com a criação do Reino de Portugal em 1139 e a expansão para o sul como parte da Reconquista deu-se a difusão da língua pelas terras conquistadas e mais tarde, com as descobertas portuguesas, para o Brasil, África e outras partes do mundo.
Com as inúmeras migrações entre os continentes, a língua inicial existente acabou subdividida em cinco ramos: o helénico, de onde veio o idioma grego; o românico, que originou o português, o italiano, o francês e uma série de outras línguas denominadas latinas; o germânico, de onde surgiram o inglês e o alemão; e finalmente o céltico, que deu origem aos idiomas irlandês e gaélico. O ramo eslavo, que é o quinto, deu origem a outras diversas línguas atualmente faladas na Europa Oriental.
Introdução ao Português
A língua portuguesa por muitos é considerada a língua mais difícil de ser aprendida. A língua portuguesa originou-se do latim vulgar falado no noroeste da Península Ibérica. Na Idade Média, ela formou uma única língua, conjuntamente com o galego, hoje conhecida nos meios científicos como galaico-português. No reinado de D. Dinis a língua portuguesa, então designada como língua comum, foi tornada oficial em todos os documentos régios, em detrimento do latim. A língua portuguesa, tal como o francês, tem uma herança céltica, visivelmente ouvida através da utilização das vogais nasais.
Como Aprender Português:
Português é uma matéria que precisar bastante de leitura, e treinamento para ser aprendida.
- Leitura:
- Realizar uma primeira leitura do texto em questão em voz baixa, esta leitura deve ser tão cedo quanto possível.
- Ler o texto com sequência e não ler parte em parte.
- Quando encontradas palavras desconhecidas ir ao dicionário procurar o significado.
- Ler em voz alta, ajuda a melhorar a pronúncia e corrigir possíveis erros.
- Gravar a leitura para assim corrigir os erros cometidos mais facilmente.
- Interpretação do Texto:
- Ler uma vez para conhecer o conteúdo retratado.
- Reler uma segunda vez parágrafo por parágrafo para compreender melhor o texto.
- Sublinhar as ideias principais.
- Sintetizar oralmente o texto.
- Responder ao questionário.
- Escrita:
- Escrever correctamente com vocabulário pouco usual e evitando o uso da gíria e do calão.
- Fazer compreender através da escrita.
- Reler o texto produzido depois de completo.
- Gramática:
- Ler atentamente o questionário e responder ao que é pedido.
- Fazer exercícios na aula, pedindo ajuda ao professor sempre que tiveres dúvidas.
- Refazer os exercícios em casa.
- Fazer muita quantidade de exercícios.
- Se quando fizeres os aspectos anteriores ainda tiver dúvida, questiona o teu professor.
Variedades de Tipo de Português:
Gramática:
Fonologia – Representa a parte cujo objetivo é estudar os menores elementos distintos, ora denominados de fonemas, que diferenciam o significado das palavras, bem como as sílabas que esses fonemas formam. Integrando a referida parte estão a ortoepia, a qual representa o estudo da articulação e pronúncia dos vocábulos, a prosódia, que se incumbe do estudo da acentuação tônica desses e a ortografia, que se preocupa com a forma pela qual as palavras são grafadas.
Morfologia – Tem por finalidade estudar a estrutura, a formação e os mecanismos de flexão das palavras. De acordo com tal intento, podemos dizer que as classes gramaticais representam o alvo principal, ou seja, o estudo dos substantivos, adjetivos, advérbios, pronomes, conjunções, interjeições, verbos, artigos, numerais e preposições.
- Sintaxe – Compreende o estudo das relações que se estabelecem entre os termos da oração. Para tanto, divide-se em sintaxe das funções, a qual estuda a estrutura da oração e do período, e sintaxe das relações, priorizando a regência, a colocação pronominal e a concordância. Representam objeto de estudo os termos essenciais da oração (sujeito e predicado), termos integrantes (complementos verbais, complemento nominal, agente da passiva) e os termos acessórios (adjunto adnominal, adverbial, aposto e vocativo).
Literatura – Escolas Literárias:
Chamamos de Escola literária as manifestações literárias ligadas por denominadores comuns, ou seja, obras que tenham características afins. Entre essas características está a língua, o tema, a estética (as características literárias do texto como as figuras de linguagens recorrentes, por exemplo), o papel social, a natureza social (o contexto social), a natureza psíquica ou filosófica, o conjunto de autores (conscientes de seu fazer literário) e o público. Esses denominadores juntos formam um sistema com continuidade literária (um projeto literário) que, situado cronologicamente, estabelece o que chamamos de Escola de época, Escola Literária, Movimento literário ou Estilo de época.
Variedades de Uso do Português:
Atualmente, ela é falada em todos os continentes, sendo oficial em Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Timor-Leste e em Macau, hoje uma região autónoma chinesa. Existem comunidades falantes de português em todo o Mundo- em territórios que pertenceram a Portugal como por exemplo Goa, Damão, Diu (Índia) e Malaca (Malásia)- e comunidades emigrantes do Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola e Moçambique que se estabeleceram em outros países. A língua portuguesa tem duas variantes: o português europeu e o português brasileiro.
Como o Português Pode Ser Usado na Escola:
Aula de português já estar incluso no cronograma dos alunos, sendo ensinando desde do maternal até as o Ensino Médio.O que dever ser feito é só aprimorar a leitura e explorar mais ainda 3 áreas do português: Gramática, Literatura e Redação.
10 Aulas de Introdução Para Aprender Português:
O Português tal como a Matemática são disciplinas vitais mas, nem todos os estudantes sabem estudar corretamente estas disciplinas. Vamos trazer vídeos para esclarecer a matéria.
Acentuação Gráfica:
Nessa aula do canal Aulalivre – Enem 2019 e vestibulares, o prof. Fábio explicará as regras de acentuação gráfica conforme o novo acordo ortográfico.
Classes Gramaticais:
Nessa aula do canal LacConcursos, o professor Sidney Martins vai trabalhar as classes gramaticais da lingua portuguesa.
Concordância Verbal e Nominal:
Essa aula do canal Diversão Informação, vai trazer uma aula com o professor Sérgio Nogueira sobre concordância verbal e nominal.
Pontuação:
Nessa aula do canal Professor Noslen, veremos as principais regras sobre ponto final, exclamação e interrogação.
Interpretação de Textos:
Nessa aula do canal Professor Ferrari Neto, o professor Ferrari Neto vai aborda Interpretação de Textos um assunto bastante cobrado em vestibulares.
Como Usar Vírgula:
Nessa aula de gramática do canal Redação e Gramática Zica, vai ensinar com a professora Pamba coo usar a vírgula.
Como Estudar Língua Portuguesa:
Nessa aula do canal Pablo Jamilk, vai explicar quais são os níveis de análise da Língua Portuguesa. O aluno deve saber a diferença entre esses níveis para poder entender como as questões são aplicadas nos concursos públicos.
Formação de Palavras:
Nessa aula do canal Aulalivre – Enem 2019 e vestibulares, o prof. Fábio explicará como se estuda o processo de formação das palavras.
Gramática – Substantivos:
Nessa aula do canal Agora Aprendo, vai trazer a classificação dos substantivos na língua portuguesa.
Novos Acordos Ortográficos:
Nessa aula do canal, Canal ProjetoX o Mestre Felipe Moraes traz para vc mais uma excelente aula, agora sobre os novos acordos ortográficos. Assunto fundamental na atualidade.
FIM
Abordamos hoje, aula de português, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.