Memes são uma forma de comunicação e de expressão recentes, que misturam humor, ironia, metáforas e imagens de teor cômico.
Assim como as charges e os cartuns, eles são utilizados para representar situações atuais de maneira crítica – tanto sobre questões corriqueiras do dia-a-dia quanto assuntos de importância mundial, como política e meio ambiente.
Realizar atividades com memes com os alunos é uma ótima forma de desenvolver habilidades essenciais para seus estudos e seu futuro, como criatividade, comunicação, liguagem escrita e compreensão de mensagens.
A grande vantagem de trabalhar com memes é que eles estão inseridos no dia-a-dia dos jovens, sendo uma linguagem muito compreendida por eles, e que muitos apreciam, por seu caráter divertido, o que facilita para prender a concentração e captar o interesse dos estudantes, e também para que eles participem das atividades sugeridas.
Elencamos seis atividades com memes para que você desenvolva com seus alunos dos ensinos Fundamental I e II, trabalhando as áreas de português, atualidades, artes e comunicação.
Atividades
Atividade com memes 1: criar um meme
Nesse exercício, os alunos desenvolverão habilidades de comunicação, de criação e de escrita na língua portuguesa, além, de estudarem sobre figuras de linguagem e atualidades.
Ele é indicado para estudantes do Fundamental II, e também pode ser realizado em ambiente virtual de aprendizagem.
Materiais:
- folhas para desenho;
- lápis preto e borracha;
- canetinhas coloridas;
- lápis de cor;
*Caso seja realiado em ambiente virtual de aprendizagem, os alunos podem fazer a atividade no computador, e publicar em fórum da matéria.
Desenvolvimento:
1° Passo:
O professor deve fazer uma introdução sobre o assunto a ser estudado para os alunos, falando da importância dos memes para a comunicação atual, e como eles são criados, utilizando figuras divertidas e marcantes com mensagens irônicas/metafóricas ou que use outras figuras de linguagem, e que tenham impacto.
2° Passo:
Se possível, aconselha-se que o professor exiba alguns memes clássicos como exemplo para os alunos, em uma projeção, pois assim também poderá ajudá-los a ter inspiração.
3° Passo:
O professor deve separar os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas, e dar a cada grupo um assunto atual para que criem um meme.
Exemplos de assuntos:
- Jogos de futebol;
- Conversas de Whatsapp;
- Relacionamento humano (podem abordar a distância nos relacionamentos ou os que crescem com meios de comunicação moderno);
- Influenciadores digitais;
- Animais de estimação e a relação com humanos.
4° Passo:
Os alunos devem elaborar um meme sobre o assunto recebido.
O meme pode ser feito com desenhos – nesse caso, o aluno deve representar algum personagem ou situação icônicos, atualmente – ou pelo computador, publicando no ambiente virtual.
5° Passo:
No final, os alunos mostram seus memes em frente a turma, para que os colegas tentem adivinhar sobre o que ele se refere.
Caso a atividade ocorra em ambiente virtual, esse debate pode ser feito no fórum.
Os alunos devem indicar quais as características que levaram a essa conclusão – elementos de linguagem como ironia, metáforas – e também avaliar se consideram a imagem adequada ao fato e se ela é reconhecida por eles
Atividade com memes 2: adivinhar o meme
Essa atividade pode ser realizada com alunos do Fundamental I e do II, e com ela os alunos estudarão sobre figuras de linguagem, compreensão textual e atualidades.
Materiais:
- Lista com diversos memes clássicos conhecidos.
Desenvolvimento:
1° Passo
O professor deve introduzir a matéria, explicando como os memes são uma importante maneira de comunicação atual, e quais elementos da língua portuguesa são utilizados em sua elaboração – como figuras de linguagem.
2° Passo:
A turma deve ser separada em grupos de 4 ou 5 alunos.
3° Passo:
O professor chama dois alunos de cada grupo para irem na frente da turma. Ele mostra qual o meme que a dupla deve desenhar – deve ter cuidado para nao mostrar a lista; para isso, pode recortar as figuras e sorteá-las.
4° Passo:
Os alunos devem desenhar o meme na lousa em até 40 segundos (ou outro tempo estabelecido), sem escrever a frase.
Durante esse tempo, os colegas devem tentar adivinhar o meme. Quem acertar ganha 1 ponto.
Após, o grupo que acerta deve explicar o meme (quando ele é usado, o que significa),e, caso esteja certo, ganha mais 1 ponto. Caso contrário, outro grupo deve responder.
Atividade com memes 3: identificar o meme
Essa é uma atividade bem simples, que pode ser realizada com alunos iniciantes no Fundamental I.
Materiais:
- Folha, elaborada pelo professor, com imagens de memes e frases separadas (exemplo abaixo).
Desenvolvimento:
1° Passo:
O professor explica para a turma sobre os memes e a relação com as frases escritas nas imagens, bem como as figuras de linguagem mais comumente utilizadas pra sua realização.
2° Passo:
Após a explicação e tirar as dúvidas com os alunos, o professor distribui uma cópia da folha para cada aluno, que realizará a atividade em sala de aula.
A atividade consiste em relacionar a imagem com a frase que ele achar que mais corresponde, e explicar o por que.
3° Passo:
Quando todos finalizare, o professor corrige as respostas com os alunos, instigando que participem, pedindo que eles digam os motivos de escolher as frases, por que erraram (caso tenham errado), que elementos podem levar a cometer o erro e como mudariam o meme.
Eles também podem sugerir outras frases aplicáveis ao meme.

