Olá, pessoal! Sejam bem vindos ao Demonstre. Hoje vamos falar um pouco sobre os articulares textuais. Confere com a gente que tem muita coisa interessante!
Atividades
O que são articuladores textuais
Articuladores textuais ou marcadores do discurso são expressões linguísticas, que provém das categorias de conjunções, advérbios, preposições etc. que constituem o significado de um discurso.

Associam segmentos de texto de qualquer tamanho (segmentos, parágrafos, cadeias de texto ou partes maiores de texto) e contribuem para a interpretação de frases através de três funções relacionadas: cognição, orientando o interlocutor no texto; enumeração, usado para se referir ao próprio evento de enumeração; argumentação, para indicar a direção do argumento do texto.
Os tipos de articulares textuais
Vamos considerar três tipos de articuladores. Primeiro, os organizadores do texto, que classificam o texto em uma sequência complementar: por um lado, segundo, por outro etc.
O ponto de vista – Articuladores textuais
O segundo tipo é representado por uma marca discreta, que atribui um ponto de vista a cada parte do texto, para que o falante possa comentar sobre a expressão da afirmação ou a própria afirmação. Eles podem ser subdivididos em: (1) reguladores, usados para posicionar o falante na frente do que ele disse: sem dúvida, obviamente, muito felizmente (ou infelizmente) para mim, existem muitos outros conteúdos;

(2) Pronúncia de meta-fórmula, usada quando o falante reflete sobre como ele usa termos ou palavras no texto ou a função do parágrafo em relação ao parágrafo anterior: mais precisamente, isto é, de fato; (3) dispositivo de pronúncia e pronúncia de vogal, usado para expressar palavras, indicando que o falante está refletindo sobre sua expressão: digamos (assim), como dizemos, podemos dizer, etc.
Os conectores – Articuladores textuais
O terceiro tipo de articuladores são conectores, que vinculam diferentes partes do texto e representam a relação entre linguagem ou elementos contextuais. O mais conhecido é: porque, se, em breve, então, portanto, então; mas, ao mesmo tempo, embora, mesmo, até, isto é, ou, finalmente.
Os articuladores textuais no ensino
Na prática de ensino, o estudo do dispositivo de pronúncia do texto é muito importante para entender melhor o processo de construção do significado do texto e das palavras. Acredita-se que o uso inadequado de dispositivos de pronúncia ou a interpretação incorreta de seu uso possa ser um problema na geração e recepção de texto, interferindo, assim, em seu processamento. No entanto, não é recomendável que você proponha atividades destinadas a absorver a classificação e identificação dessas expressões. Pelo contrário, é necessário lidar com sua função e seu uso na construção da coesão e coerência do texto.
Gostou do texto sobre articuladores textuais?
Não fique de fora dos outros conteúdos do Demonstre, aqui disponibilizamos atividades, e books, videos e até críticas de cinema. Quer dar uma olhada em uma delas? Separei uma especial para você: Crítica –Hereditário.