Atividade com memes 4: explicar o meme

Materiais:
- Apresentação de slides com memes diferentes
Desenvolvimento:
1° Passo:
O professor deve levar para a classe a apresentação com memes diversos sobre situações atuais do país e do mundo.
O ideal é que haja 1 meme para cada slide.
2° Passo:
A cada meme, o professor deve suscitar a discussão entre a turma, para que expliquem a situação a que o meme se refere, a adequação (e motivos) da imagem escolhida com a temática, e se é possível identificar o “posicionamento” do autor da mensagem.
É importante que todos os alunos sejam instigados a participar, por isso, muitas vezes pode ser que o professor precise pedir a alguns alunos sua opinião.
Nessa atividade, devem ser estudadas as figuras de linguagem, questões de atualidades, a capacidade interpretativa e analítica dos alunos.
Atividade com memes 5: linha do tempo dos memes
Esse exercício necessitará de muita pesquisa dos alunos, devendo ser realizado em mais de uma aula, e parcialmente em casa, ou então, no laboratório de computadores da escola.
Materiais:
- computadores para a pesquisa;
- folhas a4;
- régua;
- canetas;
- canetinhas;
Desenvolvimento:
1° Passo:
O professor deve explicar aos alunos como o meme se tornou uma nova ferramenta para comunicação entre as pessoas, e quais são suas principais carcaterísticas.
2° Passo:
O professor deve separar a turma em trios, e atribuir a cada trio um período de tempo específico para ser pesquisado.
Sugestão de períodos de tempo:
- anos anteriores a 2000 (não antes de 1950)
- 2000 a 2004
- 2004 a 2008
- 2008 a 2012
- 2012 a 2016
- 2016 2018
Podem ser realizados grupos maiores, ou recortes temporais mais detalhados.
3° Passo:
O professor deve explicar que cada trio deverá realizar pesquisa sobre os memes naquele período.
Nos anos 1950 – 2000, os alunos deverão buscar os conceitos que podem ter originado os memes, e as primeiras ideias de memes, se houver, sem muitos detalhes específicos.
Nos anos posteriores, devem relatar qual foi a evolução nos tipos de memes feitos, como eles começaram a se popularizar e os principais memes de cada ano (se houver), bem como os principais acontecimentos descritos com memes.
4° Passo:
Em sala de aula, os trios devem levar as suas pesquisas, com as principais partes destacadas.
A turma deve se reunir para desenhar a linha do tempo nas folhas (para que o risco fique contínuo e de mesma espessura).
5° Passo:
Cada trio deve se reunir para criar a linha do tempo relativa a seu período.
Nela devem constar os principais acontecimentos, com uma pequena explicação.
Se possível, os alunos podem colar uma imagem dos memes de destaque, ou então, desenhá-los.
6° Passo:
A turma deve discutir sobre o trabalho realizado, as descobertas feitas, e expôr a linha do tempo.
Caso o professor julgue plausível, os alunos podem fazer uma breve apresentação sobre os resultados da pesquisa para toda a turma.
Os alunos devem desenvolver habilidades de pesquisa, conhecimentos sobre fatos históricos e atualidades, desenvolver sua compreensão sobre a língua portuguesa e a capacidade de organizar ideias, com essa atividade.
Atividade com memes 6: memepédia

Essa atividade demandará mais tempo para realização, e deverá ser desenvolvida, em grande parte, na casa dos estudantes.
Materiais:
- Computadores, com acesso à internet, para pesquisa;
- Folhas;
- Canetas;
- Lápis de cor.
Desenvolvimento:
1° Passo:
O professor deve explicar sobre a origem e a evolução dos memes, para os alunos, e debater com eles sobre quais são os que eles se recordam de terem ficado famosos.
2° Passo:
Os alunos devem ficar encarregados de pesquisar, em casa, quais os principais memes que já houveram com determinada letra do alfabeto, a imagem que o representa, seu significado/aplicação e o ano em que apareceu.
Se a turma for pequena, é possível distribuir as letras do alfabeto para cada aluno ou dupla, devendo cada um pesquisar 5 memes para levar para sala de aula.
Se a turma for maior, é preciso dividir as letras do alfabeto pela proporção de alunos, e, de igual maneira, aumentar o número de memes que se deseja que sejam pesquisados (cerca de 10).
3° Passo:
Os estudantes devem levar os resultados de suas pesquisas para a sala de aula, onde os grupos e duplas se reunirão (se for o caso) para realizar suas páginas da memepédia.
É interessante que o trabalho seja manual, pois o que se deseja é que os alunos desenvolvam a escrita manual, as hailidades de organizar um texto com imagens, verbetes, diferentes marcadores, sem que se busque a perfeição.
Eles devem, em odem alfabética, relacionar os memes que encontraram, colocando no papel:
- Nome ou expressão que o meme ficou conhecido (ex: sapo triste, menina da xuxa, cachorro que canta, etc).
- Descrição do meme
- Motivo/situação a qual o meme se referia
- Desenhar o meme (ou colar uma imagem).
4° Passo:
O professor deve juntar todas as folhas, encadernar, e deixar a disposição para os alunos, se possível, exibindo em algum evento ou feira da escola, e deixar disponível na biblioteca.
Com isso, os alunos devem desenvolver habilidades de criação, organização, escrita em língua portuguesa, pesquisa, seleção de conteúdos, além de estudarem português e atualidades.
Concluindo…
Esperamos que tenham gostado dessas atividades com memes, e que elas auxiliem a desenvolver diversos conteúdos com essa nova maneira de se comunicar.
Ajude seus alunos a explorarem sua capacidade criativa e a debaterem sobre o tema, pois trabalhar com memes é uma ótima oportunidade para motivar a turma!
Uma resposta
Simplesmente Fantástico! Obrigada por compartilhar essa ideia maravilhosa!